O Xbox Cloud Gaming, streaming de jogos na nuvem, está finalmente chegando ao Brasil. A Microsoft confirmou de forma oficial que o serviço, batizado anteriormente de Project xCloud, será lançado nesta quinta (30) em países como Brasil, Austrália, Japão e México, a partir das 15h (horário de Brasília). Por aqui, a plataforma estava em fase experimental a quase um ano e surpreendentemente, os testes foram encerrados para anunciar o lançamento oficial do serviço. Agora, o serviço está disponível em 26 países.

Xbox Cloud Gaming chega oficialmente no Brasil

Se você ainda não conhece a proposta do serviço, o Xbox Cloud Gaming permite aos usuários aproveitarem os jogos que geralmente são executados em um console, mesmo sem ter um console. Tudo isso acontece via streaming, não havendo a necessidade nem mesmo de fazer o download dos jogos, já que tudo já que tudo roda pela internet através de hardwares personalizados do Xbox Series X em servidores da Azure.

O Xbox Cloud Gaming estará disponível para PC, celular e tablet (Android e iOS). (Imagem: Reprodução/Microsoft)
O Xbox Cloud Gaming estará disponível para PC, celular e tablet (Android e iOS). (Imagem:Reprodução/Microsoft)

Os jogos são transmitidos em resolução Full HD (1080p) com até 60 quadros por segundo (fps). Além disso, o desempenho do serviço ao executar os jogos é também um dos grandes pontos positivos, fornecendo carregamentos ultrarrápidos, melhores frame rates e gráficos, além de inteligência artificial mais intuitiva. Aliás, já que está conectado à internet, vale lembrar que é possível sincronizar o progresso entre os dispositivos que você utiliza, mesmo aqueles que não precisam de um joystick, como um tablet ou celular.

Em comunicado oficial, a empresa garantiu que os jogadores terão acesso a mais de 100 diferentes títulos, além de explicar o que é possível fazer com o sistema de jogos via streaming:

"Isso significa que os jogadores tem a possibilidade de continuar sua campanha em ‘Gears 5’ em um laptop modelo de entrada sem configurações gamer, mudar para uma partida de ‘Sea of Thieve’s com um amigo usando apenas um telefone iOS, ou testar um novo título em um tablet Android".

A Microsoft ainda salienta que o serviço de streaming permitirá aos jogadores experimentar os famosos e exclusivos jogos do Xbox, como ‘Halo Infinite’, ‘Forza Horizon 5’ e ‘Back 4 Blood’ — tudo direto da nuvem. Chegando oficialmente no Brasil, Austrália, Japão e México, o Xbox Cloud Gaming está agora disponível em 26 países, para mais de um bilhão de pessoas.

Mesmo sem ter um console, será possível executar jogos como Forza Horizon 5, além de outros títulos. (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Mesmo sem ter um console, será possível executar jogos como "Forza Horizon 5", além de outros títulos. (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Oportunidade para mais de um bilhão de jogadores

Com a expansão do Xbox Cloud Gaming, a Microsoft irá oferecer esta oportunidade de aproveitar jogos através da nuvem para mais de um bilhão de jogadores, em diferentes países de cinco continentes.

Além da facilidade de jogar títulos mesmo sem possuir um PC muito potente ou consoles, os jogadores também poderão jogar mesmo que não contem com um controle, por exemplo, com a Microsoft esforçando-se ao máximo para permitir que cada vez mais fãs tenham a possibilidade de desfrutar dos grandes jogos.

"Embora cloud gaming tenha suporte a uma variedade de controles, nós também queremos garantir que todos os jogadores sintam-se bem-vindos ou possam jogar mesmo sem ter um controle. Para tanto, criamos suporte para controle touch em jogos selecionados como Minecraft Dungeons e Hades, e mais jogos que com o tempo receberão suporte para controle touch."

Como acessar o Xbox Cloud Gaming?

O Xbox Cloud Gaming não terá nenhum custo adicional para quem já assina o serviço Game Pass Ultimate, que custa R$ 45 por mês no Brasil. Para começar a utilizar o serviço, é necessário ter conexão de internet estável de pelo menos 10 megabits por segundo (10 Mbps), o que pode ser fornecido por um configuração de internet à cabo, Wi-Fi ou conexão 4G se for no celular.

Falando nisso, é necessário ter também um dispositivo compatível com o recurso, como PC, iOS (iPhone e iPad) ou Android (smartphones ou tablets). Por ora, não será possível o serviço de streaming por meio do Xbox One, Xbox Series X e S. Embora exista essa expectativa, a empresa não deu detalhes sobre a previsão de lançamento do recurso para os consoles da marca.