Sennheiser CX Plus True Wireless: o TWS com ANC mais barato da empresa

Será que o TWS Sennheiser CX Plus True Wireless realmente vale a pena? Confira aqui o que achei após 1 mês utilizando diariamente o fone de ouvido.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Praticamente idêntico ao fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser CX True Wireless, o Sennheiser CX Plus True Wireless vem claramente para adicionar uma funcionalidade que tem se tornado cada vez mais popular entre os fones de ouvido Bluetooth, o cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling). Dentre os aprimoramentos implementados, os principais foram, além do ANC, um sensor para detectar quando o usuário retira ou coloca o fone, pausando ou dando play automaticamente, imãs para melhor fixação ao guardar o fone na case e um acabamento um pouco melhor na logo da Sennheiser no produto.

Ao analisar o CX Plus True Wireless, percebi que a sonoridade se assemelha muito com a que seu irmão menor, o CX True Wireless, tem. Porém, a experiência geral que tive com os dois foi diferente e mais parecida com a que o Sennheiser Momentum True Wireless 2 entrega devido a alguns diferenciais na construção.

Construção

A construção do CX Plus True Wireless é um pouco mais robusta que a do seu "irmão mais novo" CX True Wireless. Particularmente eu não gostei da escolha de utilizar o black piano com a logo da Sennheiser em prata nos fones, pois facilmente a superfície fica com marcas de dedo aparentes, ao contrário do CX True Wireless que possui uma superfície preta fosca. O acabamento utilizado pode até dar uma sensação de luxo maior, mas na prática, durante o uso no dia a dia, isso acaba não sendo interessante, pois os comandos são dados por toque no corpo do fone.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

O CX Plus True Wireless possui um tamanho e formato idêntico ao do CX True Wireless. Entretanto, há duas diferenças que trazem uma experiência diferente durante o uso. A primeira delas é o sensor que detecta quando o fone é retirado ou colocado no ouvido, um recurso que permite que a música seja pausada ou reproduzida de forma automática. Este sensor também é encontrado no Sennheiser Momentum True Wireless 2 e facilita muito para aquelas pessoas que são interrompidas o tempo todo no trabalho ou no lazer.

Sensor para detectar quando o fone é colocado (localizado abaixo do 1º círculo metálico da esquerda para a direita). Fonte: Vitor Valeri
Sensor para detectar quando o fone é colocado (localizado abaixo do 1º círculo metálico da esquerda para a direita). Fonte: Vitor Valeri

A outra diferença é a utilização de imãs para obter um encaixe mais firme na case do fone de ouvido, que embora pareça simples, torna o movimento mais ágil e preciso, não importando a maneira como você soltá-lo na forma.

Imãs para obter uma melhor fixação do fone na case (círculos prateados maiores). Fonte: Vitor Valeri
Imãs para obter uma melhor fixação do fone na case (círculos prateados maiores). Fonte: Vitor Valeri

Conforto e isolamento

Em termos de conforto e isolamento, não tive nada o que reclamar. O encaixe, para os meus ouvidos, ficou seguro o suficiente para não cair durante os exercícios e seu isolamento foi bom o suficiente para eu não sentir a necessidade de utilizar um sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC), a principal função do CX Plus True Wireless. Além disso, os fones são bem leves, obtendo uma excelente estabilidade mesmo com movimentos mais bruscos.

O CX Plus True Wireless foi utilizado de 5 a 8 horas seguidas diariamente e não causou incômodo algum. É importante salientar que é necessário utilizar a ear tip no tamanho certo e saber posicionar o fone corretamente nos ouvidos, pois assim o usuário obterá um excelente conforto, isolamento e fixação.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Descrevendo um pouco melhor o isolamento do CX Plus True Wireless, ele isola bem o som externo até certo ponto. Porém, se houver barulhos como, por exemplo, de obras sendo feitas no vizinho, é algo complicado de isolar. Mesmo ao ativar o ANC, ainda pude ouvir as batidas dos martelos e as serras elétricas cortando as vigas de ferro.

Em situações mais normais, onde não há obras, o CX Plus True Wireless entregou uma boa eficiência na atenuação de sons externos. Eu utilizei o fone no escritório de minha casa, onde se pode ouvir normalmente sons de carros passando na avenida e nesta situação, não ouvi absolutamente nada a não ser a música.

Conectividade

Uma boa notícia para aqueles que possuem celulares mais recentes é que em menos de 1 ano, a Sennheiser já decidiu implementar em seus fones TWS o Bluetooth 5.2. Quanto aos codecs de áudio Bluetooth suportados pelo CX Plus True Wireless, temos os mesmos suportados pelo CX True Wireless: SBC, AAC e aptX.

É importante salientar que ainda há poucos smartphones, tablets e notebooks que possuem suporte ao Bluetooth 5.2 (saiba a fundo o que o novo padrão traz) e como é necessário que tanto o fone quanto o dispositivo possuam um chip com a tecnologia, infelizmente nem todos poderão usufruir das vantagens da nova versão padrão do Bluetooth. Atualmente somente os telefones topo de linha possuem tal capacidade, confira aqui a lista de celulares com Bluetooth 5.2 e qual a previsão para o lançamento de mais modelos compatíveis.

Bateria

Devido ao cancelamento de ruído ativo (ANC), o CX Plus True Wireless possui uma duração de bateria menor comparado ao CX True Wireless, caindo de 9 horas para 8 horas de reprodução contínua. De qualquer forma, esse tempo é o suficiente para um dia inteiro de trabalho para muitos. Pude testar isso durante o meu trabalho e em viagens também, onde não precisei colocar o TWS em momento algum em sua case para recarregar.

A case do CX Plus True Wireless consegue entregar mais 16h de duração e é carregada via cabo USB-C.

Qualidade de som

Como foi dito no início deste review (análise), o som do TWS Sennheiser CX Plus True Wireless é muito parecido com seu "irmão mais novo", o CX True Wireless. Sua qualidade de som sem dúvidas é acima da média, mas considerando seu preço, considere analisar bem os pontos fortes e fracos desse fone de ouvido.

Case do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Case do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Durante os testes, houve uma grande atualização no aplicativo Sennheiser Smart Control, mudando tanto a perspectiva de funcionalidades quanto de possibilidades de diferentes sonoridades. Em termos de som, o app possui agora um novo recurso chamado "Sound Check", que auxilia o usuário na criação de um preset de equalização de acordo com o seu gosto musical. Para isso, serão exibidas 3 opções identificadas como "A", "B" e "C", para que você escolha a que mais lhe agrada enquanto você ouve suas músicas favoritas no celular. Esta etapa será repetida 3 vezes para que a sua preferência por determinado som seja "afinada".

Recurso Sound Check do aplicativo Sennheiser Smart Control. Fonte: Vitor Valeri
Recurso "Sound Check" do aplicativo Sennheiser Smart Control. Fonte: Vitor Valeri

O "Sound Check" me fez balançar com a sonoridade que o CX Plus True Wireless, e outros que analisei (Sennheiser Momentum 3, Sennheiser Momentum True Wireless 2), pode atingir. Entretanto, embora sempre houvesse a opção de criar uma nova equalização com o novo recurso, tive que criar um preset onde nada estava alterado selecionando algum existente, o qual eu coloquei o nome de "flat" (neutro), para analisar devidamente o som que o CX Plus True Wireless é capaz de entregar sem interferências.

Editando um preset já criado pelo recurso Sound Check no app Sennheiser Smart Control. Fonte: Vitor Valeri
Editando um preset já criado pelo recurso "Sound Check" no app Sennheiser Smart Control. Fonte: Vitor Valeri

Embora na caixa do CX Plus True Wireless não tenha escrito "bass boost" como a do CX True Wirless, ele tem graves levantados acima do que é considerado natural. Entretanto, isso não afeta a nitidez dos médios e agudos. As frequências baixas neste fone dão uma sensação de volume maior devido a uma atividade maior nos médios graves, algo que é interessante em certos estilos, mas faz com que não se tenha profundidade e força em outros gêneros. Senti uma certa falta de punch (impacto) em algumas músicas.

Assim como no CX True Wireless, o CX Plus True Wireless possui uma assinatura em U, onde seus médios são levemente recuados enquanto os graves e agudos são mais proeminentes. Entretanto, ainda achei seus médios sedutores, não deixando perder a beleza em certas músicas onde esta faixa de frequência é necessária para fazê-las "brilhar".

Os agudos do CX Plus possuem um bom brilho, dando uma sensação boa de nitidez. Não consegui encontrar exageros aqui, embora tenha sentido uma falta de extensão algumas vezes. Já em termos de espacialidade, não achei nada que impressionasse, mas também não chega a ser algo apertado, sendo ainda acima da maioria dos fones TWS que encontramos no mercado em sua faixa de preço.

Em termos de separação dos instrumentos do CX Plus True Wireless, eu a classifico como aceitável, é possível distinguir com facilidade onde estão e a posição de cada um. O desempenho no geral é muito bom, apresentação bem coesa.

Conclusão

O fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless custa hoje (03/04/2022) R$ 663 a mais que o CX True Wireless, sendo vendido a R$ 1972,89 no site oficial da Sennheiser em 10x sem juros. Entretanto, ele pode ser comprado via Pix ou Boleto por R$ 1676,20 (15% de desconto). Se você valoriza o cancelamento de ruído ativo e gosta da presença do sensor para pausar a música de forma automática quando tirar o fone de ouvido, pode ser que valha o investimento. Do contrário, eu recomendo a compra do Sennheiser CX True Wireless que está R$ 1113,50 pagando via PIX ou boleto no site oficial da Sennheiser e R$ 829,90 no site da Kabum.

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Perguntas frequentes

Qual vale mais a pena? Sennheiser CX Plus True Wireless ou Sennheiser CX True Wireless?

Se você valoriza o cancelamento de ruído ativo e gosta da presença do sensor para pausar a música de forma automática quando tirar o fone de ouvido, o Sennheiser CX Plus True Wireless vale a pena. Caso contrário, o Sennheiser CX True Wireless é a escolha certa.

Adeus Google Pay; Olá Google Wallet no Android 13; Entenda

Comentários
Minha foto
Insira um comentário