O Chrome irá ocultar o IP dos usuários através de um novo recurso de "Proteção de IP". Através do mascaramento dos seus endereços IP, utilizando servidores proxy, você ganhará uma privacidade maior. O objetivo do Google com o novo recurso de proteção de IP de seu navegador Chrome é garantir a privacidade dos usuários e as funcionalidades essenciais da web.

Google implementa recurso de proteção de IP no Chrome

Google trará no Chrome 119 um novo recurso de proteção de IP. Fonte: Oficina da Net
Google trará no Chrome 119 um novo recurso de proteção de IP. Fonte: Oficina da Net

Caso não saiba, o endereço IP permite que os sites e serviços online possam rastrear as atividades dos usuários, facilitando a identificação de comportamentos padrão. Essa prática faz com que se perca a privacidade, já que ao contrário dos cookies de terceiros, você não tem a opção de bloquear esse tipo de rastreio.

Os endereços de IP são essenciais para o roteamento do tráfego de dados, prevenção de fraudes e outras atividades que são importantes na rede. Entretanto, o Google encontrou uma forma de implementar o recurso de "proteção de IP" no Chrome através do roteamento do tráfego de domínios específicos de terceiros através de proxies, tornando o endereço IP do usuário invisível para estes domínios. A nova funcionalidade se adaptará para continuar a proteger o usuário contra o rastreamento de sites. O Google descreve a nova função do Chrome dizendo:

O Chrome está reintroduzindo uma proposta para proteger os usuários contra rastreamento entre sites por meio de endereços IP. Esta proposta é um proxy de privacidade que anonimiza endereços IP para tráfego qualificado conforme descrito acima

A proteção de IP no Chrome será um recurso opcional inicialmente e irá garantir aos usuários um controle maior sobre a privacidade deles. Neste período, o Google irá monitorar as tendencias de comportamento durante a utilização da funcionalidade. Essa etapa servirá para acomodar peculiaridades regionais e obter uma curva de aprendizado.

No início, o Google pretende aplicar a proteção de IP somente em alguns domínios, concentrando naqueles que são percebidos como rastreadores de usuários.

Como irá funcionar as fases da implementação da proteção de IP do Chrome?

O Google pretende implementar o recurso de proteção de IP por fases no Chrome. Na primeira, chamada de "fase 0", o Google irá analisar as solicitações de proxy somente nos domínios da própria empresa, utilizando um proxy proprietário. Isso servirá como teste para a infraestrutura do sistema, facilitando a implementação de ajustes na lista de domínios.

O novo recurso de proteção de IPs será lançado inicialmente nos EUA para usuários do navegador Google Chrome. Para evitar possíveis casos de uso indevido, um servidor de autenticação do Google irá distribuir tokens de acesso ao proxy, definindo uma cota para cada usuário.

Após a fase 0, o Google irá utilizar um sistema proxy de 2 saltos para aumentar ainda mais a privacidade.

Estamos considerando usar 2 saltos para melhorar a privacidade. Um segundo proxy seria executado por um CDN externo, enquanto o Google executa o primeiro salto. Isso garante que nenhum proxy possa ver o endereço IP do cliente e o destino. CONNECT & CONNECT-UDP suportam encadeamento de proxies.

Como vários serviços online utilizam GeoIP para determinar a localização do usuário, o Google pretende atribuir endereços IP e conexões proxy que representem uma localização mais geral do usuário ao invés de um local específico.

O Google pretende realizar testes utilizando domínios das plataformas Gmail e AdServices.

Lançamento e disponibilidade

O Google pretende testar a proteção de IP entre o Chrome 119 e o Chrome 225.

Fonte