Graças a Sennheiser Brasil, pude testar e avaliar o fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition, que, apesar de ser uma edição comemorativa de 75 anos da empresa, apresenta as mesmas características sônicas e funcionalidades que estão presentes na versão normal. As diferenças entre as versões deste fone TWS ficam somente na aparência, onde na edição de aniversário temos o corpo do fone inteiramente na cor preta, com a logo diferenciada da Sennheiser, enquanto as versões normais, há utilização da cor preta ou branca para o corpo com a faceplate prateada (placa de metal onde a logo da marca está gravada e os comandos por toque são dados).

Antes de iniciar o review do Momentum True Wireless 2, quero deixar claro que a Sennheiser Brasil fez um contrato comigo onde me foi concedido o direito de "avaliar como bem entender e achar conveniente, seguindo exclusivamente o meu critério, de acordo com a minha própria opinião, sem nenhuma interferência da empresa". Dito isto, vamos a análise do fone de ouvido TWS abaixo.

Funcionalidades e características

Uma grande novidade, que não estava presente na primeira versão do Sennheiser Momentum True Wireless, é o cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling). Esta tecnologia permite isolar de maneira eficiente sons predominantes graves e constantes, porém, infelizmente, quando se trata de sons repentinos ou que estão na região dos médios e agudos, não percebi um bom desempenho como obtive em headphones com a mesma funcionalidade em situações como, por exemplo, para tentar abafar conversas, aspirador de pó ou chuva ou barulhos de reforma da casa do vizinho. Porém, este ponto "negativo" está presente em todos os fones TWS, pois há aqui uma barreira física para implementar vários microfones e utilizar um bom processador (com função de analisar o som ambiente), para realizar assim o cancelamento de ruído com maior eficiência, como ocorre nos fones do tipo cirucunaurais (over-ears) e supra-aurais (on-ears).

Microfones do fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri
Microfones do fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri

Outro ponto que me chamou a atenção, foi a retirada do codec de áudio Bluetooth aptX Low Lattency e substituição pelo aptX standard (normal). Não sei exatamente o motivo para esta decisão, mas creio que seja para estender a duração da bateria de seu fone de ouvido, algo que realmente aumentou consideravelmente da primeira para a segunda geração, indo de 4h de reprodução contínua para incríveis 7h (quase o dobro).

Continuando sobre a bateria, para recarregar totalmente o Momentum TW2, leva cerca de 1h e 30min ao ser colocado na case com baixo nível de bateria. Sua case de carregamento pode levar a bateria até 100% da capacidade rapidamente, devido a presença de uma porta USB-C. O Momentum True Wireless 2 possui 28h de duração no total, somando as 7h de reprodução do fone com as 21h da case de carregamento.

Traseira da case de carregamento com a porta USB-C, botão para saber status da bateria e LED para indicar o nível da bateria. Fonte: Vitor Valeri
Traseira da case de carregamento com a porta USB-C, botão para saber status da bateria e LED para indicar o nível da bateria. Fonte: Vitor Valeri

Devido a mudança de codecs, embora eu não tenha tido a oportunidade de testar a 1ª geração do fone, senti um pequeno delay em jogos mobile como, por exemplo, Mario Kart Tour. Felizmente, quando parti para vídeos no YouTube, não notei atrasos perceptíveis na sincronização do vídeo com o som. Ou seja, houve uma queda na qualidade da latência que dependendo do tipo de uso que o usuário tiver, poderá prejudicá-lo de certa forma.

Algo que me chamou a atenção também, foi a adição, via atualização de firmware, da função "High-End Soung Tuning" que realiza, segundo a empresa, o refinamento do som gerado pelo Momentum True Wireless 2. A intenção deste efeito é, provavelmente, fazer com que o som não tenha grandes interferências durante a reprodução da música, apresentando algo que seja mais fiel ao que se tem em uma apresentação ao vivo.

