Foi anunciado pela Microsoft a abertura de sua loja de aplicativos no Windows para a integração de lojas de terceiros. Com isso, a Microsoft Store irá ganhar aplicativos da Amazon e da Epic Games nos próximos meses. Inicialmente a novidade chegará para Windows 11, mas a empresa pretende revisar sua loja de apps para Windows 10 também.

A abertura da Microsoft Store era esperada desde o anúncio do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 11. Através da parceria da Microsoft com a Amazon, será possível agora procurar por apps Android da Amazon Appstore diretamente da Microsoft Store. Em breve será disponibilizada uma atualização com esta integração para os participantes do Programa Windows Insider.

Steam ainda não está na lista de parceria

Mesmo que a Steam não esteja na lista de parcerias com a Microsoft Store, é muito provável que ela esteja em um futuro próximo integrada à loja de aplicativos da Microsoft. Enquanto isso, a Epic Games já iniciou a integração de sua plataforma de jogos com a loja de aplicativos do Windows.

O gerente geral da Microsoft Store, Giorgio Sardo, diz:

"Assim como qualquer outro aplicativo, os aplicativos de loja de terceiros terão uma página de detalhes do produto - que pode ser encontrada por meio de pesquisa ou navegação - para que os usuários possam encontrá-lo e instalá-lo facilmente com a mesma confiança de qualquer outro aplicativo na Microsoft Store no Windows. Hoje, estamos compartilhando que a Amazon e a Epic Games trarão seus aplicativos de vitrine para a Microsoft Store nos próximos meses e estamos ansiosos para dar as boas-vindas a outras lojas também no futuro."

Diversos aplicativos já foram adicionados à Microsoft Store

Devido às novas políticas da Microsoft Store, diversos aplicativos populares já foram adicionados à loja de aplicativos da Microsoft como, por exemplo, Discord, Zoom, VLC, TeamViewer e Visual Studio Code. Há também PWAs (Progressive Web Apps) do Reddit, Wikipedia, TikTok, Tumblr e mais.