Muitos usuários ainda sofrem para conseguir se conectar em redes móveis. Levando em consideração o fato, o Google está testando um novo buscador voltado para usuários de internet 3G lenta.

O aplicativo por enquanto, está sendo testado somente na Indonésia, apesar de pertencer perfeitamente à realidade brasileira, o app ainda não pode ser encontrado na Google Play do mundo.

Google Search Lite
Google Search Lite

O Google Search Lite segue o mesmo propósito e conceito das versões "Lite" do Facebook, com o objetivo de cortar o máximo de consumo de dados, deste modo, tornando as ações mais rápidas. A empresa, com isso, pretende ofertar algumas funções offline, e ainda com a missão de reduzir o uso do plano de dados móveis.

De acordo com o site Android Police, o novo aplicativo possui diferenças em relação ao app convencional para o Android. Através dele é possível realizar buscas por voz e texto, com a barra de pesquisas na parte inferior da tela.

Também é possível fazer ajustes nas configurações do aplicativo para apenas abrir páginas "lights", bem provavelmente passando pelo filtro do Google Web Light, a ferramenta da empresa que tem como objetivo acelerar o carregamento de sites removendo os elementos mais pesados, bem como abrir sites apenas dentro do navegador interno do aplicativo, o que também possibilita a redução de tempo de carregamento.