Função High-End Soung Tuning no app Sennheiser Smart Control. Fonte: Vitor Valeri
Função "High-End Soung Tuning" no app Sennheiser Smart Control. Fonte: Vitor Valeri

Os comandos no Momentum TW2 são feitos via toques em sua house (estrutura do fone), onde há a possibilidade de customizar cada ação de toque para: pausar, dar play, passar para a próxima faixa, retroceder para a música anterior, ativar a função transparente hearing, ativar o assistente de voz virtual, ativar o ANC, aumentar ou diminuir o volume. Tudo isso é feito por meio de um, dois ou até três toques, além de um longo pressionamento com o dedo, como você pode ver na imagem abaixo.

Customização das funções realizadas para cada tipo de toque. Fonte: Vitor Valeri
Customização das funções realizadas para cada tipo de toque. Fonte: Vitor Valeri

Um ponto interessante, principalmente para quando se precisa estar atento ao trânsito na cidade, como é o caso, por exemplo, de ciclistas, é a função "Transparent Hearing". Esta funcionalidade permite que se ouça os sons do ambiente sem a necessidade de retirar os fones de ouvido. Isso é possível graças aos microfones embutidos no Momentum True Wireless 2, que além de serem utilizados pela tecnologia ANC, também permitem a captação dos sons de onde se está passando.

Função Transparent Hearing. Fonte: Vitor Valeri
Função Transparent Hearing. Fonte: Vitor Valeri

Conforto e qualidade do encaixe

Trabalhei, em média, 6 horas por dia utilizando o Sennheiser Momentum True Wireless 2, e posso dizer que é um fone TWS extremamente confortável. Não cheguei a sentir dor alguma, mesmo após todo este tempo utilizando (segunda a sexta-feira). Neste quesito, a Sennheiser está de parabéns por conseguir um resultado tão bom.

Fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri
Fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri

A sensação ao colocar o fone é de muita leveza, tanta que, sinceramente, fiquei até com medo de que o Momentum True Wireless 2 caísse de meus ouvidos! Porém, não foi o que aconteceu e, felizmente, descobri que o fone possui um excelente encaixe, mesmo ao praticar exercícios intensos, com muito movimento, com ele. Confira abaixo um vídeo que fiz para demonstrar o quão seguro o fone TWS fica em minhas orelhas.

Como você pôde ver acima, mesmo não possuindo ear fins (ou ear hooks, que são ganchos de silicone) para prender o fone ao ouvido, o Momentum TW2 ficou bem firme em minhas orelhas. Para reforçar esta capacidade, ainda submeti o fone a um teste de corrida, onde corri com grande intensidade um curto percurso.

Vídeo incorporado do YouTube

É importante salientar que o Momentum True Wireless 2 possui certificação IPX4, que certifica o fone contra respingos (chuva) e suor, permitindo assim que se realize exercícios de qualquer intensidade tranquilamente.

Outro ponto que achei interessante sobre o encaixe, é que a fixação da eartip (ponteira, borrachinha) no nozzle (bocal por onde sai o som), que é muito fácil de se retirar ou encaixar novamente e, ao mesmo tempo, trava com sucesso devido ao formato do bocal (ela gira para os lados, mas não sai). Este detalhe pode ser conferido no vídeo de unboxing do Sennheiser Momentum True Wireless 2 abaixo:

Vídeo incorporado do YouTube

Analisando o corpo do fone, é possível ver o sensor responsável por detectar quando o fone está ou não encaixado no ouvido (para pausar ou dar play na música) e o LED, responsável por indicar quando os fones estão sendo pareados e o status deles.

Fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri
Fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri

Abaixo, você pode conferir o encaixe dos fones na case, onde há um par de imãs nas laterais (para uma melhor fixação) e conectores para realizar o carregamento do Momentum TW2 no centro:

Imãs nas laterais e conectores para carregamento na case do fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri
Imãs nas laterais e conectores para carregamento na case do fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri

O Som

A qualidade sonora do Sennheiser Momentum True Wireless 2 é, sem dúvidas, o que mais me atraiu antes de conhecê-lo, pelo o que já li e ouvi de amigos, e agora posso dizer que, com certeza, este é um grande trunfo deste fone TWS. O seu som não é energético (assinatura sonora em V ou ou Bright, por exemplo) como muitas fabricantes optam no desenvolvimento de seus fones, aqui temos uma melodia agradável, confortável, que possibilita ficar por horas ouvindo música sem cansar os ouvidos. Mas não é somente isto que o torna tão bom assim, evidentemente, temos outras características que o elevam para um patamar acima da grande maioria dos fones verdadeiramente sem fio.

