Muitos procuram algo que seja portátil para reproduzir suas músicas com mais facilidade e na maioria das vezes, pela facilidade, acabam optando por utilizar os celulares. Entretanto, há situações em que convém ou não a utilização de smartphones para ouvir música. Tudo dependerá da experiência que a pessoa procura.

Um celular permite que o usuário instale diversos aplicativos de streaming de música como, por exemplo, Spotify, YouTube Music, Amazon Music, Tidal e Qobuz facilitando assim o acesso a um acervo com milhões de músicas sem precisar ocupar espaço na memória interna. Entretanto, ao mesmo tempo, o smartphone pode ser uma fonte de distração para quando se ouve música, pois ali não há somente apps de música, mas de e-mails, redes sociais, jogos, entre outros. Estes são os primeiros pontos que nos levarão a decidir pelo uso de dongles (DAC/amps USB) ou DAPs (Digital Audio Players).

Dongle (DAC/amp USB) ou DAP (Digital Audio Player)? Qual a melhor opção de áudio portátil?

Um dongle é um tipo de dispositivo que se conecta à porta de um aparelho para fornecer uma funcionalidade adicional ao permitir a "passagem" para a conexão de outro dispositivo. No caso do "adaptador USB para fones de ouvido", estamos falando de um DAC/amp USB, que tem a função de converter o sinal digital para analógico através do DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico) e amplificar utilizando um amplificador, pois somente realizar a conversão do sinal não seria o suficiente para que o diafragma do fone de ouvido vibre e gere som. Este dispositivo é a melhor opção atualmente para quem quer qualidade de áudio e não quer gastar muito, pois ali há somente o essencial para fornecer um bom desempenho sonoro para os fones de ouvido.

Dongle (DAC/amp USB) FiiO KA1. Fonte: FiiO
Dongle (DAC/amp USB) FiiO KA1. Fonte: FiiO

Entretanto, ao utilizar um dongle (DAC/amp USB) em conjunto com o celular, voltaremos à questão de haver interferências na experiência de ouvir as músicas sem distrações. Ao pegar o smartphone, a pessoa irá se deparar com diversas notificações de mensagens, e-mails e avisos de aplicativos variados. É aí que o DAP (Digital Audio Player) entra, pois ele foi feito especificamente para se ouvir música, todo o software e hardware são voltados para o áudio e tentam proporcionar a melhor experiência possível.

Neste momento a pessoa acaba ficando dividida, pois o gasto necessário para adquirir um DAP é consideravelmente maior que a compra de um dongle, mas ao mesmo tempo sabe que a experiência será diferente, como mencionado acima. Entretanto, há ainda o fato de que você terá de carregar dois dispositivos no bolso ao invés de um, algo que pode pesar para alguns.

DAP (Digital Audio Player) FiiO M11 Plus. Fonte: FiiO
DAP (Digital Audio Player) FiiO M11 Plus. Fonte: FiiO

Dito isso, ainda há de se considerar o gasto energético de cada um dos dispositivos. No celular é necessário dividir o gasto energético com diversos processos de aplicativos, além de recursos como o de câmera, e o consumo pode ser ainda maior se adicionarmos um dongle (DAC/amp USB) com uma potência de saída maior. Já no DAP temos uma bateria dedicada somente à reprodução de músicas, além da possibilidade de escolher entre uma saída single-ended (3,5mm), uma saída balanceada (2,5mm e/ou 4,4mm) e uma saída digital para o caso de conectá-lo a um DAC de mesa que pode ser optica e/ou USB, por exemplo.

É verdade que os DAPs ainda sofrem do problema de suporte à aplicativos de streaming?

Atualmente há diversos DAPs que ganharam chipsets da Qualcomm e rodam sistemas operacionais baseados no Android 8 e em versões superiores. Isso faz com que o suporte aos aplicativos de streaming de música não se perca por muitos anos. Um exemplo disso é o suporte ao WhatsApp, que deixou de ser oferecido somente no dia 1º de novembro de 2021 para celulares com Android Ice Cream Sandwich (4.0.4) e versões anteriores.

Claro que no caso dos serviços de streaming, provavelmente se tem um período de suporte às atualizações de aplicativos menor que o popular app de mensagens instantâneas citado acima. Mas veja que grande parte dos DAPs mais antigos ainda utilizava o Android 5 como, por exemplo, o FiiO X7, por motivos de otimização de áudio, mas que agora foram superados, felizmente.

Porque um DAP é mais caro que um dongle?

Enquanto num DAP (Digital Audio Player) temos uma tela, um sistema operacional, uma memória para armazenamento de arquivos, um processador, antena para conexões sem fio (Wi-Fi e Bluetooth) e uma bateria, o dongle (DAC/amp USB) tem somente um DAC e um amplificador que são alimentados pela porta USB de um celular, notebook ou tablet. Além disso, normalmente o poder de amplificação de um DAP costuma ser maior que o de um dongle. Note que não estou falando de DAC/amps USB portáteis que são maiores como, por exemplo, os que possuem o tamanho de um celular ou metade dele, pois neste caso a potência fornecida pode ser maior.

Alternativas aos DAPs e dongles: Os dispositivos portáteis sem fio (Bluetooth)

Para aqueles que querem se livrar dos cabos, há dongles que possuem Bluetooth e um tamanho muito parecido com os que são conectados via cabo USB, tornando-se assim uma alternativa mais flexível e prática. Estes dispositivos geralmente possuem botões para controlar a música sem precisar tirar o celular do bolso, além de contarem com um microfone interno para atender às ligações.

DAC/amp portátil sem fio (wireless) Bluetooth Qudelix 5K. Fonte: Qudelix
DAC/amp portátil sem fio (wireless) Bluetooth Qudelix 5K. Fonte: Qudelix

Há também uma solução ainda mais prática que os DAC/amps portáteis Bluetooth, os módulos Bluetooth TWS. Através deles, é possível transformar qualquer fone de ouvido in-ear com cabo removível em TWS. Confira nosso artigo para entender melhor como utilizar esta alternativa a seu favor.

Módulo Bluetooth TWS conectado a um fone de ouvido in-ear com cabo removível. Fonte: FiiO
Módulo Bluetooth TWS conectado a um fone de ouvido in-ear com cabo removível. Fonte: FiiO

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: