Se você fez um upgrade de armazenamento recentemente sabe o quão inconveniente é instalar um SSD NVME na placa mãe. Para acessá-lo, muitas vezes é necessário remover a placa de vídeo, ou até mesmo o cooler do processador. A Asus encontrou uma forma diferente de utilizar as lanes ocupadas que não são diretamente utilizadas pela GPU. Um Slot M.2 extra, de fácil acesso.

ASUS apresenta protótipo de RTX 4060 Ti com slot M.2 para SSD

Um vídeo publicado por Tony Tu na plataforma Bilibili mostra um protótipo de uma RTX 4060 Ti com um Slot M.2 para SSD NVME acoplado na PCB da placa. Como isso é possível? Acontece que as placas de vídeo de entrada e intermediárias lançadas recentemente não utilizam todas as lanes do slot PCIE x16. No caso da RTX 4060 Ti, apenas 8 lanes são utilizadas - metade da largura de banda disponível pelo slot.

Tony Tu apresentando o protótipo. Fonte: BiliBili
Tony Tu apresentando o protótipo. Fonte: BiliBili

Com o preço dos SSD NVME despecando, é cada vez mais comum encontrar usuários com vários gigabytes desse tipo de armazenamento no computador. O problema agora não é mais o preço do SSD, mas sim a quantidade de slots que temos disponíveis na placa mãe. Numa placa mãe de entrada, é comum encontrarmos apenas um slot M.2 disponível para armazenamento. Essa solução de encaixar um slot a mais na placa de vídeo é bem conveniente e faz bastante sentido para os setups custo-benefício.

ASUS RTX 4060 Ti Dual com slot M.2 SSD. Fonte: Tony/ASUS - Upscale de imagem feito por Videocardz.
ASUS RTX 4060 Ti Dual com slot M.2 SSD. Fonte: Tony/ASUS - Upscale de imagem feito por Videocardz

No quesito performance, foram executados testes no CrystalDiskmark e tudo aparenta estar em ordem, confira os dados na imagem abaixo:

Benchmarks no CrystalDiskMark comprovam a temperatura e desempenho do SSD. Fonte: Tony
Benchmarks no CrystalDiskMark comprovam a temperatura e desempenho do SSD. Fonte: Tony/ASUS

Possíveis pontos negativos

Os possíveis pontos negativos são abordados no vídeo: o primeiro, consumo extra de energia. Um SSD NVME não deve puxar mais que 10W. Considerando que um conector PCI 8 pinos da fonte consegue fornecer até 150W e o próprio slot PCIE fornece mais 75W (totalizando 225W), essa pequena diferença de consumo não deve prejudicar a performance da placa de vídeo em questão.

.
PCB da RTX 4060 Ti. Fonte: Tony/ASUS

Outro problema abordado é o calor: A placa de vídeo é o componente do computador que mais dissipa calor, e os SSD NVME são sensíveis à temperatura. A questão é que, quando instalado diretamente na placa de vídeo, o SSD toma proveito do próprio sistema de refrigeração das ventoinhas da placa. Nos testes feitos no vídeo, o SSD ficou com temperatura menor instalado na GPU do que na placa mãe.

.
Arrefecimento da RTX 4060 Ti. Fonte: Tony/ASUS

Vale mencionar que essa modificação é apenas um protótipo. A Asus não anunciou lançamentos ou nada do tipo. Mesmo assim, é interessante que estejam testando ideias novas para esquentar o mercado de hardware.