Após testar diversos fones de ouvido in-ear True Wireless da Tronsmart, tive uma grande surpresa ao utilizar o Onyx Apex. Pude analisar os intra-auriculares TWS Apollo Air, Apollo Air+ e Apollo Bold, mas acabei me decepcionando com eles em termos de construção e ruído de fundo.

De cara, gostei da embalagem compacta e ao mesmo tempo com uma boa apresentação do Onyx Apex. Nas outras caixas tive uma apresentação "pobre" ou uma caixa muito grande com uma boa experiência de "unboxing".

Caixa do fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri
Caixa do fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri

Construção

Em termos de construção, notei um plástico de melhor qualidade tanto no fone de ouvido quanto na case. Entretanto, a sensação ao abrir a tampa para guardar o TWS ainda me passou a mesma sensação de fragilidade dos outros modelos da Tronsmart.

Fone in-ear Bluetooth Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri
Fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri

As ear tips (ponteiras, borrachinhas) são de silicone e vem com o básico de variações de tamanho: um par pequeno, um médio, que já veio no fone e o grande. Claramente a Tronsmart tentou copiar aqui os AirPods Pro da Apple, pois temos um formato de elipse nas ear tips, que parece ser interessante a princípio, mas para mim não proporcionou um bom encaixe/fit.

Fone in-ear Bluetooth Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri
Fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri

Conforto

O tamanho M foi o que deu certo para mim, dentre as ear tips disponibilizadas pela Tronsmart. Entretanto, no meu ouvido esquerdo, tive uma grande dificuldade para encaixar devidamente. Mas, felizmente, através da técnica que utilizo para encaixar fones in-ear, consegui um bom selamento (saiba como fazer em meu tutorial aqui).

Mesmo conseguindo um bom encaixe, após algumas horas de audição, meu canal auditivo esquerdo ficou dolorido. Porém, como já tive uma experiência parecida com o Sennheiser Momentum True Wireless 2, creio que seja só uma questão de tempo para se adaptar ao formato e este incômodo deverá passar com algumas semanas a mais de uso (dependendo da intensidade da utilização).

Fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri
Fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri

Isolamento

Apesar do Tronsmart Onyx Apex possuir cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling), ele só irá funcionar com eficiência em situações específicas, onde há ruídos contínuos. Geralmente ele bloqueia bem sons mais graves como o de um ônibus, por exemplo. Entenda o porquê isso acontece através do artigo onde explico sobre o funcionamento do ANC nos fones de ouvido.

O isolamento passivo do Onyx Apex é mediano para baixo em minha opinião. Não achei que ele possui um formato muito anatômico e isso sem dúvidas afeta a maneira como ocorre a rejeição natural do ruído ambiente.

Comandos

Achei os comandos por toque do Onyx Apex satisfatórios. Não são tão precisos, mas raramente tive momentos em que sem querer, por exemplo, ativei a função de ANC ao tocar levemente.

Bateria

Em termos de bateria, o Onyx Apex é apenas mediano e está abaixo da média dos fones TWS atuais. Com apenas 5h de duração, ele está muito aquém da maioria dos in-ears True Wireless que costumam ter pelo menos 7h de reprodução contínua. Ao menos sua case da mais 19h de bateria, o que pode ajudar no caso daqueles que não utilizam sem interrupções o fone no trabalho, por exemplo.

Conectividade

Achei interessante o fato de o Onyx Apex já contar com Bluetooth 5.2, que traz funcionalidades interessantes, embora ainda não haja muitos smartphones que tenham suporte a esta versão. Outro ponto importante a se destacar é a utilização do codec de áudio Bluetooth aptX, que costuma proporcionar uma boa conexão para uma transmissão estável de dados. Entretanto, senti que o hardware do TWS é fraco e não possui um grande alcance e o som costuma falhar com facilidade.

Qualidade nas ligações

Realizei testes de áudio em ligações através do WhatsApp e obtive um excelente resultado na captação de áudio e na reprodução da voz da pessoa com quem eu estava conversando. Recomendo o Onyx Apex para quem deseja fazer videoconferências, videochamadas ou ligações de áudio comuns.

Resistência à água

Infelizmente não consegui encontrar no manual do Onyx Apex alguma informação sobre a existência de uma certificação para atestar se o fone de ouvido possui ou não alguma resistência à água. Ou seja, não se sabe se é possível ou não praticar exercícios com ele, embora eu não recomende isso, pois não achei o encaixe dele muito seguro.

Som

O Onyx Apex possui um som arejado, com boa espacialidade, porém difuso. Não há muito foco e definição nos sons. Entretanto, ele ainda consegue ser prazeroso de ouvir, por não ter um grave muito invasivo. Porém, não se engane, esse TWS ainda possui bons graves, até um pouco além do que considero natural.

Seus médios são levemente mais distantes do que considero neutro e não possuem muita doçura. Simplesmente estão ali para complementar. Não vi um bom desenvolvimento e senti que o destaque foi colocado mais nos graves e agudos (típica assinatura em V).

Case do fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri
Case do fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex. Fonte: Vitor Valeri

Os agudos em alguns momentos têm um bom brilho, mas em algumas músicas deixam a desejar em termos de extensão ou controle. Porém, creio que não dá para exigir muito de um fone Bluetooth totalmente sem fio de baixo custo.

No geral, o fone de ouvido não impressiona, mas não deixa tanto a desejar. Mas o que mais me convenceu de que ele seria uma opção melhor que a dos outros fone do mesmo tipo feitos pela mesma fabricante, foi o seu ruído de fundo mais brando, algo que me trouxe uma sensação de enjoo (cheguei a citar isso no review do Apollo Air+).

Conclusão

O fone in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Apex é uma boa escolha para quem não quer gastar muito, pois sua construção é robusta e seu som não é cansativo. Porém, não o recomendo para aqueles que querem utilizá-los para a prática de exercícios, pois há chance de queda. Caso queira conferir os produtos da Tronsmart, acesse aqui.

Ficha Técnica

Confira abaixo as especificações completas do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Tronsmart Onyx Apex disponibilizadas pelo fabricante.

  • Chip: QualcommQCC3040
  • Bluetooth 5.2
  • Codec de áudio Bleutooth: aptX, SBC, AAC
  • Profiles Bluetooth suportados: HFP, HSP, AVRCP, A2DP
  • Distância de transmissão máxima: 10 metros
  • Tempo de reprodução (bateria): 5h de reprodução contínua (fone de ouvido) ; 19h (case)
  • Tempo de carregamento: 2 horas
  • Porta de carregamento: USB-C
  • Peso (com a case): 50g