O WF-L900, novo TWS da Sony, teve anteriormente suas imagens vazadas na internet, mas agora, pouco tempo depois, a empresa japonesa anunciou oficialmente seu novo fone de ouvido True Wireless. Chamado de LinkBuds, o fone de ouvido da Sony traz um design diferente de qualquer modelo já lançado no mercado, destacando-se pelo buraco no meio de seu driver (alto-falante). Entenda abaixo qual é a proposta dos LinkBuds para o mercado.

Os rumores sobre o WF-L900 diziam que ele iria possuir um sistema de cancelamento ativo de ruído (ANC ou active noise cancelling), porém isso não aconteceu. A Sony desenvolveu um algoritmo que usa machine learning para criar uma inteligência artificial capaz de analisar o som ambiente e filtrar somente a voz. Segundo a empresa, são utilizadas 500 milhões de amostras de áudio para suprimir o ruído ambiente e extrair somente a voz do usuário.

Motivo pelo qual não há uma estrutura para isolar o ruído ambiente

A ideia por trás do design do TWS LinkBuds é permitir ao usuário ouvir o ambiente a sua volta ao mesmo tempo que escuta uma chamada telefônica, uma música ou o sistema de navegação Soundscape, desenvolvido em parceria com a Microsoft. É interessante notar que a tecnologia criada em conjunto com a desenvolvedora do Windows pode ajudar pessoas com algum tipo de deficiência visual (exemplo: cegos ou aqueles que têm baixa capacidade de visão) a se locomover e explorar os arredores. Isso é possível graças ao 360 Reality Audio, tecnologia de áudio espacial desenvolvida pela Sony, que complementa o software Microsoft Soundscape.

Fone de ouvido earbud Bluetooth TWS Sony WF-L900 (LinkBuds). Fonte: Sony
Fone de ouvido earbud Bluetooth TWS Sony WF-L900 (LinkBuds). Fonte: Sony

O Microsoft Soundscape utiliza-se de sensores dentro do fone, que permitem detectar a direção da cabeça do usuário. Com isso, o software é capaz de indicar, através do 360 Reality Audio e sistemas de IA e localização global (GPS), a localização correta para virar e chegar ao destino. Confira abaixo um vídeo promocional demonstrando a tecnologia.

Comandos

Dar comandos manualmente através de toques nos fones de ouvido TWS não é novidade, mas a Sony fez diferente. O LinkBuds permite que o usuário toque na região logo à frente da orelha para ativar, desativar, controlar ou alternar as funções disponíveis.

Comando através do toque no fone de ouvido TWS Sony LinkBuds (WF-L900). Fonte: Sony
Comando através do toque no fone de ouvido TWS Sony LinkBuds (WF-L900). Fonte: Sony

É possível controlar o WF-L900 através de comandos de voz também, pois há o suporte ao assistente de voz Alexa, da Amazon, e Google Assistente, do Google. Basta dizer "Ok Google" ou "Alexa" para ativar a função.

Volume é ajustado automaticamente de acordo com o ruído no ambiente

Através da tecnologia Adaptive Volume Control, os LinkBuds otimizam automaticamente o volume com base nos sons do ambiente em que o usuário está. Ou seja, se você está em um ambiente silencioso, os fones de ouvido irão tocar mais baixo, mas se está no meio do trânsito de uma cidade, o volume será aumentado para que seja mais fácil ouvir os sons do TWS com nitidez.

Conectividade

O fone de ouvido Sony LinkBuds possui Bluetooth 5.2 e permite, caso você tenha um dispositivo compatível, a utilização de mais de um dispositivo ao mesmo tempo (entenda mais a fundo em nosso artigo sobre as capacidades do novo padrão Bluetooth). Em termos de codecs de áudio Bluetooth, o WF-L900 possui apenas SBC e AAC. Seria interessante que houvesse pelo menos o codec aptX ou LDAC, desenvolvido pela própria Sony.

Bateria e certificação IPX4

O Sony WF-L900 possui certificação IPX4 que atesta sua resistência ao suor e respingos de água. Entretanto, sua bateria deixa a desejar, entregando apenas 5 horas e 30 minutos de reprodução contínua de música, uma capacidade bem abaixo da média atual nos fones TWS. Se considerarmos somente comunicação (ligações), a duração da bateria cai para 2h e 30min.

Fone de ouvido earbud Bluetooth TWS Sony WF-L900 (LinkBuds). Fonte: Sony
Fone de ouvido earbud Bluetooth TWS Sony WF-L900 (LinkBuds). Fonte: Sony

A case de carregamento do LinkBuds oferece mais 12 horas de bateria para o fone de ouvido. Caso você seja um usuário que não usa fones de ouvido direto durante todo o dia, pode ser que essa capacidade seja o suficiente para você levando em conta o tempo de reprodução contínua para músicas e ligações.

Lançamento e disponibilidade

O fone de ouvido earbud Bluetooth TWS Sony WF-L900 (LinkBuds) chega nas cores cinza e branca e já está à venda por US$ 179,99. Entretanto, não se sabe ainda qual o valor e quando eles estarão disponíveis através da Multilaser, representante de vendas da Sony no Brasil.

Vídeo incorporado do YouTube