Seguindo a ideia da iniciativa "Xbox Everywhere" da Microsoft, a empresa irá lançar, ao que parece, um dongle HDMI que pode ser chamado de "Xbox Streaming Stick". A informação foi supostamente vazada por Jeff Grubb, do VentureBeat, e Tom Warren, do The Verge. A ideia do dispositivo é permitir o acesso a biblioteca de jogos do Xbox Game Pass Ultimate, além de serviços de streaming de filmes e séries.

Se o "Xbox Streaming Stick" virar realidade, muitos poderão ter acesso a diversos grandes títulos oferecidos através do Xbox Gaming Cloud (xCloud), serviço de streaming de jogos da Microsoft, que está presente como um dos benefícios do Xbox Game Pass Ultimate. Dessa forma, não será mais necessário, dependendo das exigências do usuário, ter um console no móvel da TV para jogar um game.

O que é o Xbox Streaming Stick?

Chamado de Xbox Streaming Stick pelo site Techradar, o dongle HDMI que a Microsoft poderá lançar é um dispositivo do tamanho de um Fire Stick TV da Amazon. Seu foco será a transmissão de jogos do Xbox através da nuvem via streaming utilizando o serviço xCloud (Xbox Cloud Gaming).

O que é o xCloud (Xbox Cloud Gaming)?

O Xbox Cloud Gaming foi criado como uma forma de acessar jogos através de dispositivos mobile (celulares e tablets), além de navegadores (web). Em outubro de 2021 foi anunciada a atualização do hardware utilizado para rodar os jogos na nuvem, onde foram utilizados consoles Xbox Series X personalizados. O xCloud chegou ao Brasil em setembro de 2021.

Game Pass Ultimate: Serviço necessário para acessar o xCloud

Os assinantes do Game Pass Ultimate, tem incluso o Xbox Live Gold, que tem como benefícios o acesso exclusivo a jogos gratuitos por tempo limitado todos os meses, além da possibilidade de jogar jogos multiplayer online e ganhar descontos exclusivos na Microsoft Store. Além disso, a assinatura do Game Pass Ultimate também dá ao usuário acesso a uma biblioteca de mais de 100 jogos para baixar no console ou PC, assim como ao Xbox Gaming Cloud (xCloud), serviço de streaming de games.

Quanto vai custar

Acredita-se que o Xbox Streaming Stick irá custar consideravelmente menos que um Xbox Series S. Além disso, a estimativa é que o dongle HDMI da Microsoft custe menos de US$ 100.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com os rumores, o Xbox Streaming Stick poderá ser lançado em 2023. Entretanto, como nada sobre o novo dongle HDMI da Microsoft foi falado de forma oficial, leve estas informações com um toque de ceticismo.

Este possível movimento da Microsoft não seria uma surpresa. Segundo o site VentureBeat, em diversos momentos a empresa disse que "não se importa como você entra no ecossistema do Xbox". Daí a ideia do "Xbox Everywhere", que tem como objetivo trazer os jogos do Xbox para o maior número de plataformas possíveis, estando presente em qualquer lugar, onde quiser.

O que você acha que acontecerá com a chegada do dongle HDMI Xbox Streaming Stick? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre como a indústria de jogos irá reagir a isso.