A Intel anunciou hoje (16) que irá matar as linhas de processadores "Pentium" e "Celeron" para notebooks em 2023. As CPUs mobile serão substituídas pela marca "Intel Processor" (Processador Intel). Segundo a empresa, o motivo para esta tomada de decisão foi para simplificar sua linha de produtos de entrada.

O vice-presidente da Intel e gerente geral interino de Plataformas Cliente Mobile, Josh Newman, explica sobre o fim das linhas de processadores Pentium e Celeron para notebooks dizendo:

Seja para trabalho ou lazer, a importância do PC só se tornou mais aparente à medida que o ritmo tórrido do desenvolvimento tecnológico continua a moldar o mundo. A Intel está comprometida em impulsionar a inovação para beneficiar os usuários, e nossas famílias de processadores de nível básico têm sido cruciais para elevar o padrão dos PCs em todas as faixas de preço. A nova marca do processador Intel simplificará nossas ofertas para que os usuários possam se concentrar na escolha do processador certo para suas necessidades.

Processadores Pentium e Celeron para notebooks não serão mais vendidos em 2023. Fonte: Intel
Processadores Pentium e Celeron para notebooks não serão mais vendidos em 2023. Fonte: Intel

O que irá acontecer agora?

Embora a linha de processadores Pentium e Celeron da Intel para notebooks seja encerrada em 2023, nada foi dito sobre o fim dos processadores de mesma marca para desktop (computadores de mesa). Talvez seja somente uma questão de tempo até que a Intel anuncie o mesmo para os PCs de mesa.

Sobre as linhas de processadores Pentium e Celeron da Intel

Lançada em 1993 pela Intel, a marca Pentium era, em seu início (até 2006), uma linha de processadores destinada ao hardware mainstream e de alto desempenho. Entretanto, hoje essa marca é relacionada a produtos básicos, de entrada, da empresa. Já a Celeron, é uma linha de processadores que surgiu em 1998.