Na última quarta-feira (07) a Google liberou a primeira prévia do Android P, voltada somente para desenvolvedores. Contudo, entre as primeiras novidades do sistema, temos o suporte ao recorte na tela e determinados recursos para notificações redesenhadas, para Wi-Fi, além de mais opções no quesito segurança, promessas de melhor autonomia de bateria e performance. Mais novidades sobre o novo sistema Android P devem ser reveladas em maio no Google I/O.

Veja a lista dos smartphones que devem receber Android P.

O Android P também traz suporte ao "entalhe", "topete", ou seja, o "notch", tela que deve ser uma das principais tendências do segmento neste ano, mesmo com grandes críticas quando anunciado pela primeira vez pela fabricante Apple, mas marcando presença em lançamentos recentes, como o Zenfone 5 da ASUS. Já pensando neste comportamento, o Android P virá com suporte para este tipo de tela.

Logo provisório do novo sistema operacional
Logo provisório do novo sistema operacional

O novo sistema também terá suporte ao WiFi IEEE 802.11mc, conhecido como Wi-FI RTT, o qual permite a identificação exata do dispositivo ao efetuar a triangulação de três ou mais roteadores, sem a necessidade de conexão. A nova tecnologia traz diversas possibilidades aos usuários, como a opção de compartilhar a sua localização em ambientes fechados, nos quaisn geralmente os GPS apresentam problemas.

Novo tipo de notificação

O sistema da Google vai trazer um novo recurso que é a evolução do MenssagingStyle da versão Nougat, ou seja, uma nova forma de notificação. O usuário poderá responder diretamente na notificação a mensagem recebida, além de ter a possibilidade de enviar adesivos e fotos, sem precisar acessar o aplicativo. Além disso, o usuário receberá indicações de respostas baseadas em inteligência artificial.

Duplo sistema de câmeras

Com a apresentação de um grande número de smartphones com o sistema duplo de câmeras, a companhia, com isso, vai anunciar o novo Android preparado para a nova tecnologia, com um sistema que conta com uma API própria para múltiplas câmeras, onde os desenvolvedores poderão explorar os recursos com o efeito bokeh, além de alternar os sensores.

Privacidade e Segurança

O novo sistema operacional Android P vai trazer uma função que promete mais privacidade aos usuários, isso porque o sistema vai bloquear de forma automática o acesso ao microfone e a câmera do aparelho quando o aplicativo está inativo.

Além disso, o sistema também chega com incrementos de segurança para pagamento NFC, nova interface de gerenciamento de biometria em aplicativos, suporte aos codecs HEIF e aos vídeos HDR VP9, além de aperfeiçoamentos na inteligência artificial.