Ao que parece, o Tidal está silenciosamente tornando o seu aplicativo para Android bit-perfect. Isso significa que não haverá mais o resample da música para 48Khz feito pelo Android ao conectar um DAC USB ao celular. Normalmente, tudo que é reproduzido com uma taxa de amostragem (sample rate) acima de 48KHz no Android, é alterado pelo sistema operacional na saída USB para 48Khz, não importando se está a 96Khz ou 192Khz, fazendo com que o aplicativo de streaming norueguês consiga o bit-perfect (dados saem do reprodutor de música para o DAC "sem alterações"). Porém os desenvolvedores do Tidal começaram a mudar isso agora de acordo com o site Darko Audio.

Tidal começa a trazer silenciosamente o bit-perfect ao Android

Atualmente, para quem almeja o bit-perfect em smartphones Android, a solução é utilizar aplicativos de terceiros como o USB Audio Player Pro (UAPP), que utiliza um driver USB para "conversar" diretamente com o DAC conectado pela USB, evitando o resample do Android.

Como esse aplicativo tem integração com o Tidal e o Qobuz, é possível conseguir o bit-perfect desta forma no momento. Entretanto, felizmente os desenvolvedores do Tidal começaram a disponibilizar uma nova atualização que permite o bit-perfect nos celulares com o sistema operacional da Google (no iPhone isso já é possível há muito tempo).

Mesmo que haja essa melhora no Tidal, não quer dizer que haverá uma melhora evidente na qualidade do som produzida. Mas nós, audiófilos, estamos sempre em busca da última gota, não é mesmo?

Lançamento e disponibilidade

Ainda não se sabe ao certo quando a nova atualização do Tidal será disponibilizada para todos ou se realmente todos os usuários irão receber nesse momento (pode ser apenas um teste com um pequeno grupo de assinantes). Fique atento para mais novidades sobre quando será liberada oficialmente o update que trará o bit-perfect ao Tidal no Android!

Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!