A Audeze é uma fabricante de fones de ouvido localizada no estado da Califórnia nos EUA. A empresa é conhecida mundialmente por seus headphones com drivers planar magnéticos (saiba mais sobre as tecnologias dos fones aqui). Os planar magnéticos fabricados por ela não são fones simples, são voltados para o público audiófilo e consequentemente possuem um som bem diferente do restante dos headphones "gamers".

Antes de começarmos a falar sobre o mais novo lançamento da marca em si, é importante falarmos um pouco sobre o alguns mitos que correm em meio aos periféricos, mais especificamente headphones gamers ou headsets. Existem cada vez mais no mercado opções de headphones que se dizem voltados para jogos, porém, a grande maioria não oferece uma qualidade que acompanha o preço que é cobrado pelos mesmos.

O primeiro mito que muitos usuários acabam caindo e pagando ainda por cima mais caro por essa "tecnologia", é o multicanal. A idéia de vários drivers dinâmicos (saiba mais sobre as tecnologias dos fones aqui) por lado em um headphone ou uma simulação dos mesmos (o que é ainda pior) é uma idéia simplesmente impraticável em termos físicos, pois para se conseguir realmente um efeito de multicanal como em caixas de som, é necessário um posicionamento específico para cada falante e uma distância obrigatória entre eles, que não ocorre nos fones de ouvido (por motivos óbvios). Em conseqüência desta impossibilidade do multicanal de forma satisfatória, os headphones stereo, que possuem um driver por lado, conseguem (quando bem feitos) um desempenho superior com o mesmo valor.

Estrutura do headphone Audeze LCD-GX
Estrutura do headphone Audeze LCD-GX

Alguns fabricantes tradicionais no ramo de áudio profissional vêm tentando mudar esse cenário como, por exemplo, as alemãs Sennheiser e Beydynamic e a japonesa Audio Technica. A Audeze há algum tempo atrás também fez um teste para ver a possibilidade de entrar nesse mercado de headphones para jogos com o headphone Audeze Mobius que fez um grande sucesso no mercado! Confiante então, a Audeze, vendo um possível mercado headphones gamer de alto desempenho (audiófilo), lança seu primeiro headphone gamer, o Audeze LCD-GX!

Cremos que atualmente o Audeze LCD-GX seja o headphone com melhor capacidade em termos de qualidade de som disparado no mercado de fones de ouvido gamer. Ele foi baseado no headphone Audeze LCD-MX4 de acordo com relatos, isso já nos da uma idéia do que é capaz de proporcionar para um usuário gamer. Como o novo headphone foi criado para esse tipo de público, a maior preocupação da Audeze foi a questão do peso de seus fones, por conta da tecnologia planar magnética (saiba mais sobre as tecnologias dos fones aqui), e pensando nisso a empresa fez seu produto utilizando uma liga de magnésio (densidade de 1.81 g/cm³ aproximadamente). Através da liga extremamente leve de magnésio somada às pads confortáveis e a headband da mesma forma, a Audeze promete horas de "jogatinas" sem desconfortos. Podemos observar também uma tela vermelha que provavelmente deve ajudar no quesito de isolamento do ruído externo se comparado a outro modelos da marca como, por exemplo, o Audeze LCD-2C colaborando mais ainda para uma melhor experiência em jogos.

Cabo com microfone que vem com o headphone Audeze LCD-GX
Cabo com microfone que vem com o headphone Audeze LCD-GX

O headphone possui cabos removíveis e vem com dois cabos, um com microfone e um sem. É possível conectar os cabos através dos conectores p2 (3.5mm) em qualquer dispositivo, seja um desktop, um notebook, um tablet, um celular, etc. O microfone possui um botão de mudo e é maleável para usuário posicioná-lo da maneira que achar mais confortável para seu uso.

O preço de tabela do Audeze LCD-GX será de US$899,00 e tem lançamento previsto para o mês de Julho.

Headphone Audeze LCD-GX
Headphone Audeze LCD-GX

Edit: Audeze LCD-GX foi baseado no Audeze LCD-MX4 ao invés do Audeze LCD-2C como foi dito anteriormente.