Há tempos que o mercado de computadores não anda muito bem, apesar de uma alta recente nos últimos meses. No geral, as pessoas estão optando por dispositivos 2-em-1, smartphones e ultrabooks.

Conforme estimativas geradas pelo World Quarterly Personal Computing Devices Tracker, exibidas em uma publicação recente da IDC, a venda de dispositivos de computação pessoal no mundo irá seguir em queda até 2021.

Os dados expostos mostram que os números deverão cair de 435.1 milhões de unidades vendidas em 2016 para 398.3 milhões em 2021. Os dispositivos híbridos, por sua vez, no mesmo cenário, deverão apresentar crescimento de 14%.

Os laptops ultrafinos deverão apresentar uma taxa de crescimento anual composta de 11,8%, o maior crescimento entre as categorias.

Gráfico.
Gráfico.
Vendas de  PCs no mundo.
Vendas de PCs no mundo.

 

"Pode ser desafiador analisar o mercado de vendas de PCs Globais com tantas tendências que estão aparecendo. Quando olhamos para os tablets, a expectativa é de que a categoria continue a cair, pois a atenção nesses dispositivos está diminuindo o seu ciclo de vida se tornando similar ao dos PCs de 4 ou 5 anos atrás.", disse  Ryan Reith, Vice Presidente de programação com o Worldwide Quarterly Mobile Device Trackers.

"Os híbridos continuam a crescer, mas reduzimos nossas expectativas à curto-prazo, levando em conta que as OEMs estão adotando uma transição lenta dos notebooks tradicionais para o formato 2-em-1.

A boa notícia nessa categoria é que tanto os consumidores domésticos quanto os comerciais estão se interessando pelo Windows 10, e nós atualmente estamos em um ponto onde os 2-em-1 já representam mais de 50% das vendas dessa categoria. Algo que deve continuar na nossa previsão", completou Reith.