Recentemente o serviço de streaming de música da Google, o YouTube Music adicionou um novo recurso a sua plataforma. Trata-se da possibilidade de salvar álbuns que ainda irão ser lançados (como se fosse uma "pré-venda"). Se você vem acompanhando o serviço desde o seu início, deverá ter percebido que a plataforma está melhorando cada vez mais e se aproximando de empresas mais populares como, por exemplo, Deezer, Amazon Music, Spotify e Tidal. Usuários do Reddit notaram a mudança e o site Engadget confirmou a novidade.

Antes, o YouTube Music não deixava visível para os usuários os álbuns que ainda seriam lançados. Agora, com o novo recurso, os álbuns que ainda não foram disponibilizados nas plataformas de streaming ficarão visíveis para os clientes do serviço de músicas da Google. Desta forma, as pessoas podem salvar as previas do pré-lançamento dos álbuns em sua biblioteca, fazer download das faixas disponíveis e esperar o lançamento oficial da obra para o restante das músicas serem baixadas de forma automática.

Nova funcionalidade do YouTube Music que permite exibir álbuns não lançados. Fonte: YouTube Music
Nova funcionalidade do YouTube Music que permite exibir álbuns não lançados. Fonte: YouTube Music

Porém, embora a funcionalidade de visualização de álbuns que ainda não foram lançados tenha sido liberada, nem todos ficaram visíveis para pré-salvar. Um exemplo disso é o álbum Chromatica de Lady Gaga, que ainda não está disponível para visualização no serviço de streaming. Entretanto, acredita-se que à medida que o novo recurso seja distribuído para os usuários, mais álbuns se tornarão visíveis.

YouTube Music será o único serviço de streaming da Google

O YouTube Music foi lançado no ano de 2018 e com o seu crescimento a Google achou melhor encerrar o Google Play Music, para concentrar seus esforços em um único produto. A empresa ja chegou a se pronunciar sobre o encerramento de seu serviço de streaming de músicas mais antigo e até disponibilizou um sistema de transferência para os usuários do Google Play Music para migrar para o YouTube Music.