Ontem (24) a Microsoft anunciou o Windows 11 e diversas novidades para o seu novo sistema operacional. Dentre mudanças trazidas para o sucessor do Windows 10, a empresa exibiu sua nova abordagem para a loja de aplicativos do Windows, a Microsoft Store. Além do novo layout exibido na apresentação, a loja de apps do SO ganhou uma conexão com a Appstore da Amazon para trazer aplicativos Android aos PCs, mas, a Microsoft pretende ir além e quer que a Steam e a Epic Games Store façam parte de sua plataforma de apps para Windows.

O chefe de dispositivos para Windows, Panos Panay, disse em entrevista ao TheVerge:

"O Windows já hospeda de muitas maneiras essas lojas [Steam e Epic Games Store], e se pudermos hospedá-lo por meio da Microsoft Store, então é claro. Com certeza, significa que, se outros quiserem vir à Loja, eles serão muito bem-vindos. Na verdade, encorajado, e é por isso que estamos desenvolvendo algumas dessas políticas."

É fato que a Steam se transformou em uma grande loja de jogos e apps no Windows com o passar dos anos e de acordo com Panos Panay, há planos para que ela faça parte da Microsoft Store. Panay diz:

"Eu realmente quero essa experiência em que você vai à loja, digita o aplicativo e obtém o aplicativo que deseja."

Appstore da Amazon com apps Android na Microsoft Store do Windows 11. Fonte: Microsoft
Appstore da Amazon com apps Android na Microsoft Store do Windows 11. Fonte: Microsoft

Ainda não se sabe como será a nova política da Microsoft Store

Embora a Microsoft esteja tentando conectar sua loja de aplicativos a outras como a Appstore da Amazon, ainda não se sabe exatamente como a política para novas lojas será para que haja a participação de outras. Caso a Steam seja integrada a Microsoft Store, acredita-se que o processo seria feito da mesma forma que a loja de apps para Android, sem a hospedagem de jogos e aplicativos diretamente na Microsoft Store, havendo apenas uma conexão entre as duas lojas.

De qualquer forma, essa forma de vincular lojas a Microsoft Store é uma grande sacada da Microsoft para unificar toda a busca por programas em um único local. Dessa forma, ao instalar o Windows do zero, ficará mais fácil de instalar tudo o que se precisa apenas acessando a Microsoft Store.

Achou legal a ideia da Microsoft para a loja de aplicativos do Windows 11? Compartilhe a matéria com seus amigos nas redes sociais!