Atualmente muitas pessoas optaram por utilizar fones de ouvido sem fio Bluetooth, principalmente os do tipo True Wireless (saiba o que é aqui), também chamados de TWS (true wireless stereo).

Pensando nisso, decidi fazer este guia para mostrar como melhorar o som dos seus fones e ao mesmo tempo adicionar mais conforto e incrementar o isolamento do ruído externo, no caso dos fones do tipo in-ear (entenda sobre os tipos de fones aqui).

Controle de volume (Volume Absoluto)

Certos celulares vêm com controle de volume absoluto desativado por padrão e isso pode afetar o volume dos seus fones de ouvido Bluetooth. Para alterar isso, é necessário ativar as "opções de desenvolvedor". Siga os passos abaixo para entrar no modo de desenvolvedor do seu celular e ativar o "volume absoluto".

Para ativar as opções de desenvolvedor, você deve:

  1. Acessar em Configurações > Sistema > Sobre o dispositivo (ou sobre o telefone);
  2. Procure pelo "número da versão" do sistema operacional (MIUI, EMUI, Samsung OS, Oxygen OS, Android One, etc)
  3. Aperte (clique) nele 7 vezes seguidas nesta opção;
  4. Aparecerá uma notificação avisando que foi ativada a opção de desenvolvedor;

Para acessar as opções do desenvolvedor, você deve ir em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor. Após acessar a tela de desenvolvedor, procure por "configurações USB padrão" ou opções que estejam relacionadas ao Bluetooth e selecione para ativar o "volume absoluto".

Codecs de áudio Bluetooth

Codecs de áudio
Codecs de áudio

Certifique-se de que você esteja utilizando o melhor codec de áudio que o som fone de ouvido sem fio Bluetooth suporta. Geralmente, o smartphone (ou tablet) faz isso de forma automática, procurando sempre mudar para o melhor codec possível de acordo com o que o celular e o fone de ouvido suportam. Mas é possível mudar manualmente o que será processado pelo celular através das "opções de desenvolvedor" (é possível ser outro nome parecido dependendo do aparelho) que podem ser ativadas no telefone.

Para ativar as opções de desenvolvedor, você deve:

  1. Acessar em Configurações > Sistema > Sobre o dispositivo (ou sobre o telefone);
  2. Procure pelo "número da versão" do sistema operacional (MIUI, EMUI, Samsung OS, Oxygen OS, Android One, etc)
  3. Aperte (clique) nele 7 vezes seguidas nesta opção;
  4. Aparecerá uma notificação avisando que foi ativada a opção de desenvolvedor;

Para acessar as opções do desenvolvedor, você deve ir em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor, onde terá as opções de áudio Bluetooth. Para alterar manualmente o codec utilizado, a taxa de amostragem, os bits por amostra etc., você deve procurar pela parte de redes onde se tem as opções de áudio Bluetooth.

Atenção: Ambos dispositivos (fones de ouvido e smartphone/tablet) necessitarão ser compatíveis com a tecnologia para que ela seja realmente utilizada, do contrário, o celular irá utilizar os codecs SBC ou AAC, que são inferiores em termos de qualidade de áudio se comparado aos outros codecs.

É interessante, caso o fone de ouvido sem fio Bluetooth tenha suporte, escolher os codecs de áudio Bluetooth aptX, aptX HD, aptX adaptive, aptX Low Latency e LDAC. Estas são as melhores opções que existem no mercado atualmente.

As alterações de codecs mencionadas devem ser realizadas quando você estiver utilizando os fones de ouvido Bluetooth (depois de conectá-los). Dependendo do fone, será utilizado um codec de áudio diferente. Geralmente o celular irá selecionar o melhor codec possível (com maior bitrate), porém nem sempre este codec ficará com uma boa estabilidade de conexão, daí a ideia de trocar manualmente.

Ficou curioso sobre o que são os codecs de áudio Bluetooth? Confira abaixo algumas recomendações de leituras de artigos:

Fonte de áudio (streaming de música)

Imagem ilustrativa de serviços de streaming de música.
Imagem ilustrativa de serviços de streaming de música.

