A Samsung anunciou nesta terça-feira (9), o lançamento da primeira memória DRAM de 14nm de 16GB Low Power Double Data Rate 5X (LPDDR5X). De acordo com a empresa, o módulo foi projetado para rodar aplicações de alta velocidade que envolvam, por exemplo, a conexão 5G, a inteligência artificial (IA) e o metaverso. A memória LPDDR5X desenvolvida pela Samsung é um chip mobile projetado para elevar os níveis de velocidade, capacidade e de eficiência energética para aplicações como o 5G.

Samsung anuncia a 1ª memória DRAM LPDDR5X

Anteriormente, em 2018, a fabricante sul-coreana de celulares chegou a lançar uma memória LPDDR5 de 8GB e agora está trazendo a nova geração de seu hardware. O vice-presidente sênior e chefe da equipe de design de memórias DRAM da Samsung Eletronics, SangJoon Hwang, diz:

"Nos últimos anos, segmentos de mercado hiperconectados, como IA, realidade aumentada (AR) e metaverso, que dependem de processamento de dados em grande escala extremamente rápido, têm se expandido rapidamente. Nosso LPDDR5X ampliará o uso de memória de alto desempenho e baixo consumo de energia para além dos smartphones e trará novos recursos para aplicativos de ponta baseados em IA, como servidores e até automóveis."

A LPDDR5X oferece velocidades de processamento de dados de até 8,5 Gbps, que é 1,3 vezes mais rápido que os 6,4 GBps das LPDDR5. Além disso, devido ao uso de uma litografia de 14nm, a eficiência energética melhorou em 20% comparado a geração anterior. Em termos de capacidade, a Samsung LPDDR5X possui chips de 16 GB que podem ir até 64 GB em um kit.

Lançamento e disponibilidade

Segundo a Samsung, ainda em 2021 a empresa irá fazer parcerias com fabricantes globais de chipsets para formar uma estrutura viável para a expansão da realidade digital. O objetivo é utilizar sua memória LPDDR5X como um hardware fundamental para atingir esse objetivo.