Recentemente apareceu na página de suporte do Google, mais especificamente na seção do YouTube Music, uma explicação sobre como fazer o upload de músicas na plataforma de streaming. Com isto, foi confirmado que em breve a empresa pretende liberar para todos o recurso de adição de faixas à biblioteca pessoal do usuário.

Conforme o explicado no site, bastará arrastar o arquivo para a aba onde o serviço de músicas está aberto (music.youtube.com através do botão "upload music").

A nova ferramenta irá permitir que o usuário ouça as músicas transferidas mesmo sem assinar o YouTube Premium

A nova ferramenta é capaz de ler arquivos de música nos formatos FLAC, M4A, MP3, OGG e WMA. Além disto, será possível ouvir as músicas transferidas para a plataforma em segundo plano, sem anúncios e offline, mesmo que o usuário não assine o YouTube Music Premium. O usuário poderá também, caso queira, reproduzir suas playlists ou álbuns em caixas de som inteligentes como o Amazon Echo Dot ou Google Nest Mini.

Apesar das possibilidades interessantes de reprodução de músicas através do armazenamento dos arquivos no serviço de streaming do Google, elas só poderão ser ouvidas através da sua conta (outras pessoas não poderão ter acesso as faixas). Mesmo que o usuário compartilhe uma playlist, não será possível ouvi-la.

Com esta implementação e outras do YouTube Music, o Google decidiu que irá encerrar o seu serviço Google Play Music ainda este ano. Mas não se desespere, pois a empresa prometeu que irá criar uma forma de transferir todas as suas músicas do Google Play Music para o YouTube Music. Não se sabe ainda quando será disponibilizado esta opção para os usuários do antigo serviço de streaming de música da companhia, mas ao menos se sabe que já está sendo desenvolvido.

O que você achou da novidade que chegará em breve ao YouTube Music? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.