Em fevereiro deste ano, o Google anunciou que sua plataforma de streaming de música, o YouTube Music, estaria recebendo em breve o recurso de fazer upload de músicas. Esta nova funcionalidade pode ser utilizada mesmo que o usuário não assine o YouTube Music Premium. Através dela, é possível enviar arquivos de música em diversos formatos (FLAC, M4A, MP3, OGG, WMA) através do celular, tablet ou computador (notebook ou desktop) e é aí que nos perguntamos, isso seria um retrocesso para os serviços de streaming?

Como funciona o YouTube Music

O YouTube Music é um serviço de streaming de música que pode ser utilizado com vídeo e áudio ou somente áudio. É possível utilizá-lo de maneira gratuita, porém haverá a exibição de anúncios (propagandas) e não será possível a reprodução das músicas em segundo plano. A plataforma veio para substituir o Google Play Music, que será encerrado em um futuro próximo de acordo com a Google, mas não se preocupe pois a empresa está tomando providencias para transferir as informações dos usuários para o YouTube Music.

Tela do YouTube Music no navegador do computador
Tela do YouTube Music no navegador do computador

O streaming e a pirataria

O streaming de conteúdo, seja vídeo ou música, veio para ficar e isso é um fato. O acesso e reprodução de uma grande variedade de obras via internet nos trouxe uma imensa facilidade, pois através de uma interface amigável é possível, com muita facilidade, acessar diversos conteúdos sem ocupar espaço no seu HDD e o melhor, conhecer novos artistas através de recomendações baseadas na sua atividade. Junto com isso, a indústria do cinema e da música agradeceu pela criação destas plataformas de transmissão de conteúdo online, pois, muitas pessoas passaram a pagar de forma legal pelo conteúdo ao invés de recorrer a pirataria.

Entretanto, com a nova funcionalidade de upload de música recém-chegada no YouTube Music, a pirataria agora tem uma nova chance de "ressurgir". Aparentemente nada impede que você ou eu realizemos o upload de arquivos de música adquiridos de forma ilegal na plataforma de streaming da Google. Entramos em contato com os responsáveis pela plataforma pedindo esclarecimentos a respeito e estamos aguardando uma resposta.

Imagem ilustrativa da pirataria no streaming de música. Fonte: innovationfiles
Imagem ilustrativa da pirataria no streaming de música. Fonte: innovationfiles

Não podemos, claro, deixar de mencionar que nos termos de serviço do YouTube, na seção de conteúdo e conduta, no que diz respeito ao upload de conteúdos a Google diz:

"Você não poderá enviar ao Serviço qualquer Conteúdo que não esteja em conformidade com a legislação e este Contrato, incluindo as diretrizes da comunidade do YouTube. Por exemplo, o material que você enviar não pode incluir propriedade intelectual de terceiros, como recursos protegidos por direitos autorais, a menos que tenha permissão dessa parte ou uma autorização legal para fazê-lo. Você é legalmente responsável pelo Conteúdo que envia ao Serviço. Podemos usar sistemas automatizados que analisam o Conteúdo para detectar violações e abusos, como spam, malware e conteúdo ilegal."

YouTube Music trará retrocesso para o que os serviços de streaming conquistaram?

A nova ferramenta do YouTube Music pode fazer com que haja muita dor de cabeça para a empresa caso não sejam tomadas as devidas providencias para identificar arquivos ilegais upados na plataforma de streaming de música. Apesar do usuário ser culpado de maneira integral, como ele será descoberto e denunciado? Isso pode trazer um grande retrocesso para o que os serviços de streaming demoraram anos para trazer, conteúdo de qualidade, legalizado e com grande variedade.