Enquanto a maior parte da humanidade procura um fone com cancelamento de ruído ativo para se desligar totalmente do mundo, alguns preferem continuar acompanhando o que acontece ao seu redor, sem abrir mão de ouvir sua música ou podcast. É para essas pessoas que a Haylou lançou o PurFree BC01, um fone totalmente diferente que você pendura na orelha mas escuta pelo osso. Quer saber como? Vem comigo que eu te explico como ele funciona!

Especificações do Haylou PurFree BC01

Haylou PurFree BC01 (Crédito: Oficina da Net)
Haylou PurFree BC01 (Crédito: Oficina da Net)
  • Material: Titanium Alloy (Liga de Titânio)
  • Peso: 28 g
  • Processador: Qualcomm QCC3044
  • Bluetooth: 5.2
  • Bateria: 165 mAh
  • Carregamento: Cabo magnético
  • A prova d'água: Sim, IP67
  • Cancelamento de ruído: cVc + 2 MICs
  • Armazenamento interno: Não possui
  • Funções extras: Conexão para até 2 dispositivos simultâneos

O que vem na caixa?

O que vem na caixa do Haylou PurFree BC01 (Crédito: Oficina da Net)
O que vem na caixa do Haylou PurFree BC01 (a propósito, que bela caixa) (Crédito: Oficina da Net)
  • Haylou PurFree BC01 Headphones
  • Cabo para carregamento
  • Manual de instruções
  • Cartão com instrução de ações rápidas
  • Par de earplugs (tampões)

Condução óssea? Como o Haylou PurFree BC01 funciona?

Ao olhar para o design do Haylou PurFree BC01, você já se pergunta como o áudio é reproduzido ou quem tem uma orelha tão grande assim para enfiar ele na orelha. Bem, meu caro amigo, se você pensou nisso, saiba que a proposta do Haylou PurFree BC01 é ser um fone que você não precisa enfiar na orelha como praticamente todos os modelos de fones disponíveis no mercado.

Ele tem uma construção que conduz o som para o seu sistema auditivo através do osso ao redor da orelha, o que fica evidente na sigla que ele carrega em seu nome: BC significa "Bone Conduction", traduzido livremente como condução óssea. Mas como isso funciona? Vou te explicar.

Todos os sons que nós ouvimos, desde uma música até o choro de um bebê ou o latido de um cachorro, chegam no nosso canal auditivo através de ondas sonoras até encontrar pelo caminho o tímpano, que nada mais é que um tecido interno do nosso ouvido. Uma das funções dos tímpanos é amplificar essas ondas sonoras por meio dos ossículos, até chegar na cóclea, que converte esse som em pulsos elétricos para serem transportados para o nosso cérebro por meio dos nossos nervos auditivos.

No caso dos fones de condução óssea, como o Haylou PurFree BC01, esse som é transmitido através de vibrações geradas pelo fone e que chegam no nosso canal auditivo por meio dos ossos do nosso crânio. De forma bem simples, esse sinal sonoro pega um atalho direto para a cóclea, não passando pelo tímpano, até ser convertido em pulsos elétricos e levado para o nosso cérebro.

Em vez de passar pelo tímpano para ser amplificado, o som sai do fone através de vibrações que são convertidas em pulsos elétricos para serem levados para o nosso cérebro por meio dos nervos auditivos. (Crédito: Haylou/Divulgação)
Em vez de passar pelo tímpano para ser amplificado, o som sai do fone através de vibrações que são convertidas em pulsos elétricos para serem levados para o nosso cérebro por meio dos nervos auditivos. (Crédito: Haylou/Divulgação)

O resultado é que ao usar um fone com essa proposta você pode poupar o seu tímpano, prolongando então a saúde dele. Além disso, você consegue dividir sua atenção auditiva tanto para a música ou podcast reproduzido no fone, ao mesmo tempo que mantém seu ouvido livre para identificar outras ondas sonoras ao seu redor no ambiente em que você está. Se mesmo assim você quiser isolar sua experiência apenas para o que é reproduzido pelo fone, a Haylou manda dois tampões para você enfiar no ouvido, mas eu acho que isso não é nada interessante.

Tampões (ear plus) enviados na caixa do Haylou BC01 (Crédito: Oficina da Net)
Tampões (earplugs) enviados na caixa do Haylou BC01 (Crédito: Oficina da Net)

Para quem o Haylou PurFree BC01 foi feito?

Levando em consideração que o som transmitido pelo Haylou PurFree BC01 não passa pelos tímpanos, ou seja, não são amplificados, podemos dizer que o fone atende bem apenas as pessoas que não exigem um volume extremamente alto. Isso significa que, se você é daqueles que gostam de se isolar do mundo com um som altíssimo na sua cabeça, esquece, ele não é feito para você.

