Recentemente foi descoberto que o SSD WD Blue SN550 sofreu uma queda de até 50% na performance devido a troca de componentes feita pela Western Digital. Agora, foi revelado que o SSD Samsung 970 Evo Plus, um dos melhores M.2 PCIe 3.0 NVMe do mercado, também teve seu desempenho afetado pela troca de peças. A constatação veio através de um YouTuber chinês que teve o vídeo descoberto pelo site tomshardware.

Qual o motivo para trocar componentes?

A alteração de componentes em SSDs não é algo incomum, mas com a pandemia, houve uma grande escassez global de semicondutores. Isso fez com que essa prática se tornasse mais comum e fabricantes como Adata, Patriot, Crucial e Western Digital acabaram trocando as peças de seus SSDs.

Segundo o site Digitimes, a Samsung tem enfrentado uma grande escassez de controladores de SSD devido ao fato de que as fábricas Texa estão tendo dificuldades de produção desde fevereiro deste ano. Isso fez com que a Samsung alterasse os componentes utilizados no modelo 970 Evo Plus. Não se sabe ainda se a empresa fez o mesmo com outros modelos.

Pelo menos a Samsung, ao alterar os componentes utilizados em seu SSD, modificou a embalagem e os números das peças, além de atualizar os dados sobre o produto. A primeira coisa que se percebe, como você pode ver na foto abaixo, é a orientação da imagem ter mudado da horizontal para a vertical. O número da peça mudou também, sendo a nova identificada como MZVL21T0HBLU e a antiga como MZVLB1T0HBLR.

Diferenças na embalagem da variante velha (esquerda) e nova (direita) do SSD Samsung 970 Evo Plus. Fonte: 潮玩客 (YouTube)
Diferenças na embalagem da variante velha (esquerda) e nova (direita) do SSD Samsung 970 Evo Plus. Fonte: 潮玩客 (YouTube)

Como o hardware foi alterado, o novo modelo do Samsung 970 Evo Plus utiliza um firmware diferente da versão antiga. A nova variante usa o firmware 3B2QEXM7 enquanto a antiga utiliza o 2B2QEXM7 (isso pode ser conferido através do programa Samsung Magician na opção "Drive details" na barra do lado esquerdo).

Desempenho mudou?

De acordo com os benchmarks realizados pelo youtuber chinês no CrystalDiskMark, os resultados obtidos foram mistos e tem de ser analisados por partes. A variante antiga atingiu 1750 Mbps e caiu para 1500 Mbps ao completar 40GB enquanto na nova houve um desempenho estável em 2500 Mbps. Entretanto, quando o cache do SLC de 115GB acabou, a variante antiga teve uma queda de velocidade para 800 Mbps.

Mesmo que os testes tenham mostrado uma grande diferença de desempenho, as duas variantes performaram de forma parecida em um teste de cópia de um arquivo de vídeo de 154GB. Porém, quando se trata de resultados térmicos, não há como garantir uma boa precisão, já que não se sabe das condições do ambiente no momento dos testes. Segundo o youtuber, a controladora da nova variante funciona mais quente comparado com a antiga.