Durante seu evento especial na CES 2021, a NVIDIA fez diversos anúncios importantes, falando sobre RTX, parcerias e logicamente GPUs. Durante o evento, o mundo conheceu a nova geração das GPUs mais famosas da atualidade, a GeForce RTX 360.

A nova GPU tornará os benefícios da arquitetura Ampare mais acessíveis do que nunca, oferecendo o desempenho de Ray Tracing até dez vezes superior ao da GeForce GTX 1060.

RTX 3060

A RTX 3060, que é a segunda geração da NVIDIA RTX, tem uma arquitetura eficiente e alto desempenho, com todos os recursos de Ray Tracing, suporte ao NVIDIA DLSS e outras tecnologias.

Confira as principais especificações da RTX 3060.

  • 13 shader-TFLOPs
  • 25 RT-TFLOPs para Ray Tracing
  • 101 tensores -TFLOPs para o NVIDIA DLSS (Deep Learning Super Sampling)
  • Interface de memória 192-bit
  • 12GB de memória GDDR6

Resizable BAR

Foi informado que o Resizable BAR será suportado nas GeForce RTX Série 30 com o lançamento da RTX 3060. Combinada com uma placa-mãe compatível, a tecnologia PCI Express permite que toda a memória da GPU seja acessada pela CPU de uma única vez, proporcionando um melhor desempenho em diversos jogos.

NVIDIA DLSS , Reflex e Broadcast

Da mesma forma que as outras GPUs da série RTX 30, a RTX 3060 também terá suporte às três principais inovações GeForce.

DLSS

A RTX 3060 contará com o NVDIA DLSS, que aumenta as taxas de quadros enquanto gera imagens mais nítidas, além de permitir maximizar as configurações de Ray Tracing e melhorar as resoluções.

NVIDIA Reflex

A tecnologia Reflex oferece vantagem aos jogadores em jogos competitivos multiplayer, reduzindo a latência do sistema para tornar os jogos mais responsivos.

NVIDIA Broadcast

O NVIDIA Broadcast pode ser utilizado pelos usuários em bate-papos e reuniões à distância. O recurso é um conjunto de melhorias de IA de áudio e vídeo, que inclui remoção avançada de ruído, captura de movimentos e fundos virtuais.

Preço e lançamento da RTX 3060

A GeForce RTX 3060 estará disponível para os jogadores no final de fevereiro, no valor de US $329. Os principais varejistas e plataformas dos principais fabricantes devem disponibilizar o produto a partir da data anunciada.

Porém, as previsões exatas de disponibilidade e preço no Brasil ainda não foram divulgadas.