Para quem é ciclista, o BC01 atende a necessidade quem precisa estar em alerta sem abrir mão da sua trilha sonora (Crédito: Haylou/Divulgação)
Para quem é ciclista, o BC01 atende a necessidade quem precisa estar em alerta sem abrir mão da sua trilha sonora (Crédito: Haylou/Divulgação)

Além disso, a qualidade sonora é razoável em comparação com os fones mais comuns do mercado. Eu diria que ele é perfeito para quem gosta de usar fones na rua, especialmente para quem pratica alguma atividade física, como caminhada ou ciclismo, por exemplo. Isso porque ao mesmo tempo que você ouve sua música, consegue ouvir também uma buzina ou uma pessoa que te pede alguma informação — o que para mim, é imprescindível para quem está na rua. A menos que você esteja sentado em um metrô, por exemplo, acho que se isolar completamente do mundo hoje em dia é um problema.

Pontos positivos

Design impecável e extremamente confortável

O Haylou PurFree BC01 possui um design "tiara", em que você precisa apenas pendurá-lo na orelha e curtir seu som sem grandes problemas. Testando o produto por praticamente uma semana, eu posso te dizer que ele é muito confortável. Na verdade, nunca vi um fone tão confortável como ele. Eu trabalho na frente do computador o dia inteiro e acostumei ficar com ele pendurado na orelha o tempo todo. Às vezes até esqueço que ele está lá.

Mas além de ser confortável, ele é também muito bonito e discreto. Se tem uma coisa que odeio em "fones tiaras" ou em qualquer outro fone é quando eles possuem LEDs que ficam piscando o tempo todo. Tem gente que acha legal, mas eu me sinto um carro alegórico. Esse não é o caso do PurFree BC01. Ele possui um único LED que concilia as cores branca e vermelha para sinalizar a conexão com seu celular ou desligamento total do fone.

Quando você liga o BC01, o LED branco acende por um segundo, e acende de novo quando ele se conecta ao celular (Crédito: Oficina da Net)
Quando você liga o BC01, o LED branco acende por um segundo, e acende de novo quando ele se conecta ao celular (Crédito: Oficina da Net)

Falando ainda do design, o PurFree BC01 é construído com um tipo de liga de titânio que permite o fone ser leve e compacto, ao mesmo tempo que é também muito resistente. É possível torcer a "tiara" dele e não causar nenhum dano ao seu funcionamento. Graças a esse material o Haylou PurFree BC01 ganhou o Prêmio Red Dot de 2022, tornando-se um dos fones mais ergonômicos da atualidade.

O LED vermleho acende apenas quando você segura o botão de aumentar o volume, indicando que ele será desligado (Crédito: Oficina da Net)
O LED vermleho acende apenas quando você segura o botão de aumentar o volume, indicando que ele será desligado (Crédito: Oficina da Net)

Além disso, o acabamento em silicone torna o visual aveludado que se segura muito bem no contato com a pele, mesmo quando você estiver muito molhado, seja no meio de uma chuva ou suor. Sim, ele possui certificação IP67 que permite o fone ser submerso numa piscina, por exemplo, em até 1 metro de profundidade por no máximo 30 minutos (embora esse seja um uso desnecessário, na minha opinião).

Bateria que dura muito tempo

A bateria é outra coisa muito importante para quem tem um TWS, isto é, um fone estéreo sem fio. Uma coisa muito comum nos fones intra-auriculares são as cases que permitem o fone durar muitas horas longe da tomada, às vezes até um dia inteiro de uso. Mas o PurFree BC01 não conta com essa vantagem de poder carregar a bateria na sua mochila enquanto você não está usando ele.

Conector magnético para carregamento (Crédito: Oficina da Net)
Conector magnético para carregamento (Crédito: Oficina da Net)

De qualquer forma, a bateria dele me impressionou bastante. Ele vem com um tanque energético de 165 mAh que, segundo a fabricante, dura até 8 horas de reprodução contínua. Nos testes que fiz, ele se manteve na média de 7h57m, comprovando realmente o que o fabricante garante. Para quem usa o fone por até 1h por dia, consegue usá-lo tranquilamente por uma semana inteira sem precisar recarregar. No meu caso, ele também tem sido perfeito. Fico com ele pendurado na orelha das 7h30 da manhã até umas 17h da tarde sem nenhum problema, considerando que o desligo por 1h30 mais ou menos no início da tarde quando estou almoçando e descansando.

Recarregar a bateria também é uma tarefa bem tranquila. Utilizando o cabo magnético que vem na caixa do PurFree BC01, basta deixá-lo conectado a um carregador ou uma porta USB do computador por 10 minutos para usá-lo por aproximadamente 2 horas.

Qualidade sonora razoável mas que não vaza

Não posso dizer que o PurFree BC01 vai te proporcionar as melhores frequências de médios ou graves que você já ouviu, afinal, essa nem é a proposta de um fone de condução óssea. Assim como o volume não é muito alto, a qualidade sonora também é bem razoável, mas que te permite ter a mesma sensação sonora em ambientes calmos ou barulhentos. Isso significa que em casa ou no meio de uma feira, você vai ouvir o som com a mesma intensidade, o que para mim também é uma grata surpresa.

