O Raspberry Pi pode fazer várias coisas por você, como já falamos em nosso artigo, mas sempre acaba surgindo alguma nova aplicação em que este mini computador de baixo custo é utilizado. Desta vez, o Raspberry Pi foi utilizado para combinar vários modems/roteadores em um único ponto de conexão. Chamada de "bonded router" pelo criador desta configuração, Jona, ela é controlada através da plataforma Speedify.

Como aconteceu

Geralmente, os melhores projetos que se utilizam do Raspberry Pi surgem por necessidade para solucionar um problema específico. No caso de Jona, o que lhe causava "dores de cabeça" era a limitação de sua internet banda larga, que tinha uma velocidade muito baixa. Para resolver este inconveniente, ele decidiu mesclar vários modems/roteadores em um único ponto, somando a velocidade disponível.

O resultado

O resultado do projeto de Jona foi simplesmente um aumento da velocidade de sua internet, que antes variava apenas de 2Mbps a 5Mbps, para 120Mbps. O Raspberry Pi fez o trabalho de distribuir o tráfego de rede entre 4 modems de internet (dois com internet móvel 4G e dois com internet móvel 5G). No sistema foi incluído por Jona um DLS à prova de falhas para funcionar como backup caso a conexão do modem/roteador vinculado caia.

Projeto bonded router feito por Jona com o Raspberry Pi 4. Fonte: Jona
Projeto "bonded router" feito por Jona com o Raspberry Pi 4. Fonte: Jona

Como replicar o projeto

Caso queira reproduzir o mesmo projeto de Jonas em sua casa, você precisa baixar o Speedify no site oficial do desenvolvedor. A plataforma está disponível para computadores com sistemas operacionais baseados em Linux, como é o caso do Raspberry Pi, mas também é possível instalá-la em dispositivos com sistema operacional Windows, MacOS, iPadOS e Android. Na configuração que Jona fez, foi utilizado um Raspberry Pi 4 de 8GB com um HAT LTE (4G), além de um hub USB conectado a um adaptador Ethernet de 4 portas gigabit e um switch Nethear gigabit de 5 portas.

Se quiser ler mais detalhes sobre o projeto de Jona, é possível acessar o tópico no Reddit. Entretanto, ao que parece, a postagem foi removida por motivos de violação de alguma regra da comunidade. Devido ao ocorrido, Jona diz que irá postar um vídeo em seu canal no YouTube.

O que achou deste projeto feito utilizando o Raspberry Pi? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!