Se você aprecia um bom Jazz, provavelmente irá gostar desse animê que chegou recentemente ao serviço de streaming do HBO Max. Lançada em 2012, a adaptação do mangá Sakamichi no Apollon, criado por Yuki Kodama, chamada de Kids on the Slope no ocidente, conta a história de um adolescente chamado Kaoru Nishimi, um estudante do primeiro ano do ensino médio que gosta de tocar música clássica no piano. Entretanto, tudo muda quando ele conhece um "delinquente" chamado Sentarō Kawabuchi.

É importante mencionar que a animação de Kids on the Slope foi produzida pelo estúdio MAPPA, responsável por títulos como Jujutsu Kaisen e Attack on Titan (última temporada), em parceria com a Tezuka Productions. Sim, este animê foi produzido em parceria com o estúdio fundado pelo lendário Osamu Tezuka, um artista reconhecido mundialmente por revolucionar a forma se cria história em quadrinhos no Japão.

Storyboard do animê Attack on Titan. Fonte: estúdio MAPPA (site oficial)
Storyboard do animê Attack on Titan. Fonte: estúdio MAPPA (site oficial)

Kids on the Slope foi o primeiro animê produzido pelo estúdio MAPPA. Fundado em 2011, o MAPPA foi fundado por Masao Maruyama, co-fundador do famoso estúdio Madhouse, responsável por títulos como Death Note, Cardcaptor Sakura, Chobits, Claymore, Trigun, Paprika, One Punch Man, Hunter x Hunter, Beyblade.

Estúdio MAPPA. Fonte: estúdio MAPPA (site oficial)
Estúdio MAPPA. Fonte: estúdio MAPPA (site oficial)

A adaptação da obra para animê foi dirigida por Shinichirō Watanabe e a trilha sonora ficou por conta de Yoko Kanno. Talvez você não os conheça, mas são dois grandes nomes que fizeram grande sucesso com a animação Cowboy Bebop, que inclusive ganhou um live-action na Netflix. Porém, o nome que fez maior sucesso com Cowboy Bebop foi sem dúvidas Yoko Kanno, que tornou a original soundtrack (OST) do animê um clássico, chegando até ao ponto de encantar aqueles que nem chegaram a assistir a obra.

Yoko Kanno. Fonte: GRANDFUNK INC
Yoko Kanno. Fonte: GRANDFUNK INC

Depois de toda essa estrutura de produção, não é à toa que Kids On The Slope foi uma animação amplamente aclamada, com elogios à direção, narrativa e música. Confira abaixo a resenha deste grande animê que está disponível no serviço de streaming HBO Max.

A história de um adolescente solitário que foi salvo pelo Jazz

Kids on the Slope começa com Kaoru Nishimi indo para a sua primeira aula no ensino médio. Ao chegar na sala e se sentar em uma carteira próxima ao fundo, Shigetora Maruo avisa Kaoru para tomar cuidado com um "delinquente" chamado Sentarō Kawabuchi, famoso por arranjar briga com todos na escola. Após essa fala, Kaoru começa a passar mal só de pensar no que poderia lhe acontecer se entrasse em conflito com Sentarō e suas mãos começam a tremer.

Cena de Kaoru Nishimi na sala de aula. Fonte: estúdio MAPPA
Cena de Kaoru Nishimi na sala de aula. Fonte: estúdio MAPPA

Ritsuko Mukae chega na sala e se apresenta, dizendo que ficou responsável de apresentar a escola para Kaoru e milagrosamente o mal-estar dele passou. Durante a apresentação da escola, Kaoru é acertado por uma bola de baseball e de repente, volta a passar mal. Então ele pergunta a Ritsuko onde é a cobertura da escola, pois aprendeu que era o único lugar que fazia com que a sensação ruim passasse.

Ao chegar à porta da cobertura, Kaoru nota que há uma na fileira de cadeiras bloqueando a passagem, onde tinha algo debaixo de um lençol. Na tentativa de passar, Kaoru tira o lençol para ver o que tinha embaixo e vê um homem que pega na sua mão e diz que estava à sua espera, até que ele "cai na real" e vê que não era a pessoa que esperava que fosse. Inicialmente este homem pensa que Kaoru é o "ladrão de chaves", mas de repente um grupo de estudantes chega e pergunta se Sentarō estava procurando por chaves e afirma que a cobertura é para fumantes do terceiro ano. Então, Kaoru fica na frente deles e diz que quer a chave, mas é ignorado e jogado no chão pelos estudantes.

