Se você comparar o site principal do YouTube com sua plataforma de streaming voltada para música, o YouTube Music, verá que este não possui muitos recursos sociais como, por exemplo, comentários e opções de compartilhamento, ao invés disso, ele proporciona somente uma experiência mais voltada para o individual. O único recurso que atualmente o streaming de músicas da Google possui é a opção de compartilhar as playlists públicas. Mas, para aprimorar socialmente o serviço, agora os usuários do serviço de músicas terão perfis, assim como os artistas têm suas próprias páginas.

Como acessar o perfil no YouTube Music

Para acessar o seu perfil no YouTube Music, você deverá, através de um navegador no PC, selecionar "Biblioteca" > aba playlists > selecionar seu nome em alguma coleção de reprodução criada por você. Feito isso, você será levado a uma página simples que mostra a foto do seu perfil, com um plano de fundo (como no site principal do YouTube) e o botão "compartilhar".

Imagem do perfil de usuário no YouTube Music.
Imagem do perfil de usuário no YouTube Music.

Por enquanto, quando você acessa o perfil de outro usuário, não há como acessar o perfil completo dele. Desta forma, os links para estes perfis de usuário terão de ser compartilhados manualmente com os seus amigos. Este recurso permite que o link seja acessado tanto pelo navegador quanto pelos apps no Android e iOS.

O que irá mudar?

Embora você consiga compartilhar playlists manualmente, os novos perfis do YouTube Music permitem que você navegue em toda a coleção de playlists dos usuários, facilitando assim visualizar o todo ao invés de somente uma parte.

Está mudança no YouTube Music vem para tornar o serviço de streaming de música mais social, seguindo o que já está sendo feito em diversos aplicativos de transmissão de músicas online. Esta funcionalidade facilitará também a criação de playlists colaborativas entre amigos, familiares e conhecidos.

Disponibilidade

De acordo com o site 9to5google, o Google disse que o YouTube Music está experimentando no momento os canais de usuários e espera que a ferramenta seja lançada de forma mais ampla em breve.