Recentemente recebi para análise os fones de ouvido True Wireless Apollo Air e Apollo Air+, o recém-lançado TWS da Tronsmart. Ambos os modelos são do tipo in-ear e imitam a proposta dos AirPros Pro, tentando trazer um bom desempenho por um preço consideravelmente menor. A grande novidade da versão "plus" do Apollo Air é a detecção automática do sistema quando o intra-auricular é tirado do ouvido, pausando a música e retornando após posicioná-lo novamente no canal auditivo.

Construção

O Apollo Air Plus dá a impressão de uma construção mediana para o seu preço, seu plástico infelizmente não passa confiança e me pareceu ser muito frágil, tanto no caso do fone de ouvido em si quanto de sua case. Embora a situação não seja muito ruim no caso da house (corpo) do in-ear, a case tem uma tampa que é muito leve e instável, onde por vezes eu abri para retirar um dos lados do TWS e ela se fechou (o mesmo ocorre na versão "não plus" do Apollo Air).

Tirando o que foi citado acima, o peso do conjunto "fone de ouvido + case", passa uma certa solidez e é confortável de segurar. A case é compacta, permitindo que o usuário a guarde facilmente no bolso, sem fazer muito volume. Já com relação ao formato do TWS, achei que ele ficou discreto em meu ouvido, embora ele seja um pouco "gordinho" na região onde fica o driver.

Fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri

É interessante notar que o Air+, assim como seu antecessor, possui certificação IP45, contra poeira, respingos de suor e água. Entretanto, ele não suporta a submersão em água, ou seja, não tente colocar ele debaixo da torneira.

Embalagem do fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri
Embalagem do fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri

Algo curioso é que a embalagem do Apollo Air+ ficou com um formato exatamente igual à do Apollo Bold, como você pode conferir no vídeo de unboxing abaixo e na foto acima.

Comandos e funcionalidades

Em termos de comandos, o desempenho do Apollo Air+ deixa a desejar, pois embora os comandos sejam feitos através de toques em seu corpo, eles não funcionam de maneira consistente. Por exemplo, diversas vezes eu queria ativar o cancelamento de ruído ativo (ANC) e a música pausou. O motivo disso é a falha ao toque e/ou detecção de toques acidentais.

Fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri

Embora o Air+ possua ANC, infelizmente eu não pude testar o seu desempenho devido a pandemia (o local onde trabalho na casa é silencioso e estou evitando sair de minha residência). Porém, por algum motivo, há um ruído irritante em um dos lados do fone de ouvido que fica o tempo todo presente e acaba me causando náuseas. Pensei que seria devido ao cancelamento de ruído ativo, mas mesmo ao alternar entre o ANC, som ambiente e funcionalidades desligadas, o som irritante persistiu.

Artigos indicados para leitura:

Um ponto que achei interessante foi a música pausar ao retirar o fone de ouvido da orelha. Entretanto, ao retirar o TWS, demora cerca de 5 segundos para que a faixa que está sendo reproduzida pause, algo que pode desanimar muitos usuários. Ao menos, quando retiro Air+ da caixa, ele rapidamente pareia com o celular.

A Tronsmart oferece um app compatível com o Apollo Air e Apollo Air+, entretanto eu não senti a necessidade de utilizá-lo. Além disso, algo que me incentivou a não o instalar, foi o grande número de reclamações sobre o software na Play Store.

Baixo o app da Tronsmart no Android e iOS.

Ligações e videochamadas

Testei o Apollo Air+ em videochamadas no Skype e não tive problemas de sincronia com o vídeo. Além disso, o áudio estava nítido e em bom volume, permitindo uma excelente comunicação com boa estabilidade na captação e reprodução de som. Recomendo este fone de ouvido para quem quer utilizá-lo em ligações e videoconferências.

Conectividade

Analisando a conectividade do Apollo Air+, vemos que há a utilização de tecnologias recentemente lançadas para a melhoria da conexão entre o fone e o celular, notebook ou tablet. O TWS da Tronsmart conta com Bluetooth 5.2 (saiba quais são as vantagens do novo padrão aqui) e codec de áudio Bluetooth aptX, entregando uma transmissão de dados estável e de boa qualidade.

Artigos recomendados para leitura:

Qualidade sonora

Quando analisei a qualidade sonora do Apollo Air+ (excluindo o ruído de fundo mencionado acima), encontramos um som agradável, com boa coerência entre os graves, médios e agudos. Porém, isso não quer dizer que ele seja equilibrado, há claramente um aumento proposital nos sub-graves e graves, dando a impressão de "som cheio", afetando os médios que acabam ficando apagados na apresentação. No seu antecessor, a versão "não plus", me deu a impressão de haver uma presença menor nos subgraves.

Fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri

Como foi dito acima, os graves acabam influenciando na apresentação e acabam por fazer com que os médios fiquem abafados, apagados. Porém, não quer dizer que há falta de definição extrema. É possível ouvir as músicas ou vozes durante uma ligação de uma maneira satisfatória a meu ver.

Analisando os agudos, não há nada excepcional, mas ao menos eles não são estridentes. Isso permite que o usuário possa ouvir músicas ou conversar por longas horas com alguém sem que haja fadiga auditiva.

Bateria

Não cheguei a testar a duração de bateria desde o uso de sua carga completa até chegar a 0% devido ao ruído de fundo citado acima. Mas, segundo a Tronsmart, o Apollo Air+ é capaz de entregar até 5h de reprodução contínua, sendo que sua case de carregamento entrega mais 15h. O carregamento da case é feito via cabo USB-C e demora aproximadamente 2h e 30min para recarregar por completo.

Case do fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri
Case do fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+. Fonte: Vitor Valeri

Conclusão: Vale a pena?

Em minha opinião, o fone de ouvido in-ear TWS Tronsmart Apollo Air+ pode valer a pena dependendo de algumas condições. A primeira delas é o ruído de fundo, caso ele não lhe perturbe, da forma como ocorreu comigo, pode ser que valha a pena. A outra, é relacionado aos comandos de toque no fone de ouvido: se você não fica constantemente utilizando essa função, passando a controlar mais pelo dispositivo reprodutor (notebook, celular, tablet), essa falta de eficiência poderá não influenciar na sua escolha. Dito isso, seu som é de boa qualidade levando em conta seu preço e não é necessário a instalação de um aplicativo, um ponto positivo caso você não goste de encher seu celular de apps.

Esse review é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: