Comprar um computador ou notebook usado é uma ótima maneira de economizar dinheiro. Mas infelizmente, não se pode esquecer que existem vários riscos, e o barato pode sair caro. Porém, com algumas precauções, você poderá fazer um bom negócio. Veja abaixo alguns dos maiores riscos em comprar um computador usado, e quais características você deve ficar atento na hora da compra.

Quais são os perigos de comprar um computador usado?

Com a tecnologia de segunda mão, a qualidade geral sempre depende de como o proprietário anterior cuidou da máquina. Computadores de segunda mão podem apresentar surpresas desagradáveis ​​à espreita do seu antigo proprietário.

Às vezes, o software malicioso é instalado com intenção prejudicial. Alguém coloca malware no computador e depois o vende para outra pessoa. Se o usuário não perceber que seu PC foi infectado, o proprietário anterior poderá coletar informações confidenciais.

Às vezes, no entanto, as pessoas não desejam prejudicá-lo diretamente. Em vez disso, o ex-proprietário pode ter se descuidado e pego alguns vírus sem querer. Isso pode ser facilmente resolvido com uma formatação antes de começar a usar a máquina.

Os riscos ao comprar um PC usado

Vejamos algumas maneiras pelas quais um PC antigo pode vir com problemas.

1. Keyloggers

Se o proprietário anterior quiser monitorar sua navegação na Internet, eles podem instalar um keylogger para rastrear o teclado. Isso retransmitirá tudo o que você digitar para o proprietário anterior, incluindo os nomes de usuário e senhas inseridos em sites sigilosos.

Este método de ataque é muito difícil, se não impossível de notar quando você usa o PC. Dessa forma, os usuários podem, sem saber, fornecer seus detalhes de login em sites confidenciais.

2. Software espião

O proprietário anterior pode ter instalado um software que rastreia você. Ele pode usar malware que captura imagens comuns da área de trabalho, para capturar algo confidencial. Outra ação que ele pode ter cometido de forma maliciosa é instalar um programa que usa a webcam integrada para assisti-lo durante o dia.

Isso é mais avançado do que um keylogger, então as chances de comprar computadores com softwares de espionagem de alta tecnologia são bastante baixos, mas existem.

Isso seria mais provável se o vendedor souber que o computador será usados ​​para negócios lucrativos. Como tal, se você é proprietário de uma empresa, vale a pena garantir que não haja espionagem corporativa.

3. Cryptominers

Os cryptominers são um tipo de software que minera criptomoedas, como o Bitcoin. A mineração de criptomoeda requer poder de processamento, então um vendedor mal intencionado pode instalá-los secretamente em computadores a serem vendidos. 

Enquanto você usa seu PC, ele ganha dinheiro extra seqüestrando seu processador. O pior é que os cryptominers passam relativamente despercebidos pelo usuário da máquina infectada. 

4. Arquivos ilegais excluídos

O proprietário anterior pode ter baixado arquivos ilegais para o disco rígido, como filmes de torrents protegidos por direitos autorais. Quando ele vende o PC para você, exclue todos os arquivos, pensando que é suficiente para limpar o disco rígido.

Infelizmente, a exclusão de arquivos não os elimina adequadamente. Tudo o que faz é marcar o arquivo como disponível para ser substituído por outros arquivos. Dessa forma, se o proprietário anterior excluir os arquivos e depois os vender para você, os arquivos ilegais ainda estarão lá.

Como os arquivos são marcados apenas para serem sobrescritos, alguém pode restaurá-los se não houver muita atividade de disco. Se alguém fizer alguma pesquisa dentro do seu disco rígido antes de usá-lo corretamente, poderá encontrar alguns arquivos incriminadores, que podem causar problemas. 

5. Malwares

Mesmo se o proprietário anterior for inocente, ele poderia ter acidentalmente contraído um vírus em seu PC, e vender o PC para você sem que nenhuma das partes perceba no ato da compra.

Se você não limpar corretamente a unidade, um vírus pode estar no disco rígido do PC. Mesmo limparendo corretamente, alguns tipos de malware desagradáveis ​​podem invadir a BIOS, o que os torna muito resistentes, até mesmo aos melhores antivírus.

Dica extra: Cuidado com o Windows pirata

Verifique se o sistema operacional instalado no computador é original, e se não é uma versão pirata. Para um bom desempenho da máquina, é essencial que o software seja original.

Como limpar um PC de segunda mão

Embora esses riscos pareçam assustadores, existem maneiras de limpar um PC para garantir sua segurança. Vamos ver as maneiras como você pode garantir que nada desagradável esteja escondido dentro do seu computador.

Formatação

Se você quiser limpar o disco rígido, vale a pena fazer uma formatação completa. Pode não ser tão fácil fazer essa formatação, mas assim você vai garantir que os arquivos da unidade sejam completamente apagados.

Felizmente, existem ferramentas que você pode usar para "formatar" uma unidade. Isso exclui todos os arquivos. Você pode ler como fazer isso em nosso guia de como formatar seu PC.

Substitua o disco rígido

Se você não quiser o disco rígido no computador de segunda mão, por que não mudar? Claro, isso depende de comprar e trocar o disco rígido - em um notebook será muito mais difícil do que em um computador.

Se você pode trocá-lo para ter absoluta certeza de que não há nada escondido no PC, alterando a unidade. Você pode comprar um novo disco rígido (dê preferência um SSD que é mais rápido) ou usar um do seu PC anterior.

Flash da BIOS

Se você quiser garantir que nada de ruim esteja na BIOS do seu computador recém adquirido, por que não atualizar a BIOS? Informe-se sobre o modelo da placa-mãe do computador, visite o site do fabricante e faça o download da atualização mais recente.

A maioria dos usuários não atualiza sua BIOS, mas se você se importa com a estabilidade contínua, deve verificar periodicamente se existe uma atualização disponível.

Questões de hardware

Saúde da bateria

Se você decidiu comprar um notebook usado, é muito importante que você verifique a bateria. No momento da execução da compra, pergunte ao vendedor que a bateria está 100% carregada, pois assim você pode verificar o estado da bateria. Tenha em mente que com o passar do tempo é normal que a duração da bateria diminua um pouco, mas ainda assim deve se apresentar em perfeitas condições, pelo menos, dar-lhe uma autonomia de 90 minutos, idealmente de 120 minutos. 

Outro ponto não menos importante é o carregador. Você deve ter em mente que o cabo e o adaptador do carregador são peças caras e, em alguns casos, muito difíceis de comprar, então de uma ênfase especial na revisão do mesmo.

Inspeção da parte externa (carcaça)

A parte externa do computador permitirá que você tenha uma idéia de como o usuário anterior cuidava do computador. Você deve levar em conta a data da compra, para que possa fazer uma estimativa entre o tempo que ele foi utilizado e o estado de conservação.

Verifique se o invólucro não tem marcas de impactos, especialmente nos cantos, onde pode estar mais deteriorado. Aí você poderá notar o tratamento que ele teve ao longo do tempo. Se o equipamento tiver sido muito desgastado, você notará marcas significativas nas teclas (elas poderão estar meio apagadas).

Processador e memória RAM

Em geral, a maioria dos computadores de segunda mão tendem a ter um tempo de uso superior a dois anos. Você pode comprar um computador que funcione perfeitamente, mas ainda fique de olho no seu processador, assim como na sua RAM, pois estas partes podem estar desatualizadas, e incompatíveis com algumas das versões mais recentes de muitas aplicações e programas.