A Sony Interactive Entertainment ("SIE") anunciou que comprou a Audeze, popular fabricante de fones de ouvido planar magnéticos. De acordo com a SIE, essa aquisição irá colaborar para inovar a experiência de áudio dos jogos no PlayStation. Confira todos os detalhes da negociação a seguir.

Sony compra Audeze para trazer uma nova experiência para os produtos de áudio do PlayStation. Fonte: Vitor Valeri
Sony compra Audeze para trazer uma nova experiência para os produtos de áudio do PlayStation. Fonte: Vitor Valeri

A Audeze, famosa fabricante de fones de ouvido planar magnéticos [1], foi comprada pela Sony Interactive Entertainment ("SIE"). De acordo com a desenvolvedora de consoles, o objetivo ao realizar esta aquisição é trazer uma experiência de áudio melhor para os jogadores do PlayStation 5 (PS5). Felizmente, a SIE declarou hoje (24) que a Audeze irá continuar a operar de forma independente e desenvolver produtos multiplataforma.

Segundo o comunicado da Sony Interactive Entertainment, divulgado pelo site Business Wire, agora a Audeze poderá se beneficiar por fazer parte do ecossistema PlayStation e poderá desenvolver in-ears e headphones para o PS5 e futuros consoles. Coincidentemente, o vice-presidente sênior de gerenciamento e planejamento de plataformas, Hideaki Nishino, anunciou ontem (23) no Playstation Blog dois novos fones de ouvido que possui alto-falantes (drivers) planar magnéticos, o Pulse Elite e o Pulse Explore.

O Pulse Elite e o Pulse Explore serão os primeiros dispositivos de áudio da PlayStation a usar alto-falantes planar magnéticos personalizados para uma experiência de audição de nível audiófilo, normalmente encontrada em fones de ouvido premium.

[1] Artigo "O que é um fone de ouvido planar magnético? Vantagens e diferenças"

Pulse Elite e o Pulse Explore são os primeiros fones de ouvido da PlayStation a utilizar drivers (alto-falantes) planar magnéticos. Fonte: PlayStation Blog
Pulse Elite e o Pulse Explore são os primeiros fones de ouvido da PlayStation a utilizar drivers (alto-falantes) planar magnéticos. Fonte: PlayStation Blog

O que esperar desta parceria entre a Sony com a Audeze para os fones de ouvido do PlayStation?

Considerando os lançamentos da Audeze voltados para jogos como, por exemplo, o Audeze LCD-GX, baseado no LCD-2, e o Audeze Maxwell, além de todo o know-how da empresa no desenvolvimento e fabricação de drivers (alto-falantes) planar magnéticos, sem dúvidas haverá um grande salto em termos de qualidade de som nos fones desenvolvidos para os consoles PlayStation. O CEO da Audeze Sankar Thiagasamudram, ainda chegou a declarar seus pensamentos sobre a colaboração com a Sony Interactive (SIE) dizendo:

A Sony Interactive oferece à Audeze uma oportunidade única de expandir nossos negócios, à medida que continuamos com nossa missão de fornecer os melhores fones de ouvido para profissionais de gravação, audiófilos e jogadores.

Com a fala de Sankar, fica claro que o objetivo é ajudar a melhorar os produtos oferecidos aos jogadores do PlayStation ao invés de afetar o desenvolvimento e inovações que foram feitos e que irão ser feitos no futuro. Além disso, não podemos esquecer que já faz alguns anos que a empresa vem investindo no mercado de jogos, lançando headsets como o Audeze Mobius e o Audeze Penrose.

Sobre a Audeze

Caso você não conheça a Audeze, ela foi a fabricante de headphones pioneira na popularização dos drivers (alto-falantes) planar magnéticos. Fundada em 2008 por Sankar Thiagasamudram e Alex Rosson na California, EUA, a empresa inovou com a ajuda de um ex-cientista da NASA, que conseguiu desenvolver um material circular flexível para naves espaciais.

O material desenvolvido pelo pesquisador era extremamente fino, forte e rápido (quando estimulado). Os fundadores da Audeze, depois de constatar as diversas capacidades da película, perceberam que seria perfeito para utilizá-la como diafragma de fones de ouvido e inovar na indústria de headphones. Após estudos e testes, o material desenvolvido pelo ex-pesquisador da NASA acabou se tornando o diafragma dos famosos modelos LCD da empresa. Foi aí que a Audeze nasceu.

Sobre a Sony Interactive Entertainment (SIE)

Fundada em novembro de 1993 para lidar com o empreendimento da Sony no desenvolvimento de consoles e jogos PlayStation, a Sony Interactive Entertainment (SIE) é uma multinacional norte-americana que trabalha no mercado de jogos e entretenimento digital. A SIE pertencia à Sony Group Corporation, popularmente chamada de "Sony".