Antes havia uma grande dificuldade em achar fones de ouvido in-ear Bluetooth True Wireless (TWS) que fossem baratos e trouxessem uma certa consistência em termos de qualidade de som e construção. Fiquei surpreso com o que encontrei no recém-lançado TWS JBL Wave 100.

Antes de iniciarmos o review, acho válido conhecermos um pouco da história da empresa. Fundada em 1946 nos EUA, a JBL é uma empresa focada no desenvolvimento e fabricação de produtos de áudio como caixas de som e fones de ouvido. A companhia atende tanto o mercado de consumo doméstico quanto o profissional e ficou muito conhecida neste último, onde suas caixas de som foram utilizadas em eventos históricos. Hoje ela pertencia a Samsung Eletronics, pois a Harman International Industries já era dona da JBL desde 1969.

Construção e conforto

O JBL Wave 100 possui um formato que se encaixa com facilidade em meus ouvidos e não tive problemas com quedas. Entretanto, achei o tamanho dele um pouco grandinho, mas ainda mais compacto que o Sennheiser Momentum True Wireless 2.

Fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100. Fonte: Vitor Valeri

Senti uma certa falta de curvas para acompanhar as curvas do ouvido e obter um conforto maior. Isso fica muito evidente ao utilizar os comandos por toque, pois não temos uma superfície sensível ao toque e sim um botão físico emborrachado, onde é necessário empurrar o fone de ouvido contra o canal auditivo para pausar a música ou avançar.

Em termos de isolamento, achei de mediano para fraco. Ainda é possível ouvir muito o som ambiente ao colocar o Wave 100 nos ouvidos. Não sei se isso se deve ao formato sem muitas curvas ou as ear tips ("ponteiras", "borrachinhas") de silicone que não possuem um material e formato tão bons.

Fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100. Fonte: Vitor Valeri

Além do que foi dito acima, não poderia deixar de mencionar o fato que a case do JBL Wave 100 não tem tampa e isso é algo que é no mínimo intrigante. Por incrível que pareça, os fones de ouvido ficam seguros no encaixe da case e não saem por nada, nem balançando com muita intensidade. A JBL realmente fez um trabalho primoroso para conseguir um acoplamento seguro para que fone de ouvido não sofresse quedas devido a algum acidente durante o transporte.

Não faça exercícios com este fone de ouvido

Infelizmente a JBL não menciona se o Wave 100 possui certificação IPX4 ou IPX5, por exemplo. Isso significa que este TWS pode não ser resistente a respingos de água e suor. Como o produto é um empréstimo da empresa, não resolvi arriscar a sorte.

Conectividade

O Wave 100 utiliza o padrão Bluetooth 5.0, algo que considero ultrapassado já que a versão mais recente que temos é a 5.2, que traz funcionalidades interessantes para os fones de ouvido. Com relação aos codecs de áudio Bluetooth, o TWS da JBL possui somente o SBC e o AAC, codecs com capacidade de transmissão limitada. Seria melhor se houvesse ao menos alguma variante do codec aptX ou o codec LDAC.

Latência

Analisando a latência, consegui ver vídeos com uma resposta mediana (latência de quase 1s), onde era possível ver a boca se mexer e pouco tempo depois o som sair. Isso pode incomodar alguns e me incomodou. Já em jogos, a latência é considerável. No jogo Mario Kart Tour os sons são produzidos entre 1 e 2 segundos depois.

Qualidade durante ligações

Durante ligações de áudio realizadas através do aplicativo WhatsApp, não tive problema algum para ouvir ou ser ouvido. Entretanto, o áudio parece estar longe, apesar do som estar nítido para quem está ouvindo. Isso mostra que a JBL fez uma boa implementação desta funcionalidade, possibilitando que o Wave 100 possa ser utilizado tranquilamente durante videoconferências (reuniões online onde é utilizado áudio e vídeo) no home office.

Bateria

Se você costuma utilizar o fone de ouvido sem pausas o dia todo, o Wave 100 pode não ser para você. O in-ear True Wireless da JBL consegue entregar somente 5h de reprodução contínua. No meu caso, quando o utilizei durante o trabalho, não tive problemas, pois com o intervalo para o almoço foi o suficiente para o fone de ouvido recarregar sua bateria o suficiente para aguentar até o fim do expediente.

Case do fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100. Fonte: Vitor Valeri
Case do fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100. Fonte: Vitor Valeri

Comandos

Como disse no início desta análise, os comandos são feitos através de botões físicos, onde é necessário empurrar o Wave 100 contra o canal auditivo. Isso pode incomodar alguns, mas no meu caso não chegou a atrapalhar muito. O ponto positivo deste sistema adotado é que praticamente não há como dar um comando sem querer como nos fones de ouvido TWS que possuem uma região sensível ao toque (touch).

Ausência do Cancelamento de ruído ativo (ANC)

Infelizmente o JBL Wave 100 não possui cancelamento de ruído ativo (ANC). No caso deste fone, foi algo que poderia fazer a diferença, pois o isolamento passivo (natural) não é muito efetivo.

Qualidade de som

Eu esperava graves sem qualidade em excesso ao pegar um fone de ouvido da JBL, mas não é bem assim no caso do TWS Wave 100. Aqui encontrei graves mais controlados, embora ainda acima do que considero neutro. Há uma ênfase nos médio graves que faz com que as músicas tenham uma sensação de volume/massa maior.

Mesmo com graves mais controlados, senti falta de extensão e punch (impacto). Porém, levando em consideração seu preço, acho que é possível relevar este aspecto. Entretanto, houve horas que, dependendo do estilo de música (com graves mais dominantes) que estava sendo tocado, senti fadiga e pausei por um tempo a reprodução.

Fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100. Fonte: Vitor Valeri

Os médios são um pouco distantes e frios, mas conseguem compor bem com o restante das frequências da música. Mas, infelizmente, senti uma certa falta de brilho nas altas frequências, deixando o som mais apagado, sem vida.

Nos agudos há um desempenho aceitável considerando a faixa de preço, mas como disse acima, não há brilho suficiente para que o som ganhe uma naturalidade e definição maiores. Entretanto, é válido notar que isso pode permitir audições mais prolongadas sem fatigar.

A separação de instrumentos e vozes é "ok", mas é condizente com o preço. Há uma certa definição para conseguir separar os sons gerados.

Conclusão

Considerando o conjunto e o preço, o fone de ouvido in-ear TWS JBL Wave 100 mostrou ser um excelente custo-benefício na faixa dos R$300. Seu encaixe proporcionou um excelente conforto, sua construção mostra que foram utilizados materiais de qualidade e o som produzido faz valer a pena o que se cobra. Na loja oficial da JBL o Wave 100 está R$ 299 e é vendido nas cores preto e bege.