A primeira coisa que notei foram seus graves cheios, com massa, mas ao mesmo tempo controlados, que não chegam a invadir os médios e agudos. As frequências baixas do Momentum True Wireless 2 possuem extensão, boa textura e proporcionam aquela sensação que é quase que exclusiva dos drivers do tipo dinâmico nos graves.

Logo em seguida, com um tempo maior de audição, percebe-se que o Momentum TW2 possui um palco sonoro e uma espacialidade, incrível. Sinto que há um grande arejamento durante a reprodução dons sons dos instrumentos e vozes presentes nas músicas. Este fone TWS conseguiu me mostrar com facilidade o posicionamento de cada fonte de som na apresentação musical.

Case de carregamento do fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri
Case de carregamento do fone in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 Anniversary Edition. Fonte: Vitor Valeri

Partindo para os médios, senti uma excelente naturalidade nas vozes, que embora alguns digam que esta faixa de frequência seja levemente recuada, não senti falta em momento algum durante as músicas. Os médios se encaixaram perfeitamente com o resto do espectro, proporcionando uma boa coerência ao som durante as transições dos graves para as frequências médias, e delas para os agudos. Cheguei a equalizar e aumentar 1db os médios, através do app desenvolvido pela Sennheiser, mas não gostei do resultado e acabei voltando para o modo neutro (sem equalização).

Apesar de alguns falarem que sentiram uma certa falta de definição nos agudos, não cheguei a sentir isto. O que encontrei no Momentum True Wireless 2 foram agudos controlados, com boa extensão e definição. Claro que não se compara as altas frequências geradas por fones in-ear cabeados de mesma faixa de preço, mas achei que está a frente de muitos TWS e apresentou um resultado agradável analisando o todo, sem nenhum traço de estridência durante minhas audições.

Comparativo do Sennheiser Momentum True Wireless 2 com outros fones TWS

Sennheiser Momentum True Wireless (esquerda), Kuba Mali (centro) e Airpods Pro (direita). Fonte: Vitor Valeri
Sennheiser Momentum True Wireless (esquerda), Kuba Mali (centro) e Airpods Pro (direita). Fonte: Vitor Valeri

Aqui, fiz um pequeno resumo do que achei sobre outros fones in-ear TWS, comparado-os ao Sennheiser Momentum True Wirelss 2. Como o comparativo foi feito de maneira mais rápida, não foi possível comparar os fones TWS em todos os quesitos, então me limitei a avaliar somente o quesito som, encaixe e desempenho em exercícios.

Airpods Pro vs Sennheiser Momentum True Wireless 2

Nos Airpods Pro (no iPhone), achei os médios mais recuados e não naturais como os do Sennheiser Momentum True Wireless 2 (no OnePlus 5T). Seus agudos não possuem muito controle, senti falta de extensão e em alguns casos, sibilância. Com relação aos graves, senti uma boa extensão, mas não excelente, há menos punch e massa comparado ao Sennheiser.

Os Airpods Pro me passaram a sensação de um palco sonoro menor, comparado ao Momentum True Wireless 2. Com relação à amplificação, não precisei aumentar o volume tanto quanto no Kuba Mali, mas mais que o Sennheiser.

Para a prática de exercícios, os Airpods Pro, apesar de possuírem certificação IPX4, não são adequados para esportes. Os fones TWS da Apple perdem a vedação com facilidade e consequentemente isso afeta não só o isolamento passivo, mas o isolamento ativo também (ANC).

Veredito: Não indico pelo preço.

