Hoje a Microsoft confirmou oficialmente que seu novo sistema operacional irá se chamar Windows 11. Após meses com diversos vazamentos sobre o SO, além de provocações feitas pela própria empresa, o sucessor do Windows 10 é uma realidade agora. Durante a apresentação da Microsoft, notamos que o foco do novo SO é a simplificação da interface de usuário do Windows, além disso, ainda tivemos um redesign da Microsoft Store, melhorias de desempenho, funções para multitarefa e muito mais!

Separamos uma editoria exclusiva com os conteúdos de Windows 11, confira.

Novo layout

No Windows 11, o menu Iniciar ganhou uma nova cara, além de uma mudança em seu posicionamento, agora no centro da tela, junto com os aplicativos fixados na barra de tarefas. Essa interface é semelhante à que vimos no Windows 10X, um projeto de SO desenvolvido para dispositivos de tela dupla que a empresa acabou cancelando. Agora, como você pode ver, muitas das ideias implementadas no Windows 10X estão no Windows 11.

Novo layout do Windows 11. Fonte: Microsoft
Novo layout do Windows 11. Fonte: Microsoft

As "Live Tiles" irão desaparecer

Comparado ao Windows 10, tivemos a remoção das "Live Tiles", originalmente implementadas no Windows 8, que consiste em ícones quadrados que podem possuir (ou não) animações quando são mostrados. Agora, no Windows 11 temos somente os ícones estáticos de forma semelhante ao que se encontra em celulares Android, além da exibição de documentos acessados recentemente e uma caixa para pesquisa no topo.

Modo escuro do Windows 11

É interessante notar como ficou bonito o modo escuro no Windows 11 comparado ao que temos hoje no Windows 10.

Modo escuro do Windows 11. Fonte: Microsoft
Modo escuro do Windows 11. Fonte: Microsoft

Snap Layouts

Outra novidade interessante implementada pela Microsoft no novo SO foram os layouts de encaixe (Snap Layouts), onde o usuário pode determinar como será a disposição e formato dos aplicativos na tela, encaixando diversos programas para serem exibidos ao mesmo tempo no monitor para o trabalho. Desta forma, é possível utilizar um único monitor grande ao invés de vários, melhorando assim a eficiência da atividade realizada.

Snap Layouts. Fonte: Microsoft
Snap Layouts. Fonte: Microsoft

Melhorias na atualização do sistema operacional

Mas não foi somente o layout mais simples que o novo Windows ganhou, nesta nova versão do sistema operacional. No Windows 11 as atualizações ficaram 40% menores e agora ocorrem em segundo plano de forma a não atrapalhar o usuário no meio de seu trabalho.

Microsoft Teams integrado nativamente ao Windows

Outra novidade que chega com o Windows 11 é a integração do Microsoft Teams ao sistema operacional. Isso irá valer tanto para contas pessoais quanto para empresariais. Agora o Teams estará localizado de forma nativa na barra de tarefas, permitindo que haja uma comunicação mais fluida com amigos, familiares e com a equipe de trabalho. Com essa demonstração, acredita-se que o Skype irá ser substituído pelo Teams.

Microsoft Teams integrado nativamente ao Windows. Fonte: Microsoft
Microsoft Teams integrado nativamente ao Windows. Fonte: Microsoft

Widgets

O novo sistema operacional da Microsoft contará também com Widgets, onde haverá um feed personalizado com notícias, previsão do tempo e mapas. É possível fazer eles aparecerem ao deslizar o dedo na tela touch de um notebook ou tablet, podendo inclusive expandir para ocupar a tela inteira e mostrar de maneira mais confortável as informações.

Widgets no Windows 11. Fonte: Microsoft
Widgets no Windows 11. Fonte: Microsoft

Tela touch e canetas em foco

De acordo com a apresentação da desenvolvedora do Windows, o novo SO dará ênfase a computadores que possuam telas touch e canetas. Desta forma, os desenvolvedores melhoraram as funções de feedback tátil e digitação através da voz.

Jogos para PC no Windows 11 e Xbox Game Pass nativo

Durante a transmissão sobre o Windows 11, também foram anunciadas melhorias do sistema operacional voltadas para os jogos. No novo SO teremos o recurso Auto HDR, presente no Xbox Series X/S. Além disso, a empresa promete melhorias na velocidade de desempenho do Windows 11.

Recurso Auto HDR no Windows 11. Fonte: Microsoft
Recurso Auto HDR no Windows 11. Fonte: Microsoft

Além da integração do Microsoft Teams de forma nativa no Windows 11, outra plataforma que está sendo integrada ao novo SO é o Xbox Game Pass. Com o serviço de assinatura sendo integrado de forma nativa ao Windows 11, o usuário poderá usufruir de maneira mais fluida do xCLoud e jogar diversos games do Xbox Series X na nuvem.

Xbox Game Pass rodando nativamente no Windows 11. Fonte: Microsoft
Xbox Game Pass rodando nativamente no Windows 11. Fonte: Microsoft

Microsoft Store redesenhada e aplicativos para Android

Uma das maiores mudanças que tivemos no Windows 11 foi o redesign da Microsoft Store. Além de um novo layout, a loja de aplicativos fornece não só apps para Windows, mas também aplicativos desenvolvidos para Android como, por exemplo, o Instagram e o TikTok.

Microsoft Store redesenhada no Windows 11. Fonte: Microsoft
Microsoft Store redesenhada no Windows 11. Fonte: Microsoft

Os aplicativos para Android poderão ser baixados graças a parceria com a Amazon e sua loja de apps, que poderá ser acessada dentro da Microsoft Store. Com a otimização realizada pela Intel, a Microsoft promete que haverá uma excelente experiência para o usuário.

Aplicativos para Android no Windows 11. Fonte: Microsoft
Aplicativos para Android no Windows 11. Fonte: Microsoft

Requisitos do sistema?

A Microsoft liberou os requisitos necessários para instalar o Windows 11 no seu computador, confira para ver se vai ser possível instalar no computador que já tem.

Vou poder migrar para Windows 11?

Sim, a migração dos Windows 7, 8.1 e 10 para o Windows 11 será gratuita, a Microsoft já informou.

O que achou das novidades apresentadas pela Microsoft na apresentação de hoje sobre o novo sistema operacional Windows 11? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, acompanhe o Oficina da Net para mais novidades sobre Windows e se matenha atualizado!