Você gosta de música clássica ou de apreciar canções tocadas no piano? Então é provável que você irá gostar desta série original Netflix. Lançada em 2019, a adaptação para animê do mangá Piano no Mori, criado por Makoto Isshiki, Forest of Piano, conhecida no Japão por Piano no Mori: The Perfect World of Kai conta a história de um menino chamado Kai Ichinose que vivia em uma casa no meio de uma floresta que acabou aprendendo em sua infância a tocar piano por conta própria.

Antes de iniciarmos a resenha da animação japonesa, é importante mencionar que ela não foi escrita pelo criador do mangá, Makoto Isshiki, responsável tanto pelo enredo quanto pela ilustração. Ao invés disso, o animê foi escrito por Aki Itami e Mika Abe. Já a direção do projeto de animação foi feita por Gaku Nakatani, Ryūtarō Suzuki e Hiroyuki Yamaga.

Além do que foi dito acima, é válido salientar também que a Netflix apenas licenciou a animação japonesa Forest of Piano. O estúdio responsável pela adaptação da obra para animê foi o Gaina, anteriormente chamado "Fukushima Gainax", responsável por títulos como The Yakuza's Guide to Babysitting (em parceria com o estúdio japonês Feel), Hanabi-chan wa Okuregachi e Rescue Academy.

Como tudo começou

A história de Forest of Piano gira em torno de Kai Ichinose, uma criança criada somente por sua mãe, Reiko Ichinose, em uma casa que fica no meio de uma pequena floresta. Ao lado da casa, há um piano, onde Kai, por algum motivo, começou a "brincar" com o instrumento e aprender por conta própria a tocá-lo.

Reiko Ichinose, mãe de Kai Ichinose, na sacada da casa na floresta. Fonte: site oficial do anime piano-anime.jp
Reiko Ichinose, mãe de Kai Ichinose, na sacada da casa na floresta. Fonte: site oficial do anime "piano-anime.jp"

Um dia, Kai vai estudar em sua escola, onde Shuhei Amamiya, que virá a ser um de seus melhores amigos, se apresenta como um novo aluno. Ao se apresentar, Shuhei diz que estuda piano desde seus 4 anos de idade, algo natural, já que seu pai, Yoichiro é um famoso pianista nacional e internacional. Em um certo momento, Amamiya é intimidado na sala de música da escola por seus colegas de classe e desafiado a tocar o "piano amaldiçoado" que fica na floresta, próximo a escola.

Shuhei Amamiya se apresentando na sala de aula onde Kai Ichinose está. Fonte: site oficial do anime piano-anime.jp
Shuhei Amamiya se apresentando na sala de aula onde Kai Ichinose está. Fonte: site oficial do anime "piano-anime.jp"
Kai Ichinose (direita) brigando com seu colega (esquerda) de sala de aula. Fonte: site oficial do anime piano-anime.jp
Kai Ichinose (direita) brigando com seu colega (esquerda) de sala de aula. Fonte: site oficial do anime "piano-anime.jp"

Em meio à discussão, Kai diz que o piano é dele e arranja briga com os colegas que estavam fazendo bullying com Shuhei. O professor de música Sousuke Ajino acaba entrando na sala e pedindo para pararem de brigar. Neste momento, após Shuhei perguntar sobre o piano ao professor, Kai está debaixo do piano da escola chorando.

Professor de música Sousuke Ajino. Fonte: site oficial do anime piano-anime.jp
Professor de música Sousuke Ajino. Fonte: site oficial do anime "piano-anime.jp"

Sousuke começa a tocar o piano para acalmar Kai. Então o professor pergunta se Kai quer ir para casa ou quer que ele continue a tocar. Kai responde que não, que não quer continuar a ouvir "essa porcaria" e diz que seu professor errou uma nota, além da mão atrasar por duas vezes. Sousuke fica surpreso, pois ele só tocou uma única vez a música em sala de aula e pergunta se realmente Kai havia percebido estes erros.

Kai responde ao professor de maneira natural, falando que não é idiota e que é possível para memorizar a música ouvindo uma única vez. Foi neste momento que o interesse de Sousuke Ajino pelo menino cresceu e decidiu ensiná-lo da melhor maneira possível, tentando passar suas habilidades.

O pequeno menino prodígio acaba ganhando diversos concursos à medida que vai crescendo até chegar ao Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin em Varsóvia, uma cidade localizada na Polônia. Trata-se de uma das competições mais antigas de piano do mundo e possui reconhecimento mundial.

Cena em que Kai Ichinose chega em Varsóvia para o Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin. Fonte: site oficial do anime piano-anime.jp
Cena em que Kai Ichinose chega em Varsóvia para o Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin. Fonte: site oficial do anime "piano-anime.jp"

À medida que aprimora cada vez mais suas habilidades, Kai Ichinose conhece diversos grandes pianistas no Japão e no mundo, chegando a estudar no exterior, inclusive. Se você aprecia música clássica, sem dúvidas irá gostar deste animê, como foi dito no início desta resenha.