Airpods Pro (esquerda), Kuba Mali (centro) e Sennheiser Momentum True Wireless 2 (direita). Fonte: Vitor Valeri
Airpods Pro (esquerda), Kuba Mali (centro) e Sennheiser Momentum True Wireless 2 (direita). Fonte: Vitor Valeri

Kuba Mali vs Sennheiser Momentum True Wireless 2

Após algum tempo ouvindo o Kuba Mali (no OnePlus 5T) e me adaptando a sua sonoridade, achei seus graves com bom punch e boa extensão. Seus médios são mais naturais que os dos Airpods Pro, mas não tão abertos como no Sennheiser Momentum True Wireless 2. Já nos agudos do Mali, notei que possuem um bom controle, melhor que nos Airpods Pro, porém, não senti o detalhamento encontrado nos Airpods Pro e Sennheiser.

O palco do TWS da Kuba é consideravelmente menor que os Airpods Pro e o Sennheiser, mas há uma boa separação dos instrumentos nas músicas. Com relação à amplificação, tive que aumentar mais o volume comparado ao Sennheiser e Airpods Pro para ficar com bom desempenho.

Para praticar esportes, o Kuba Mali é excelente e indico o fone TWS sem medo para as pessoas que querem utilizá-lo para este fim. Seu grande diferencial, está nos ear hooks (ganchos de silicone), que se prendem a orelha do usuário e proporcionam uma melhor fixação para movimentar com liberdade, dando uma sensação de segurança maior que o Momentum True Wireless 2, embora eu tenha sentido através de meus testes que o fone da fabricante alemã de fones de ouvido seja tão bom quanto o da brasileira Kuba.

Veredito: Excelente custo-benefício para a sua faixa de preço.

Para quem é o Sennheiser Momentum True Wireless 2?

Assim como todos os tipos de produtos, há níveis diferentes de qualidade com diferentes funcionalidades. No caso dos fones de ouvido True Wireless (ou TWS), a prioridade é a praticidade e para isso são necessárias tecnologias, que ainda hoje são caras, e funcionalidades que tornem a experiência de uso útil para o dia a dia da pessoa. A Sennheiser, ao desenvolver seu fone totalmente sem fio, mirou não só na praticidade, mas na qualidade de áudio, fator pelo qual seus produtos são muito elogiados.

O Sennheiser Momentum True Wireless 2 é um fone para quem quer o melhor desempenho possível em qualidade de som e, ao mesmo tempo, deseja a praticidade de um intra-auricular TWS. Sem dúvidas isto é caro e não é para qualquer um, mas se a pessoa possui condições, de fato é uma das melhores escolhas que existem atualmente no mercado de fones True Wireless. Temos aqui um conjunto que tem como pontos principais: um excelente desempenho sonoro com a praticidade da tecnologia Bluetooth, ergonomia (qualidade no encaixe), cancelamento de ruido ativo (ANC), controles touch, certificação IPX4 e assistente de voz virtual.

Artigos recomendados para leitura:

Especificações

Confira abaixo as especificações do fone in-ear Sennheiser Momentum True Wireless 2:

  • Dimensões da case de carregamento: 76,8mm x 43,8mm x 34,7mm
  • USB da case de carregamento: USB-C
  • Possui app: Sim (Sennheiser Smart Control, presente na Play Store (Android) e App Store (iOS)
  • Equalização no app: Sim
  • Cancelamento de ruido ativo (ANC): Sim
  • Tempo de reprodução da bateria: 28h no total (7h da bateria do fone + 21h da bateria da case de carregamento)
  • Perfis Bluetooth suportados: A2DP, AVRCP, HSP, HFP
  • Codecs de áudio Bluetooth suportados: SBC, AAC, aptX
  • Versão Bluetooth: 5.1
  • Classificação IP: IPX4 (proteção contra respingos de água e suor)
  • Suporte a assistente de voz virtual: Sim (Exemplo: Google Assistente, Alexa e Siri)
  • Controles touch: Sim
  • Garantia: 2 anos (Brasil)
  • Peso da case de carregamento: 58g
  • Peso do fone de ouvido: 6g de cada lado

Disponibilidade

O fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2 é vendido oficialmente pela Sennheiser no Brasil e pode ser encontrado em sua loja oficial brasileira aqui pelo valor de R$2499,99. No site da Sennheiser Brasil há disponível no momento a edição de aniversário, avaliada neste texto e também as versões normais do fone nas cores preta e branca.

Esse review é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: