O Google já havia anunciado a um tempo atrás que desativaria seu serviço de streaming Google Play Music até o final deste ano, tornando o YouTube Music o serviço principal de reprodução de músicas via internet. Porém, na época não havia nenhuma maneira de realizar a migração dos clientes do serviço antigo para o novo. Para resolver este problema, a empresa já havia feito o compromisso, com seus utilizadores, de desenvolver uma ferramenta capaz de realizar a transferência de todo o conteúdo da Google Play Music para o YouTube Music.

A transferência do conteúdo da plataforma de streaming Google Play Music pode ser feita através de um smartphone com SO Android ou iOS (iPhone) ou também por um navegador no computador. Qualquer método escolhido fará o mesmo procedimento, que será executado em segundo plano, permitindo que o usuário utilize o YouTube Music normalmente.

Confira abaixo o passo a passo para as plataformas mobile e para a web (navegador no PC).

Como transferir o conteúdo do Google Play Music para o YouTube Music através de um celular (Android ou iOS)

Antes de iniciarmos com o processo, verifique se seu celular está com a última versão do app YouTube Music instalada. Após isto, siga os passos abaixo:

Passo 01: Abra o aplicativo YouTube Music. Ao abrir, você poderá receber um pop-up de propaganda do YouTube Music Premium. Ignora isto por enquanto e continue.

Passo 02: Na tela principal do app, você provavelmente verá em cima no centro um símbolo do Google Play Music com os seguintes escritos embaixo "Transferir sua biblioteca do Play Music". É possível visualizar esta opção nas configurações do YouTube Music também. Caso você não consiga ver o aviso, espere um pouco mais, pois esta atualização com a ferramenta de transferência está sendo implementada aos poucos.

Passo 03: Selecione o botão "Vamos lá". Após selecionar a opção, o YouTube Music mostrará todo o conteúdo que você está prestes a transferir do Google Play Music como músicas, álbuns, playlists, compras, uploads, seu perfil, recomendações personalizadas, suas músicas curtidas e não curtidas.

Passo 04: Selecione "Iniciar transferência" na parte inferior da tela e o processo começará.

Observação: Ao iniciar esta etapa, você concorda com os termos e serviços do YouTube, a política de música armazenada e a política de privacidade do Google)

Passo 05: Quando a transferência de todo o conteúdo do Google Play Music for concluída, aparecerá uma notificação no app e você receberá um e-mail de confirmação sobre a conclusão do processo.

Como transferir o conteúdo do Google Play Music para o YouTube Music através de um navegador no PC (computador)

É possível também realizar o mesmo processo explicado acima através de um navegador em seu computador. Basta acessar este link e selecionar o botão "transferir". No vídeo abaixo há uma explicação completa sobre o processo, que é bem semelhante ao realizado nos celulares.

Observação: Não esqueça de ativar as legendas (retângulo que fica ao lado das configurações de resolução) e selecionar na engrenagem > legendas/CC > português (Brasil).

O que acontecerá se eu continuar utilizando o Google Play Music?

Por enquanto, o app do Google Play Music funcionará e será possível continuar usando a plataforma. Entretanto, caso você realize alguma alteração na sua conta, será necessário refazer o processo de transferência de conteúdo para o YouTube Music.

Até quando poderei continuar utilizando o Google Play Music?

Não foi dito pela Google até que data exatamente os usuários do Google Play Music poderão utilizar o serviço, mas foi dito que deste ano não passa.

O YouTube Music não permite compra de músicas, então o que acontecerá com os álbuns e músicas que comprei no Google Play Music?

Qualquer compra feita no Google Play Music aparecerá na seção de envios do YouTube Music.

E os podcasts, para onde foram?

O app Google Podcasts agora é o player utilizado pela empresa para transmitir podcasts.

Existe a possibilidade de perder algumas músicas no do Google Play Music ao transferir para o YouTube Music?

Sim, a chance existe. Pois o catálogo do Google Play Music é diferente do YouTube Music.

Como funcionam os uploads de músicas?

O YouTube agora aceita uploads de músicas pessoais há alguns meses. O limite de transferência de músicas atualmente é de 100 mil faixas. Entretanto não existe um aplicativo para desktop para enviar seus arquivos, você terá de acessar o site YouTube Music através do navegador e realizar o upload dos arquivos.

Vou perder a minha assinatura do Google Play Music ao mudar para o YouTube Music?

A ferramenta de transferência de conteúdos criada pela Google irá analisar seus atuais benefícios no app Google Play Music e fornecerá uma assinatura equivalente no YouTube Music.

Possuo um plano de assinatura muito barato do Google Play Music, o "All Acess". Ele será mantido no YouTube Music?

Sim, a Google permitirá que os clientes mantenham essa cobrança promocional de anos atrás, mesmo mudando para o YouTube Music.

O que acontecerá com os planos familiares?

Os planos familiares do Google Play Music tambem serão transferidos de forma equivalente para o YouTube Music. Entretanto o YouTube Music exige que todos os usuários morem no mesmo endereço.