A popularidade dos fones de ouvido do tipo in-ear Bluetooth TWS (True Wireless Stereo) está extremamente alta atualmente. Ao perceber o crescente interesse em fones portáteis totalmente sem fio, principalmente ao ver os resultados das vendas dos AirPods da Apple, diversas empresas começaram a lançar in-ears e earbuds TWS. Entretanto, se você possui um in-ear cabeado e um TWS mais barato de faixas de preço próximas, sabe que a diferença de qualidade sonora entre eles é gritante.

Felizmente, há formas de se obter uma qualidade de som maior do que se consegue em fones TWS gastando quase o mesmo valor de um True Wireless. A primeira delas, é através de um DAC/amp USB portátil (do tamanho de um isqueiro) que possui conexão Bluetooth. Entretanto, você ainda estará ligado por um cabo de aproximadamente 1m mesmo conectando o dispositivo mencionado ao celular via Bluetooth, mas há uma solução para isso: os módulos Bluetooth TWS.

Como transformar seu in-ear cabeado em um TWS

Para transformar seu fone de ouvido in-ear cabeado em um TWS, é necessário que se tenha um IEM (in-ear monitor) com cabo removível, pois só dessa forma será possível anexar um dispositivo chamado módulo Bluetooth TWS. Através da conexão 2-pin ou MMCX [1], é possível conectar tanto outros cabos quanto o aparelho citado e será dessa forma que iremos estabelecer uma conexão sem fio com o celular sem nenhum cabo para atrapalhar.

Conexão 2-pin (esquerda) e MMCX (direita) no módulo Bluetooth TWS. Fonte: FiiO
Conexão 2-pin (esquerda) e MMCX (direita) no módulo Bluetooth TWS. Fonte: FiiO

Um módulo Bluetooth TWS possui as mesmas capacidades que um fone de ouvido TWS, seja em termos de comando, que são por toque, ou comunicação, possível graças ao conjunto de microfones embutidos. Atualmente é possível achar modelos com certificação IPX4, que atesta a resistência contra respingos de suor e água, além do suporte a codecs como o aptX da Qualcomm. Além disso, a duração de bateria é aceitável, ficando entre 5 e 6 horas com uma única carga.

Como estes dispositivos se fixam dando a volta por trás da orelha, é possível fazer exercícios sem preocupação alguma com a queda do fone de ouvido ou perda do isolamento do barulho devido por conta de o corpo estar em movimento. É importante notar que não importa se o fone de ouvido possui um formato que o cabo passe pela orelha ou desça reto, pois basta girar o corpo dele para encaixar o módulo Bluetooth TWS.

Encaixe do módulo Bluetooth TWS. Fonte: FiiO
Encaixe do módulo Bluetooth TWS. Fonte: FiiO

Outro ponto positivo dos módulos Bluetooth TWS é o fato de eles virem com uma case de carregamento. Desta forma, é possível guardá-los junto com o fone de ouvido dentro da case, protegendo ambos e, de quebra, economizar na compra de uma case só para o IEM.

[1] Artigo "O que são conectores 2-Pin e MMCX? Onde eles são utilizados?"

Fone de ouvido guardado na case junto com o módulo Bluetooth TWS. Fonte: FiiO
Fone de ouvido guardado na case junto com o módulo Bluetooth TWS. Fonte: FiiO

Onde posso obter módulos Bluetooth TWS?

Atualmente, a maneira mais fácil de se conseguir comprar um módulo Bluetooth TWS é no Aliexpress. Indicamos os seguintes modelos:

  • FiiO UTWS3
  • FiiO UTWS5
  • iBasso CF01
  • TRN BT20
  • TRN BT30

Caso esteja em dúvida sobre qual fone in-ear com cabo removível comprar, temos algumas sugestões abaixo dos R$ 100. Confira abaixo:

  • 7Hz Salnotes Zero
  • Tripowin Lea
  • CCA CRA

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: