Há algumas semanas, a Haylou, empresa que faz parte do ecossistema Xiaomi, anunciou a chegada do Haylou RS4 Plus — um relógio inteligente que é capaz de integrar alta performance, acabamento impecável, excelente ergonomia e preço muito em conta. Depois de algumas semanas testando o produto, apresentamos a análise completa do Haylou RS4 Plus. Afinal, será que vale a pena? Vamos conferir!

Especificações do Haylou RS4 Plus

O que vem na caixa do Haylou RS4 Plus (Crédito: Oficina da Net)
O que vem na caixa do Haylou RS4 Plus (Crédito: Oficina da Net)
  • Dimensões: 45.2 x 37.2 x 10.4 mm
  • Peso: 57.6 g
  • Resistência a água: IP68
  • Display - tipo: AMOLED
  • Display - tamanho: 1.78
  • Display - resolução: 368 x 348
  • Bateria: 230 mAh
  • Redes de dados: GSM, HSPA e LTE
  • Wi-fi: Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • Bluetooth: LE e 5.1
  • GPS: Não
  • NFC: Sim
  • SIM Card: eSIM
  • Sensores: Acelerômetro, Batimentos cardíacos, Barômetro, Giroscópio, Pulsioxímetro e Luz ambiente

Haylou RS4 Plus - Veja aqui a ficha técnica completa

O que vem na caixa?

  • Smartwatch Haylou RS4 Plus
  • Manual de instruções
  • Cabo magnético para carregamento

Design e construção

Quando retiramos o Haylou RS4 Plus da caixa, a primeira impressão que temos é que se trata de um produto com acabamento premium e elegante, embora seja um dispositivo barato e de especificações intermediárias.

Haylou RS4 Plus possui uma tela de altíssima qualidade. (Crédito: Oficina da Net)
Haylou RS4 Plus possui uma tela de altíssima qualidade. (Crédito: Oficina da Net)

Ele possui um formato quadrado com bordas arredondadas ao redor da tela que, inclusive, é de altíssima qualidade. Na lateral, ele possui um único botão que serve para acionar a tela (se a opção de movimento do pulso estiver desativada), ou para entrar no dock de opções do sistema. Nessa borda lateral, a fabricante utilizou um frame em alumínio, mas a traseira segue em plástico, como é comum para essa categoria de dispositivos.

Falando na traseira, encontramos os dois pólos magnéticos para carregamento logo no topo da tampa. No centro, o módulo circular abriga os sensores para monitoramento de condicionamento físico. Em um português mais claro, é nesse local onde estão posicionados os leds que geram aquela luz verde.

No topo, encontramos os polos magnéticos para carregamento. Os sensores ficam localizados no módulo circular no centro da tampa traseira. (Crédito: Oficina da Net)
No topo, encontramos os polos magnéticos para carregamento. (Crédito: Oficina da Net)

O relógio é bem compacto e fino. São 5 cm de diagonal da caixa, 2 cm de largura da pulseira, e 25 cm de comprimento total do relógio com a pulseira. Além disso, é também muito leve, com apenas 57,6 gramas se contar com a pulseira. Falando nelas, o relógio acompanha pulseiras magnéticas que podem oferecer conforto, especialmente para quem é alérgico a pulseiras de silicone. Mas se preferir, também é possível trocar a pulseira do relógio por qualquer uma com medida de 20 milímetros.

Sensores

Como qualquer relógio inteligente, o Haylou RS4 Plus integra os recursos mais básicos para o monitoramento de sinais vitais e condicionamento físico. Dentre eles, temos os sensores que monitoram os batimentos cardíacos, nível de oxigênio no sangue, contador de passos e monitor de sono.

Uma grata surpresa é que temos dois recursos que não são muito comuns em relógios desta categoria, como um medidor de temperatura e outro sensor que permite aferir a pressão. Entretanto, é importante lembrar que esses medidores não funcionam como um termômetro e como um esfigmômetro, respectivamente. O primeiro, é um erro de tradução e serve apenas para medir o estresse e o segundo mede a temperatura da superfície, e não corporal.

Os sensores ficam localizados no módulo circular no centro da tampa traseira. (Crédito: Oficina da Net)
Os sensores ficam localizados no módulo circular no centro da tampa traseira. (Crédito: Oficina da Net)

Uma baixa que senti é a ausência do recurso para acompanhamento do ciclo menstrual, bem eficiente para as mulheres. Para alguns, esse é um recurso importante e que está disponível em outros modelos de relógio disponíveis no mercado.

Funções

O Controlo de Música permite voltar ou avançar para a próxima faixa, acompanha a duração e oi nome da música, bem como controlar o volume, pausar e iniciar a reprodução no celular. (Crédito: Oficina da Net)
O "Controlo de Música" permite voltar ou avançar para a próxima faixa, acompanha a duração e oi nome da música, bem como controlar o volume, pausar e iniciar a reprodução no celular. (Crédito: Oficina da Net)

Além dos sensores, vamos falar também das funções que o Haylou RS4 Plus oferece — e são muitas. Abaixo, vou listar os recursos na mesma ordem em que eles aparecem no dock e farei um breve resumo da minha impressão durante o teste.

Controlador de Música: foi o recurso que mais utilizei e que funciona muito bem com qualquer um dos reprodutores de músicas disponíveis atualmente. Testei com Spotify, Amazon Music, Deezer e YouTube Premium e, em todos eles, é possível ver o nome da música, pausar, pular para a próxima faixa, voltar para a anterior, iniciar a reprodução e controlar o volume.

Cronômetro: esse recurso funciona como um cronômetro simples e permite iniciar a contagem do tempo da forma que todos nós já conhecemos. Durante a contagem, é possível pausar ou marcar um determinado tempo.

Timer: permite contar o tempo de forma regressiva a partir de uma determinada opção, sendo 1 minuto, 5 minutos, 10 minutos ou um tempo personalizado.

Alarme: é possível configurar um alarme para um determinado horário. Vale lembrar que o relógio não possui nenhum alto-falante, então ele emite apenas uma vibração.

Clima: esse recurso permite acompanhar a temperatura climática de forma precisa e ainda exibe uma previsão do tempo para os próximos sete dias.

Respiração: para aliviar o estresse, esse recurso oferece três métodos diferentes de respiração. São eles: Respiração Natural, Respiração de Abelha Bhramari Pranayama e Respiração que Ajuda o Sono.

Esportes: ao todo, são 105 modos suportados entre esportes e atividades físicas. Alguns deles são Caminhada, Ciclismo, Pular Corda, Hipismo, Dança, Boxe, Remo, Futebol, Basquete, entre outros.

Diário: armazena o histórico de suas atividades.

Nota: exibe todas as últimas notificações transmitidas do seu telefone para o relógio.

Calculadora: nem todos os relógios permitem isso, mas pode ser uma mão na roda ter um relógio com calculadora, mesmo em pleno 2022.

Calendário: assim como a Calculadora, não é uma má ideia ter um calendário a disposição no seu pulso, mesmo quando estiver longe do celular.

Tela da opção Clima (Crédito: Oficina da Net)
Tela da opção Clima (Crédito: Oficina da Net)

Vale lembrar ainda que no lobby de Configurações, está disponível o localizador para seu telefone, opções de nível de brilho, tempo de exibição da tela, modo teatro e até lanterna.

Aplicativo

Para configurar, controlar e até mesmo parear o Haylou RS4 Plus com o seu smartphone, é necessário utilizar o aplicativo Haylou Fun. A partir dele, é possível alterar o idioma do relógio, configurar o tempo de exibição da tela, escolher quais as notificações serão transmitidas para o relógio, ativar o aviso de sedentarismo, acompanhar os dados coletados pelos sensores, nível de bateria do relógio e muito mais.

No aplicativo Haylou Fun é possível personalizar a tela do seu relógio, acompanhar suas atividades e monitorar a rota que você caminha. (Crédito: Oficina da Net)
No aplicativo Haylou Fun é possível personalizar a tela do seu relógio, acompanhar suas atividades e monitorar a rota que você caminha. (Crédito: Oficina da Net)

Para o meu uso, um dos recursos que mais acho importante é a personalização. O Haylou RS4 Plus até tem 5 opções de mostradores disponíveis em sua memória interna, mas a graça está no maior número possível de mostradores. Por isso, no app é possível navegar entre mais de 40 opções de mostradores — alguns bonitos, outros lindos, mais uns femininos e infantis e ainda outros sem chance nenhuma de utilização.

O app é básico, mas funciona bem. Dentre os relógios que já testei, não é o aplicativo mais preciso e eficiente, mas consegue armazenar as principais funções. Eu senti falta apenas da função de localizar o relógio pelo celular — recurso que para pessoas desastradas e esquecidas como eu, é de extrema importância.

Algumas pessoas na internet dizem que a Haylou tem outras opções de aplicativos que podem ser utilizados para mapear e controlar o seu relógio, como o Hello Haylou, por exemplo. Eu sinceramente não consegui fazê-lo funcionar com meu celular (atualmente um Moto G60).

Bateria

Você pode se dar ao luxo de esquecer de carregar seu Haylou RS4 Plus por até 10 dias. (Crédito: Oficina da Net)
Você pode se dar ao luxo de esquecer de carregar seu Haylou RS4 Plus por até 10 dias. (Crédito: Oficina da Net)

A bateria do Haylou RS4 Plus tem 230 mAh que, segundo a fabricante, é capaz de durar até 10 dias longe da tomada, dependendo do seu tipo de uso. A autonomia de bateria é um fato muito relevante para mim, afinal, quem gosta de ter que recarregar o celular todo dia?!

Se você se preocupa com isso também, saiba que pode ficar tranquilo. O meu tipo de uso envolve um nível de brilho próximo a 20%, ativação da tela com movimento do pulso ativada durante o dia, nível de vibração médio e Modo Não Perturbe ativado durante a noite. Desse modo, consegui fazer o Haylou RS4 Plus durar 9 dias longe da tomada.

Para mim, poderia ser melhor. Já testei relógios que com esse mesmo tipo de uso, é possível ter que recarregá-lo apenas duas ou três vezes ao mês. De toda forma, a autonomia do Haylou RS4 Plus é bem agradável e não deve ser uma dor de cabeça. Além disso, com apenas 40 minutos na tomada é possível encher o tanque da bateria.

Pontos positivos

Vamos então listar os pontos positivos do Haylou RS4 Plus e é claro que eu não poderia começar sem falar da tela. Temos aqui um painel AMOLED de 1,78 polegadas de altíssima qualidade com taxa de atualização de 60 Hz, tecnologia presente em muitos celulares do mercado, por exemplo. A escolha da tela contribui muito para uma excelente autonomia de bateria, já que o preto é extremamente puro, nível de brilho excelente mesmo em ambientes claros e atende os toques de forma muito precisa.

O dock de ícones do relógio se inspira no Apple Watch, assim como alguns mostradores que exibem um pequeno ponto vermelho na parte debaixo da tela, indicando que há novas notificações. (Crédito: Oficina da Net)
O dock de ícones do relógio se inspira no Apple Watch, assim como alguns mostradores que exibem um pequeno ponto vermelho na parte debaixo da tela, indicando que há novas notificações. (Crédito: Oficina da Net)

O segundo ponto positivo fica por conta do sistema operacional do relógio. A empresa não revelou o nome da plataforma, mas gostaria de elogiar pela fluidez e o funcionamento bem preciso. Nós conseguimos perceber que o Apple Watch é uma inspiração para esse relógio, e o sistema é um dos mais parecidos, com um visual em colmeia que é totalmente responsivo ao toque na tela, além de ícones que facilitam a identificação do recurso.

Exibição das notificações na tela do relógio (Crédito: Oficina da Net)
Exibição das notificações na tela do relógio (Crédito: Oficina da Net)

O terceiro ponto positivo fica mesmo por conta da bateria. Como eu disse, ninguém merece ter que ficar recarregando a bateria todos os dias. A proposta da Haylou é oferecer 10 dias longe da tomada, o que já é suficiente para o meu tipo de uso e atende muito bem a minha necessidade. Para alguns, esta é só a cereja do bolo.

Pontos negativos

Como nem tudo são flores, o Haylou RS4 Plus tem também alguns fatores negativos. Por exemplo, senti falta de alguns recursos importantes, como o lembrete para beber água, acionamento remoto da câmera do celular e acompanhamento do ciclo menstrual. A boa notícia é que a empresa promete resolver isso nas próximas atualizações.

Por um erro de tradução, a pessoa pode acreditar que está aferindo a pressão, enquanto na verdade o relógio mede o nível do seu estresse. (Crédito: Oficina da Net)
Por um erro de tradução, a pessoa pode acreditar que está aferindo a pressão, enquanto na verdade o relógio mede o nível do seu estresse. (Crédito: Oficina da Net)

O segundo problema que me incomodou está relacionado com a tradução dos recursos para o português brasileiro. Assim como diversos relógios chineses, o Haylou RS4 Plus não é tão preciso na descrição das funções para o nosso idioma. Como dito, a função "Pressão" deveria de chamar "Estresse", e isso pode confundir muita gente que não está lendo este review. Existem outros exemplos desse problema, mas este é o mais grave.

Afinal, vale a pena comprar o Haylou RS4 Plus?

Mostrador no Nintendo Switch (Crédito: Oficina da Net)
Mostrador no Nintendo Switch (Crédito: Oficina da Net)

Lindo, moderno e um Apple Watch barato: essa é a descrição perfeita para o Haylou RS4 Plus. Durante o meu teste, fiquei impressionado com a qualidade do produto, a escolha do material para o acabamento, como o botão cromado que possui um tipo de proteção repelente a suor e uma pegada fixa no pulso graças a uma pulseira magnética extremamente confortável e moderna.

Uma das coisas que mais gostei é o sistema operacional que oferece muitos recursos legais. O controle de música é preciso e permite até controlar plataformas de streaming de vídeo, como HBO Max e Disney Plus.

É claro que ainda faltam alguns recursos importantes, bem como um aplicativo mais completo no celular, mas nada disso impede a utilização do relógio e pode ser facilmente corrigida por meio de atualizações.

Então, o meu veredito final é SIM, vale muito a pena comprar o Haylou RS4 Plus, especialmente por conta do seu preço. Ele custa apenas R$ 274 no AliExpress. Por isso ele é o melhor relógio baratinho que já testei.

Haylou RS4 Plus
8.5
Prós
  • Tela AMOLED de altíssima qualidade
  • Pulseira magnética confortável
  • Diversos recursos extras
  • Boa autonomia de bateria
  • Alta precisão no monitoramento de sono
Contras
  • Sem acompanhamento de ciclo menstrual e outros recursos importantes
  • Recursos traduzidos de forma errada
  • Sem Strava
  • Sem GPS

Como comprar o Haylou RS4 Plus?

O Haylou RS4 Plus está disponível apenas no mercado cinza. (Crédito: Oficina da Net)
O Haylou RS4 Plus está disponível apenas no mercado cinza. (Crédito: Oficina da Net)

O Haylou RS4 Plus está disponível apenas no mercado cinza. Assim, se você já está acostumado com compras importadas, não perca tempo e adquira o seu. Confira abaixo o preço e link do AliExpress:

👉 Comprar o Haylou RS4 Plus por R$ 274