Uma coisa muito interessante que esse fone faz é não vazar o áudio para quem está do seu lado, por exemplo. Isso significa que se você estiver em um local público com muitas pessoas, como num ônibus, pode ficar tranquilo para ouvir áudios de suas conversas mais secretas ou um estilo de música que tem vergonha de curtir em público. Mesmo se estiver no volume mais alto, o som não vaza, o que é uma vantagem frente à milhares de fones disponíveis no mercado.

Conexão simultânea em dois dispositivos

Embra não possua um aplicativo, é possível acompanhar o nível da bateria pela central e notificações do celular (Crédito: Oficina da Net)
Embra não possua um aplicativo, é possível acompanhar o nível da bateria pela central e notificações do celular (Crédito: Oficina da Net)

Como um extra, a Haylou garante conexão para até dois dispositivos simultâneos, tornando a interação mais atrativa caso você use dois celulares ou um celular e um tablet ao mesmo tempo. Vale lembrar também que esse é processo é bem simples, diga-se de passagem. Basta pressionar o botão multi-função e o de aumentar o volume por 3 segundos para alternar a transmissão entre dois dispositivos. Se pressionar apenas o botão multi-função você pode pausar, avançar ou retroceder a música, dependendo do número de toques no botão, ou ainda acionar o Google Assistente no celular após segurar o botão por 3 segundos.

Botões para controlar o volume do fone (Crédito: Oficina da Net)
Botões para controlar o volume do fone (Crédito: Oficina da Net)

Vale destacar que o PurFree BC01 conta com um chip Qualcomm QCC3044, além da conectividade Bluetooth 5.2 que suporta tecnologia de comunicação bidirecional, consumindo menos energia que os fones que possuem Bluetooth 5.0.

Pontos negativos

Latência perceptível em filmes e podcasts

É claro que essa não é a proposta dele, mas o PurFree BC01 não é o fone ideal para você assistir um filme, série ou um vídeo no YouTube. O problema não tem nada a ver com a qualidade sonora, já que você consegue tranquilamente entender o que uma pessoa está falando. A questão está na sincronização entre o que você vê com o que ouve pelo fone.

Haylou BC01 conectado e reproduzindo Ludovico Einaudi pelo Spotify  (Crédito: Oficina da Net)
Haylou BC01 conectado e reproduzindo Ludovico Einaudi pelo Spotify (Crédito: Oficina da Net)

Ao assistir um vídeo ou algum dos famosos podcasts, você percebe que o nível de latência incomoda um pouco. O atraso é o mínimo possível, mas que não deixa de ser perceptível por quem é mais exigente. Nas músicas você não percebe tanto isso, já que a sensação sonora se resume apenas ao que você ouve e não pelo que vê. Talvez o único momento em que isso fica evidente é na hora em que você pausa a música e depois retoma a reprodução; parece que tem um atraso que chega a cortar um milésimo de segundo da faixa que está tocando. Nada que estrague a experiência com esse fone.

Vibrações que você vai ter que se acostumar

Se você nunca usou um fone de condução óssea, talvez ache estranho a intensidade das vibrações que ele faz. Em certo momento você se acostuma e isso deixa de ser um ponto negativo. Mas no começo, posso te garantir que a vibração incomoda um pouco. Como dica, no começo, aconselho usar o fone no menor volume possível e ir aumentando aos poucos com o decorrer do tempo. Isso porque quanto mais alto o volume do fone, maior a vibração.

Mas como eu disse anteriormente, depois de acostumar você nem percebe que ele está na sua orelha e esse período de adaptação não leva mais que um dia, para ser bem sincero.

Vale a pena comprar o Haylou PurFree BC01?

Vale a pena comprar o Haylou PurFree BC01, se seu preço estiver entre R$ 350 a R$ 400 (Crédito: Haylou/Reprodução)
Vale a pena comprar o Haylou PurFree BC01, se seu preço estiver entre R$ 350 a R$ 400 (Crédito: Haylou/Reprodução)

Avaliando todos os recursos, eu diria que sim, vale a pena comprar o Haylou PurFree BC01. Eu sinceramente gostei bastante dessa experiência de condução óssea e ele já se tornou o meu fone principal para boa parte das minhas atividades, como para caminhar na rua, por exemplo.

De toda forma, se você se interessou pelo Haylou PurFree BC01 pode aproveitar o desconto exclusivo para os leitores do Oficina da Net. Os primeiros 500 compradores vão aproveitar 37% de desconto apenas inserindo o cupom abaixo. Ah, e o frete é grátis para todo o Brasil!

👉 Comprar o Haylou PurFree BC01 com 37% off
CUPOM: BC01US24

Haylou PurFree BC01
8.9
Prós
  • Design impecável
  • Extremamente confortável
  • Bateria duradoura
  • Conexão simultânea em dois dispositivos
Contras
  • Latência perceptível em filmes e podcasts
  • Vibra muito em frequências mais agudas