A Samsung começou a produzir chips de memória DDR5 DRAM em massa com litografia de 12nm. As novas memórias DDR5 da Samsung melhoraram consideravelmente em termos de consumo de energia, podendo consumir até 23% menos energia do que a geração anterior. Confira a seguir os detalhes sobre o novo hardware desenvolvido pela sul coreana.

Memórias DDR5 DRAM da Samsung começam a ser produzidas

Samsung anuncia início da produção em massa de chips de memória DDR5 DRAM. Fonte: Samsung
Samsung anuncia início da produção em massa de chips de memória DDR5 DRAM. Fonte: Samsung

Foi anunciado hoje (18) pela Samsung que a produção em massa de suas memórias DDR5 DRAM começou. Segundo a fabricante sul coreana, a nova geração de memórias possui uma eficiência energética superior, chegando a consumir 23% menos energia. Isso foi possível graças a um novo material com alta constante dielétrica que ajuda a aumentar a capacitância da célula. A empresa diz:

Usando tecnologia de processo diferenciada, a DRAM DDR5 de classe de 12nm líder do setor da Samsung oferece excelente desempenho e eficiência de energia. Nossa DRAM mais recente reflete nosso compromisso contínuo em liderar o mercado de DRAM, não apenas com produtos de alto desempenho e alta capacidade que atendem à demanda do mercado de computação por processamento em larga escala, mas também com a comercialização de soluções de próxima geração que suportam maior produtividade.

Capacidades dos novos chips de memória DDR5 da Samsung

Os novos chips de memória DDR5 da Samsung possuem 16GB e tem uma velocidade máxima de 7,2 Gbps. Para se ter uma ideia, eles conseguem processar dois filmes UHD de 30 GB em um segundo.

Chip de memória Samsung DDR5 DRAM. Fonte: Samsung
Chip de memória Samsung DDR5 DRAM. Fonte: Samsung

No final de 2022, a Samsung havia finalizado a avaliação de compatibilidade com o hardware da AMD. Agora, a companhia está trabalhando com outras empresas de tecnologia para oferecer um suporte maior a aplicativos e serviços de computação como, por exemplo, de IA (inteligência artificial), que exigem chips de memória mais rápidos e eficientes.