Recentemente o Google lançou uma nova guia ao seu aplicativo de streaming de música, o YouTube Music. Trata-se da guia "Explore", que substitui a tela "hotlist", onde eram destacados os principais vídeos de músicas, que eram tendência no momento. A intenção dos desenvolvedores com esta substituição é para que facilite para o usuário encontrar novas músicas.

A nova guia é dividida em duas seções, onde a primeira se encontra novos álbuns, singles e videoclipes para escutar. As recomendações serão feitas com base no seu histórico de audições. Já na segunda parte, o Google organizou modos e gêneros, para que você possa escolher álbuns voltados para "relaxamento" e "foco", por exemplo. Este design adotado lembra a organização e até as cores utilizadas na home (tela inicial) do Spotify.

Nos últimos meses, os desenvolvedores do app de streaming atualizaram o YouTube Music adicionando novas funcionalidades e recursos que estavam faltando. A hotlist foi um dos últimos recursos a serem retirados por não ser funcional. O Google está disponibilizando a novidade citada acima de maneira gradual, portanto, poderá levar alguns dias para que você possa experimentar a guia "Explore" (explorar).

Guia explore (explorar) no YouTube Music. Fonte: androidpolice (por José Ulisses)
Guia "explore" (explorar) no YouTube Music. Fonte: androidpolice (por José Ulisses)

Outro recurso que foi bem vindo à plataforma de streaming de música da Google foi a reforma na tela de reprodução de músicas que sofreu uma melhora significativa. Houve a adição de dois botões embaixo. Um deles é o "up next" (a seguir), para ver as próximas músicas da playlist, e o outro é o "lyrics", que mostra a letra da música. Este último, ainda está em fase experimental, de acordo com o Google e poderá mudar mais ainda no futuro (atualmente ele funciona somente com algumas músicas).

O YouTube Music, serviço de streaming de música desenvolvido pelo YouTube, foi lançado no Brasil em setembro de 2018 e irá completar dois anos em 2020. Embora não faça tanto sucesso quanto plataformas como Spotify e Deezer, a empresa tenta aos poucos inovar na área e mostrar suas vantagens utilizando a reprodução de vídeos.

O que você achou da novidade apresentada para o aplicativo YouTube Music? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!