O xCloud finalmente ganhará o suporte a mouse e teclado em breve, de acordo com a Microsoft. Durante a XFest 22, foi abordado sobre a latência e otimização do streaming de jogos do Xbox para entregar experiências melhores em dispositivos mobile. A transmissão deste tópico foi publicada no canal Microsoft Game Dev, onde um engenheiro de software da equipe responsável pela transmissão de jogos na nuvem da Microsoft deu detalhes sobre as novidades que estão por vir para o Xbox Cloud Gaming.

Durante sua palestra, Morgan Brown, engenheiro de software da equipe de streaming do Xbox, disse que a Microsoft está trabalhando para adicionar o suporte a mouse e teclado para o serviço de streaming xCloud. Morgan fala:

O Xbox suporta teclado e mouse há alguns anos e estamos trabalhando para adicioná-lo ao streaming para usuários de PC. Mas você pode começar a adicioná-lo ao seu jogo agora mesmo e os usuários de teclado e mouse do console irão apreciá-lo. Ele acenderá no streaming assim que terminarmos de adicioná-lo.

Há algum tempo a Microsoft vem incentivando os desenvolvedores de jogos a pensarem mais na implementação do suporte a mouse e teclado para títulos que estão presentes para streaming no PC. Anteriormente, o responsável pelo Microsoft Flight Simulator, Jorg Neumann, até chegou a brincar que o jogo poderia ganhar a capacidade de utilizar mouse e teclado nesse verão (nos EUA), algo entre junho e setembro.

Quais jogos irão ter suporte a mouse e teclado?

O plano da Microsoft é trazer o suporte a mouse e teclado não só para títulos originalmente criados para PC, mas também para jogos do Xbox. Pudemos ver como exemplos games como Sea of Thieves, Minecraft, Halo Infinite e até Fortnite, sendo jogados através de um mouse e um teclado. Embora a lista de títulos que tem essa capacidade ainda seja pequena, é provável que o recurso chegue para mais jogos ainda em 2022.

Latência aprimorada no streaming de jogos no xCloud

Agora a Microsoft está oferecendo aos desenvolvedores de jogos uma forma de melhorar a latência dos jogos disponíveis no Xbox Cloud Gaming (xCloud). De acordo com a empresa, sua nova API pode economizar até 72ms de latência geral. Isso é possível através do Direct Captura, que utiliza recursos de hardware em software, eliminando assim o tempo de espera para o VSync, além de buffer duplo ou triplo.

O que a melhora da latência nos jogos do xCloud pode trazer. Fonte: Microsoft
O que a melhora da latência nos jogos do xCloud pode trazer. Fonte: Microsoft

Houve também um trabalho com o dimensionamento de telas e os artefatos que trazem uma latência maior para o streaming de jogos. É válido salientar que vários títulos do xCloud já oferecem suporte ao Direct Capture. Com isso, a latência pode cair para algo em torno de 2 a 12 milissegundos contra 8-74ms.

Como a latência ocorre no serviço de streaming Xbox Gaming Cloud (xCloud). Fonte: Vitor Valeri
Como a latência ocorre no serviço de streaming Xbox Gaming Cloud (xCloud). Fonte: Vitor Valeri

Porém, estes benefícios citados possuem algumas limitações. Um deles é que o Direct Capture suporta apenas uma resolução máxima de 1440p, além de não entregar HDR.

Como a latência reflete nas plataformas?

Embora exista a limitação para o recurso Direct Capture, atualmente o xCloud reduz a resolução dos jogos para 720p em celulares e para 1080p no PC. Futuramente a Microsoft pretende oferecer o suporte a resoluções mais altas, mas infelizmente ainda não há previsão para isso. Morgan Brown diz:

Isso é algo que esperamos que mude com o tempo, com base em diferentes dispositivos, condições de rede e melhorias na pilha de streaming.