Você já ouviu falar no Wordle? Ele, se trata de uma sequência de quadrados, sem nenhum contexto, alguns coloridos de verde, e outros amarelos... Junto ao desenho, há um tipo de placar, e a palavra Wordle. Não entendeu nada, né?

Em suma, esse tipo de conteúdo começou a ganhar uma certa popularidade nas últimas semanas nas redes sociais, entretanto sem muito contexto ou explicação. Afinal de contas, o que significa Wordle?

Ele nada mais é, do que um game online, que tem roubado a cena nas redes sociais, e até ganhou uma edição em português. Abaixo, confira todos os detalhes sobre esse tipo de jogo, bem como dicas para jogar a versão em inglês.

O que é Wordle?

Em suma, o Wordle é um jogo online muito semelhante com o formato do clássico desafio de "forca". Nele, você precisa adivinhar qual é a palavra com base em tentativa e erro, montando os termos usando letras isoladas.

O Wordle é um jogo online muito parecido com o formato do clássico desafio de "forca", em que você precisa adivinhar qual é a palavra com base em tentativa e erro, montando os termos usando letras isoladas. Através deste link, você pode jogar diretamente no navegador, tanto no celular quanto no computador.

Entretanto, esse jogo tem regras específicas: as palavras têm 5 letras, e são em inglês. Além disso, o desafio é atualizado todos os dias no site do Wordle. Em cada 1 das 6 rodadas, você deve inserir uma nova palavra de 5 dígitos. Se você acertar a letra, bem como a posição dela, o caractere fica em verde.

Por outro lado, se você acertar a presença dela, mas não o posicionamento, ela fica em amarelo. Já as letras incorretas e ausentes, ganham um tom cinza escurecido. Ah, e não adianta chutar qualquer coisa: o jogo aceita apenas palavras que estão em sua base de dados.

Por fim, é possível compartilhar o seu resultado nas redes sociais. Ou ainda, guardar as telas como uma espécie de arquivo, no qual você pode catalogar o seu desempenho no Wordle.

Vale ressaltar ainda, que o jogo foi criado por um programador norte-americano, chamado Josh Wardle, como um tipo de presente para a companheira, Palak Shah, que adora quebra-cabeças que envolvem letras. Porém, ele não imaginava que a brincadeira se transformaria em um fenômeno.

O jogo tem versão em português?

Devido a tanta popularidade do jogo, logo surgiram os clones e as homenagens ao projeto. O Termo, por exemplo, é a versão em português. O jogo foi criado pelo desenvolvedor Fernando Serboncini. Em suma, as regras são as mesmas, com 6 tentativas de 5 palavras.

Dicas para jogar Wordle (versão em inglês)

  • O quadro verde significa letra certa na posição certo. Por outro lado, o quadrado amarelo significa letra certa, na posição incorreta;
  • Você não pode digitar qualquer coisa: o jogo só aceita palavras reais, em inglês;
  • As letras mais usadas no inglês são E, T, A, I, O N, S, H e R. Sendo assim, na primeira tentativa, use uma palavra com muitas dessas letras. Exemplo: TABLE;
  • Na segunda tentativa, nunca repita as letras da primeira palavra, que não tenham sido pintadas de verde ou amarelo. Em suma, isso, potencializa as suas chances de acertar;
  • A partir da 3ª tentativa, se você já tiver mais de 2 letras verdes, mas ainda não sabe qual é a palavra, teste se tem alguma letra que se repete em outra posição;
  • Respeite os pareamentos mais comuns da língua inglesa. Por exemplo: o H no meio da palavra em geral é precedido por T, S ou W;
  • As letras mais comuns no início das palavras em inglês são T, A, O, D e W;
  • Por outro lado, as letras mais comuns no final das palavras em inglês são E, S, D e T.