A Microsoft acabou de disponibilizar a atualização KB5005189 para Windows 11 nos canais Dev e Beta do Programa Windows Insider. Este patch traz diversas correções de bugs e melhorias, além de lançar uma versão do aplicativo Clock (relógio) atualizada, trazendo o recurso que havia sido vazado no Twitter, as "Focus Sessions".

A atualização KB5005189 para Windows 11 (Build 22000.160) é cumulativa e aparece junto com um update de segurança do Windows Defender. Neste patch temos algumas melhorias gerais de qualidade e um novo recurso que está sendo disponibilizado através da atualização da Microsoft Store. A novidade que vem via loja de aplicativos da Microsoft é chamada de "Focus Sessions" e está embutida no app Clock (relógio), um app nativo do Windows (para saber mais sobre a funcionalidade, acesse nossa matéria aqui).

Função Focus Sessions no aplicativo Clock (relógio) do Windows 11.
Função "Focus Sessions" no aplicativo Clock (relógio) do Windows 11.

Na imagem acima você pode ver que é possível escolher uma das tarefas determinadas pelo usuário para executar e uma música do serviço de streaming Spotify. Dessa forma, a faixa selecionada irá tocar durante a sessão de foco, sendo possível definir por quanto tempo irá durar o processo.

Observação: Nas "Focus Sessions" há um painel que informa o número de pausas que você fez e o andamento atual das tarefas e objetivos.

Playlists do Spotify para as sessões de foco no app Clock do Windows 11.
Playlists do Spotify para as sessões de foco no app Clock do Windows 11.

Resumo das atualizações da atualização Windows 11 KB5005189 (Build 22000.160)

Além das "sessões de foco", a atualização KB5005189 do Windows 11 traz novas melhorias e correções. Uma delas permite ao usuário visualizar no Windows Update uma estimativa de quanto tempo irá levar para que ocorra a reinicialização para aplicar as atualizações. Infelizmente esse recurso não está disponível para computadores que possuem SSD, pois a Microsoft está trabalhando no momento nas melhorias de confiabilidade para máquinas com HDD, elevando ao "máximo" a precisão em prever o tempo de instalação.

Tivemos também a correção de um problema na barra de tarefas no Windows 11 Build 22000.160. Trata-se de um bug onde ocorria o mal funcionamento do ícone de localização.

Confira outros recursos que vieram na atualização KB5005189 (Build 22000.160) do Windows 11:

  • Temporizador de foco. Você pode definir metas no Relógio e configurar o tempo.
  • Integração do Spotify: Boa música pode reduzir a chance de se distrair e a Sessão Focus do Windows 11 usará sua conta do Spotify para ajudá-lo a encontrar o áudio perfeito para reduzir as distrações.
  • Microsoft To Do: Uma sessão de foco é incompleta sem acesso aos seus objetivos e tarefas. Felizmente, a Microsoft habilitou a integração To-Fo no Windows 11 para ajudá-lo a gerenciar suas tarefas sem ter que alternar manualmente entre os aplicativos. Sua lista de tarefas será sincronizada automaticamente em segundo plano.
  • Construção de hábitos: você também pode definir uma meta diária e se desafiar a permanecer focado.

Ainda não há suporte para aplicativos Android no Windows 11

Durante o evento de lançamento do Windows 11, a Microsoft mencionou que seu novo sistema operacional iria disponibilizar aplicativos Android em sua loja de aplicativos. Para executar os apps, será utilizado um subsistema do Windows para Linux e um subsistema do Windows para Android. Isso irá possibilitar que o usuário instale qualquer aplicativo Android localmente e integrá-lo no menu iniciar ou na barra de tarefas.

Embora os aplicativos Android estejam na Microsoft Store, haverá uma sessão específica para eles, a da Amazon App Store. Porém, é possível fazer o sideload de arquivos APK caso o usuário queira.

Ainda não há informações técnicas sobre essa implementação dos apps Android no Windows 11. Acredita-se que isso será esclarecido nos próximos dias.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Abra as configurações do Windows.

Passo 02: Selecione a opção "Windows Update" na coluna ao lado esquerdo.

Atualizando o Windows 11.
Atualizando o Windows 11.

Passo 03: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 04: Ao localizar a atualização, ela será baixada e instalada automaticamente.

Passo 05: Selecione em "Reiniciar agora".

É importante salientar que a atualização só irá aparecer caso você faça parte do Programa Windows Insider.

Problemas conhecidos na atualização Windows 11 KB5005189 (Build 22000.160)

Até o momento, sabemos que há os seguintes problemas para serem resolvidos no Windows 11 Build 22000.160:

  • O Menu Iniciar pode não detectar o texto inserido por você.
  • Os atalhos do sistema e do Terminal do Windows desaparecerão do menu do botão direito.
  • A barra de tarefas piscará e o painel de pesquisa pode não abrir.
  • Os dispositivos Bluetooth LE podem enfrentar problemas de conectividade e confiabilidade.
  • O menu de widgets pode aparecer vazio.
  • Problemas de qualidade da Windows Store.
  • O bate-papo do Microsoft Teams pode congelar ou exibir uma imagem preta, mas há uma solução alternativa: você pode fixar e desafixar o vídeo para corrigir o problema.
  • No Teams Chat, uma chamada anterior não é automaticamente colocada em espera e sua voz ou vídeo podem ser acessados ​​em ambas as chamadas.

Caso você enfrente problemas críticos com a instalação da atualização KB5005189 do Windows 11, basta desinstalá-la para reverter as alterações feitas. Para isso, basta acessar Windows Update > Histórico de atualizações > desinstalar atualização.

Uma alternativa também é ir em Configurações > Sistema > Recuperação > Inicialização avançada. Em seguida, na opção de reinicialização, abra a solução de "problemas" > "opções avançadas" na tela de recuperação.