Cena de Kaoru Nishimi e Sentarō Kawabuchi na porta da cobertura da escola. Fonte: estúdio MAPPA
Cena de Kaoru Nishimi e Sentarō Kawabuchi na porta da cobertura da escola. Fonte: estúdio MAPPA

Então Sentarō pergunta a Kaoru se ele quer as chaves e ele responde que sim. Aí começa uma briga com o grupo de estudantes, até que Sentarō consegue reaver as chaves. Entretanto, ao final ele disse que era preciso que Kaoru pagasse pelas chaves.

Cena de Sentarō com as chaves. Fonte: estúdio MAPPA
Cena de Sentarō com as chaves. Fonte: estúdio MAPPA

Kaoru volta para a sala de aula e de repente percebe que Sentarō está sentado ao lado dele. Então Sentarō pergunta quem é Kaoru para Ritsuko, mas ela se recusa a contar algo, por conta da recente briga em que ele se meteu. Sentarō pergunta para Maruo quem é Kaoru e com medo, Shigetora responde que Kaoru acabou de entrar na escola, que parece que tem dinheiro e é um "nerd".

Sentarō decide então que vai se sentar atrás da carteira que Kaoru está. Neste momento, Kaoru corre novamente para a cobertura da escola e Sentarō decide ir atrás dele para ver o que irá acontecer. Ao chegar na cobertura, eles percebem que está chovendo e Sentarō, sem entender nada, diz que está muito sem graça.

Kaoru e Sentarō começam a andar na cobertura, onde Kaoru tenta se afastar de Sentarō na tentativa de conseguir "algum espaço" para si. De repente, Sentarō pega o guarda-chuva de Kaoru e joga longe, fazendo com que ele se molhasse inteiro.

Enquanto aguardam em uma sala, esperando que Ritsuko chegue com roupas secas, Sentarō começa a batucar com dois lápis e então Kaoru pergunta se aquilo era jazz. Nesse momento, Kaoru diz que reconheceu porque toca piano, mas música clássica ao invés de jazz. Sentarō perde o interesse na mesma hora e diz que música clássica é uma chatice.

No dia seguinte, na escola, ao conversar com Ritsuko, Kaoru fica sabendo que todos os estudantes "morrem de medo" do Sentarō e que ele não tem amigos por conta disso, mas que ele foi o único que não se sentiu dessa forma na frente de Sentarō. Então, Kaoru pergunta se há alguma loja de discos na cidade e Ritsuko diz que sua casa tem muitos discos de vinil (LPs) e o convida para ir lá.

Chegando na loja, Ritsuko revela que lá é um comércio de discos da família e seu pai toma conta do negócio. Então Kaoru pergunta onde estão os LPs de música clássica e Ritsuko reage com outra pergunta querendo saber que tipo de disco Kaoru procura. Ele responde que busca por discos de vinil de piano e neste momento Ritsuko leva Kaoru para uma sala onde há um piano.

Ao descer as escadas da sala, no momento em que Kaoru se senta para ver o piano, ele ouve a estridência dos agudos gerados por um prato de bateria. Ao olhar para o lado, Kaoru vê que Sentarō está tocando bateria. Neste momento, Sentarō começa a tocar freneticamente jazz na frente de Kaoru e de repente Kaoru se vê encantado pelo ritmo da música.

Cena de Sentarō tocando jazz na bateria. Fonte: estúdio MAPPA
Cena de Sentarō tocando jazz na bateria. Fonte: estúdio MAPPA

Ritsuko pede para Sentarō tocar junto com Kaoru, mas ele se recusa, pois sabe que Kaoru gosta de música clássica ao invés de jazz. Sentarō começa então a tentar tocar piano, mas Kaoru interrompe dizendo que está errado e tenta demonstrar tocando um trecho da música. Mas Sentarō diz que o ritmo está errado, está sem "swing".

Cena de Sentarō sendo corrigido por Kaoru ao tocar piano. Fonte: estúdio MAPPA
Cena de Sentarō sendo "corrigido" por Kaoru ao tocar piano. Fonte: estúdio MAPPA

Kaoru se sente desafiado e, ao sair da loja, pergunta qual é a música que Sentarō. O pai de Ritsuko diz que era um LP de Moanin e mostra o álbum a Kaoru. A partir daí, o som da bateria de Sentarō não sai da cabeça de Kaoru e então ele decide treinar para conseguir acompanhar Sentarō na melodia do disco de Moanin.

Nesse momento, Kaoru e Sentarō começam a tocar jazz cada vez mais. Ao longo dos 12 episódios (sim, é rapidinho), o espectador terá belas apresentações de jazz, incluindo jam sessions. Em meio a história, há também momentos de romances, mostrando a vida de um estudante do ensino médio. É uma animação gostosa de se ver e ouvir que vale muito a pena assistir.