No final de junho, às smart TVs Samsung serão as primeiras a ganhar acesso ao xCloud. A informação veio através do Xbox Wire, site oficial de notícias sobre o Xbox da Microsoft, onde a vice-presidente de experiências em jogos e plataformas, Ashley McKissick, diz que 27 países irão poder experimentar o acesso a jogos na nuvem através de um aplicativo para smart TVs.

Ashley diz que o primeiro parceiro a obter o aplicativo Xbox será a Samsung. Durante sua fala, nota-se que inicialmente, somente as TVs de 2022 da fabricante sul-coreana de displays para televisores terão acesso ao xCloud, serviço de streaming de jogos que utiliza a nuvem para realizar todo o processamento gráfico necessário.

Já era um plano que havia sido anunciado em 2021

O editor chefe do Xbox Wire, Will Tuttle, chegou a publicar em junho de 2021 que a Microsoft já estava trabalhando em parceria com fabricantes de TVs para trazer todos os serviços do Xbox através de um aplicativo para a plataforma. A ideia era trazer a possibilidade de jogar sem a necessidade de um console Xbox, precisando somente de um controle, para realizar os comandos, e o acesso à internet.

O que você precisa para jogar? Um aplicativo, acesso à internet e qualquer controle Bluetooth

Para jogar algum título do Xbox, basta ser um assinante do Xbox Game Pass Ultimate, baixar o aplicativo Xbox em sua smart TV e utilizar um controle com Bluetooth como, por exemplo o do Xbox, o Elite Series 2 ou mesmo o DualSense, do PlayStation. Dentre os benefícios do Xbox Game Pass, está o acesso ao serviço de streaming de jogos Xbox Gaming Cloud, mais conhecido como xCloud, que permite rodar jogos sem a necessidade de um hardware instalado em sua sala para rodar games em alta qualidade.

Lançamento e disponibilidade

O aplicativo Xbox para smart TVs será lançado no dia 30 de junho de 2022 em 27 países. Entretanto, a Microsoft diz que os modelos 2022 da Samsung serão os primeiros a obter o app, mas que posteriormente outros fabricantes irão ganhar o benefício para seus televisores. Não foi divulgado quais serão as regiões que irão ter o aplicativo Xbox disponível para download, mas acredita-se que sejam as mesmas que já tem acesso ao xCloud, incluindo o Brasil (confira aqui a lista de países com suporte ao xCloud na aba "Xbox Game Pass")