Como a grande maioria dos usuários que utilizam fones de ouvido com smartphones preferem utilizar como fonte de áudio o streaming de música como, por exemplo, os aplicativos do Spotify, Deezer, Tidal, Amazon Music, YouTube Music, Apple Music, entre outros, há algumas dicas que indico para configurá-los de uma forma que proporcionem a melhor qualidade de som possível em um dispositivo mobile.

A primeira coisa que é interessante fazer é ir às configurações do aplicativo de streaming, procurar pela função normalizar o volume e desativá-la. Esta funcionalidade tem o objetivo de forçar as faixas reproduzidas a ficar em um mesmo volume ao longo da reprodução de um álbum ou playlist. Ao ativar a normalização de volume, você aplicará uma equalização na música, fazendo com que os decibéis de todas as frequências sonoras reproduzidas aumentem (ou diminua) para ficar em uma mesma linha (especificada pelo aplicativo).

Recomendação de leitura de artigo: Porque você deve desativar a função "normalizar o volume" no Spotify

Em seguida, ainda nas configurações, desative a função de economia de dados (se houver) no app. Isso ajudará a atingir um bitrate (kb/s) maior. Além disto, é indicado que você altere a qualidade de reprodução das músicas do app de streaming para a maior opção existente. No Spotify, a maior qualidade de reprodução "altíssima" (High Quality ou Qualidade Extrema) possui 320kbps, enquanto a qualidade "normal" tem uma transmissão de 92kbps e a qualidade "alta" (high) possui 160kbps.

Em minha opinião, um birtrate abaixo dos 192kbps já denota uma perda considerável na qualidade do arquivo de música reproduzido. Sendo que o ideal é utilizar arquivos com uma transmissão de pelo menos 256kbps ou mais para se obter uma qualidade que não possua muitas distorções durante a reprodução.

Artigo recomendado para leitura: Entenda por que bitrate e formatos de música não fazem um serviço de streaming melhor

A influência das eartips (ponteiras, borrachinhas) no som

Eartips (ponteiras, borrachinhas).
Eartips (ponteiras, borrachinhas).

Um ponto fundamental e que poucas pessoas atentam, é a interação entre as eartips/ponteiras/borrachinhas (em fones do tipo in-ear) e espumas/capas (em fones do tipo earbuds) com os nossos ouvidos. Existem diversos aspectos que fazem com que a sonoridade dos nossos fones de ouvido altere. As características podem ir desde o tamanho, por exemplo, das eartips, até o diâmetro do bocal delas.

Por esse motivo, as pessoas costumam, ao comprar fones novos, adquirir diversas eartips de diferentes fabricantes. Com a troca, é possível alterar para melhor ou para pior a sonoridade. Essa modificação, não trará apenas uma alteração leve na sonoridade, ela pode chegar a transformar sensivelmente a forma com que o som chega até os nossos tímpanos.

Para saber mais sobre a influência das eartips no som dos fones de ouvido, acesse este artigo.

A importância da maneira como posicionamos os fones no ouvido

Posicionando o fone no ouvido.
Posicionando o fone no ouvido.

Muitos tem dificuldade para inserir corretamente os fones nos ouvidos, causando desconforto, queda dos fones do ouvido ou perda da qualidade sonora. Colocar os fones sem fio Bluetooth True Wireless (TWS) no seu ouvido de forma correta é importantíssimo, pois desta forma você poderá aproveitar ao máximo o que eles têm para lhe entregar que é conforto e qualidade de som. Para saber como encaixar corretamente os fones no seu ouvido, acesse este tutorial.

Nada disso funcionou? Higienize seus fones de ouvido!

Realizando a limpeza dos fones de ouvido.
Realizando a limpeza dos fones de ouvido.

Saiba que existe a chance de o som produzido pelo fone estar sendo prejudicado pelo acúmulo de cera ou sujeira nas eartips (ponteiras, borrachinhas). Saiba como realizar a limpeza corretamente do seu fone de ouvido aqui!

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: