Nos últimos meses o YouTube Music tem feito um esforço para melhorar a experiencia de descoberta de novas músicas. No início do mês de julho a plataforma começou a exibir playlists criadas por artistas e depois, ao final do mês, o serviço de streaming adicionou sugestões de músicas nas playlists. Agora o YouTube Music iniciou seus testes para implementar filtros de alto nível para recomendações de playlists de acordo com o tipo de atividade que o usuário irá fazer enquanto ouve música.

A informação sobre a novidade citada acima veio através do Reddit, onde um usuário postou diversas imagens da plataforma tanto no app mobile para Android quanto na web (através de navegadores como Chrome e Firefox). Como você pode ver na imagem, logo abaixo do logo do YouTube Music e da caixa de pesquisa estão os seguintes filtros de playlists:

  • Workout (treino)
  • Focus (foco e trabalho)
  • Relax (relaxamento)
  • Commute
Filtros de playlists de acordo com a atividade que a pessoa realiza enquanto escuta música. Fonte: Reddit
Filtros de playlists de acordo com a atividade que a pessoa realiza enquanto escuta música. Fonte: Reddit

Através dos novos filtros implementados no YouTube Music, é possível conferir de perto como funciona a curadoria e algoritmo utilizados pelo Google para selecionar as músicas. Não sei sabe ainda se é algo realmente personalizado ou padrão. Será que funcionará melhor que o Spotify?

A nova funcionalidade implementada no YouTube Music é interessante, mas sem dúvidas ela ainda deixará a dever pelo fato de que ainda não há muitos filtros e diversas músicas deverão ficar de fora das seleções.

Disponibilidade

Ainda não se sabe quando chegará a novidade para todos os usuários do YouTube Music e se chegará da mesma forma, afinal isto parece ser uma fase de testes da plataforma. Porém, é provável que não demore muito para que o restante dos usuários tenha acesso aos novos filtros de playlists. Fique atento para mais novidades!