Consideravelmente mais poderoso que suas gerações anteriores, o Raspberry Pi 4 possui uma grande capacidade por míseros US$35. Entretanto, ao ser lançado, houve um erro no projeto de implementação da sua porta USB-C. Segundo o site The Register, este problema foi resolvido nas placas recém-produzidas.

O problema na porta USB-C afetava o fornecimento de energia para o Raspberry Pi 4

O problema na porta USB-C do Raspberry Pi 4, utilizada para receber energia, era relacionado aos cabos de alta velocidade, conhecidos como "e-marked". Os cabos deste tipo, possuem um chip interno em seus conectores que realiza o gerenciamento de energia, modos de acessórios, taxas de dados, entre outras funcionalidades. Este tipo de cabo é normalmente utilizado em smartphones e notebooks, mas quando conectado ao Raspberry Pi 4, o chip interno identifica que o mini-PC é um acessório de áudio e desabilita o fornecimento de energia.

Resumindo, se você possui um cabo USB 3.1 ou de 10Gbps, provavelmente será um cabo "e-marked" e consequentemente não funcionará nas primeiras versões do Raspberry Pi 4. Mas, se você possuir a placa Rev. 1.2, isso não será mais um problema. Entretanto, não há como saber qual o modelo exato que você está comprando, pois os sites que comercializam o computador, não informam.

Não esqueça de conferir nossos artigos sobre o Raspberry Pi 4:

Fonte: cnx-software, tomshardware