Com a chegada do Windows 11, a Microsoft Store tem dado grandes avanços em termos de disponibilidade de aplicativos. Um exemplo recente disso foi o anúncio da empresa dizendo que os usuários já podem baixar e instalar os apps do Visual Studio Code e o Visual Studio Community na Microsoft Store do Windows 11.

Confira abaixo um tweet de Scott Hanselman anunciando a chegada dos apps Visual Studio Code e o Visual Studio Community na Microsoft Store do Windows 11:

O que está mais fazendo a diferença na disponibilização de aplicativos na Microsoft Store do Windows 11 é a permissão para qualquer usuário poder colocar um app na loja de aplicativos. A Microsoft demorou quase uma década para chegar nesse ponto. O motivo disso foi que quando surgiu a loja de apps para o Windows, a Microsoft acreditava que seus aplicativos seriam populares e todos iriam utilizá-los. Entretanto, não foi isso que aconteceu e foi por esse mesmo pensamento inclusive que o Windows Phone, sistema operacional para celulares, morreu.

A Microsoft até tentou lançar uma "Plataforma Universal do Windows" (UWP ou Universal Windows Platform) no Windows 10, para a criação de aplicativos na Microsoft Store. Porém, isso não foi o suficiente para que os desenvolvedores criassem bons apps. Felizmente, isso está finalmente começando a mudar com o Windows 11 e esperamos que agora os usuários tenham acesso a bons aplicativos na Microsoft Store.

Lançamento e disponibilidade

Tanto o aplicativo do Visual Studio Code quanto o app do Visual Studio Community, são gratuitos na Microsoft Store do Windows 11 e já estão disponíveis. Acompanhe o Oficina da Net para mais novidades e, caso tenha gostado, compartilhe a matéria com seus amigos nas redes sociais!