Com o tempo, os programas mudam sua estética geral para acompanhar os tempos. As bordas são arredondadas, efeitos são adicionados, cores são alteradas, etc. É o que os mantém interessantes, e o navegador mais popular da internet está preparando uma mudança de design. Veja como ativar a atualização de design do Google Chrome 2023.

No momento, o Google está se preparando para renovar um pouco o visual do Chrome. É chamado de atualização de 2023, então devemos esperar que a empresa lance essa atualização para o público antes do final do ano. No entanto, se você quiser ver o que o Google está preparando, pode ter uma prévia. Apenas ativando algumas opções, você pode ver esse novo design.

Atenção antes de atualizar

É preciso ter cautela ao explorar as opções novas do Chrome. Esses recursos são todos experimentais, o que significa que eles ainda não são estáveis.

A empresa ainda está trabalhando neles, então você deve esperar instabilidade, bugs, travamentos e outros problemas ao usar a plataforma. Se você for usar uma opção, é melhor evitar fazer trabalhos importantes, porque nunca se sabe se o programa vai travar ou congelar. Você não quer perder o seu trabalho.

Como ativar a atualização de design Chrome 2023

Tempo necessário: 2 minutos

Por enquanto, o visual do Google Chrome é bastante padrão. Muitos elementos da interface do usuário são planos. No entanto, o Google tem dado aos seus produtos uma aparência mais arredondada e suave. Vemos isso em seus sites, mas principalmente em dispositivos Android.

  1. Primeiro, você precisará acessar as opções corretas. Vá para a barra de endereço e digite:

    chrome://flags

  2. Abaixo disso, você verá uma lista das opções disponíveis que você pode ativar. Fique à vontade para navegar pelas opções e ver se algo chama sua atenção. Haverá uma lista de opções expiradas, e você pode simplesmente ignorá-las. 

    Se você está lá apenas para a mudança de design, vá para a barra de pesquisa no topo da página. No campo de pesquisa digite: refresh.

    Feito isso, será necessário reiniciar o Chrome, basta fechar todas as janelas e abrir de novo. Ou usar o botão Relaunch que está nessa página.

    Passo 2 de: Como ativar a atualização de design Chrome 2023
    Pílula do site

Então, o que mudou?

Pílula do site
Pílula do site

Quando você reiniciar o navegador, verá o novo design da interface. Esta é uma mudança apenas visual, sem muitas mudanças funcionais. Você notará algumas diferenças nas abas. Elas ainda sobem suavemente da barra de ferramentas, mas quando você passa o cursor sobre uma aba, verá um destaque em forma de pílula aparecer ao redor do nome da página.

Guias recentes
Guias recentes

À esquerda das abas, você verá uma pequena seta para baixo dentro de um botão quadrado. Isso mostrará uma lista de suas abas recentes. No topo da lista, você verá as abas que estão reproduzindo áudio. Abaixo disso, você verá as abas que estão abertas no momento. E, em seguida, você verá as abas que você fechou recentemente.

Configuração do site
Configuração do site

Na barra de pesquisa, à esquerda da URL, você verá um ícone diferente. Antes, mostrava um ícone de cadeado. Agora, mostra um ícone de configurações. Quando você clica nele, um menu aparece com algumas configurações úteis. Você poderá ativar/desativar o som para aquela página, acessar as configurações do site e as configurações de cookies, e ver se o site é seguro.

Menu de três pontos

Quando você acessa o menu de três pontos no canto superior direito da tela, notará algumas diferenças. Primeiro, o menu é um pouco maior e cada item tem um pequeno ícone ao lado. Isso facilita um pouco a busca da configuração desejada.

Novo menu
Novo menu

Você também notará que suas configurações de perfil foram movidas para o menu. Antes, ficavam à esquerda do menu. Ainda é possível clicar na foto do seu perfil para acessar diretamente as configurações de perfil.

O restante das mudanças são pequenas alterações nos ícones e outros elementos pequenos da interface do usuário. Se a interface parecer agradável para você, aplicá-la leva apenas alguns segundos.

Mas, e se você não gostar?

Bem, se você aplicar o tema e mudar de ideia, poderá reverter facilmente isso. Volte para a página de opções. Ela deve ser recarregada automaticamente quando você reiniciar o programa. Se não abrir ou você fechou por engano, pode abrir novamente uma aba e digitar:

chrome://flags

Desta vez, quando você vir a página de opções, não precisará procurar pelas opções novamente. Como as opções de atualização do design de 2023 são as últimas que você ativou, elas estarão no topo da lista. Apenas mude-as para o DEFAULT no menu suspenso. Depois disso, você reinicia o navegador novamente e será recebido com a estética anterior.