Resident Evil Village já está entre nós! Sendo um dos principais lançamentos de 2021, o jogo da Capcom já está disponível para todas as plataformas e os jogadores podem conferir de perto o horror neste novo capítulo da famosa franquia.

Com o retorno de Ethan Winters, Village tráz também novamente a visão em primeira pessoa, focado em entregar características e elementos do puro e velho survival horror, mas também entregando uma boa dose de ação. Village, ainda que seja um jogo de horror, é perfeito em entregar tanto o medo quanto a ação para seus fãs.

Nós já zeramos o jogo, conferimos o modo Mercenaries e nos arriscamos novamente na jornada, inclusive na dificuldade máxima. Desta forma, preparamos este artigo com dicas interessantes que podem te ajudar muito na hora de descobrir onde mora o medo!

Pegue a escopeta!

Logo no começo do jogo, após chegar ao vilarejo, encarar os primeiros Licanos e ouvir a transmissão de rádio que fala sobre a casa de Luiza, você deverá prestar atenção para não deixar passar algo muito fácil e simples de se conseguir!

Ao seguir seu caminho, você verá Licanos que rapidamente começarão um ataque e você terá de sobreviver o máximo que puder. Um detalhe que pode passar despercebido é o fato de que há uma escopeta que poderá ser muito útil nesta parte do jogo.

Após escutar a transmissão de rádio e avançar ao Oeste da Velha Cidade, você terá caminhos diferentes para seguir. Escolha o da esquerda e avance até a caixa quebrável, após isso suba a escada em frente a caixa e entre na casa. Feche a passagem para impedir a entrada de Licanos e pegue a escopeta em cima da mesa. Esta é uma dica simples, mas caso o jogador siga por outro caminho a arma pode passar despercebida e o momento se tornará muito mais complicado.

Uma arma muito útil logo no início do jogo!
Uma arma muito útil logo no início do jogo!

Dentro da casa, utilize o pouco tempo que tem para ferir Licanos com balas ou com a faca. Quando a barreira for quebrada e os inimigos invadirem o local, corra para o quarto ao lado e saia da casa pelo buraco que há no chão. Lá fora, a luta pela sobrevivência será um desafio e tanto, mas pelo menos você terá uma escopeta para te ajudar!

Explore bastante

Outra dica que pode ser crucial é a exploração. Como um bom survival horror, Village pode te apresentar a falta de recursos em alguns momentos, por mais que com boa administração a situação possa ficar sob controle.

Para que isto possa acontecer, é importante explorar cada canto dos ambientes! Essa dica vale para o vilarejo, castelo Dimitrescu e qualquer outra área. Quebre caixas, abra gavetas, preste atenção nos armários... em qualquer lugar ou canto pode haver algo útil, seja munição, cura ou insumos que podem ser utilizados para a criação de itens.

Cada canto do jogo pode ter o que oferecer.
Cada canto do jogo pode ter o que oferecer.

Vale lembrar que com a criação você pode fazer munição para as armas, escolhendo qual tipo de bala deseja, além de também conseguir "craftar" cura e outros itens importantes como explosivos e mais.

O mapa do jogo pode ajudar muito na hora de explorar, por tanto não esqueça de conferi-lo! Afinal, o mapa mostra em vermelho as áreas que ainda tem algo para oferecer, enquanto as áreas azuis são aquelas que você já "catou" tudo o que podia.

Poupe munição e saiba onde atirar

É bom poupar munição! Tenha calma ao atirar e não desperdice suas balas com disparos mal realizados. Além disso, observe os pontos fracos do inimigo e tente acertá-los. Mirar na cabeça é sempre a melhor opção para matar rápido, porém o erro se torna mais fácil. Atirar nas pernas pode ser útil antes de tentar ser mais letal, assim como atirar nas mãos e braços de inimigos com armas também lhe dá uma boa vantagem, já que os oponentes perderão o acessório de ataque.

Erre o mínimo que puder e não perca balas atirando em partes do inimigo que não farão muito efeito.

Além disso, compre as receitas de criação de munição com O Duque, já que isto ajudará muito quanto as balas estiveram acabando e você estiver com dificuldades de achar alguma pelo cenário. Com as receitas, basta ter os insumos certos para se preparar para o confronto com mais munição.

Escolha bem como utilizar seus itens e aprimore armas

Além de poupar munição, você também precisará escolher quando utilizar seus itens. Cura, explosivos e o que mais puder te ajudar... não gaste isso em momentos de desespero. Mantenha a calma e veja se este é o momento certo de utilizar o item em questão.

As vezes é melhor ser rápido e deixar inimigos para trás, finalmente chegando objetivo, já que desta forma o confronto será evitado e seu inventário não sofrerá baixas. Haverá momentos em que ter o máximo de itens o possível será de extrema importância, por tanto lembre-se disso!

Aprimorar as armas é muito importante!
Aprimorar as armas é muito importante!

Também é importante aprimorar suas armas com o Duque. Isto fará com que os combates se tornem menos complicados e você consiga enfrentar seus inimigos de uma maneira mais fácil... é uma dica realmente importante!

O Duque é um bom comprador

Em Resident Evil Village, o Duque é certamente uma figura muito importante. É com ele que você conseguirá comprar tudo o que precisa, além de também aprimorar suas armas e até mesmo cozinhar.

Porém, não se esqueça que o Duque é um bom comprador! Lembre-se de ver o que tem para oferecer e vender tudo o que puder.

Em sua jornada, você encontrará tesouros e diversos outros itens que agradarão o Duque, incluindo cristais deixados por inimigos mortos e mais. Venda tudo o que não for útil.

Além disso, talvez você fique com armas parecidas no inventário, armas que utilizam a mesma munição, por tanto é melhor também vender aquele equipamento que não está sendo utilizado.

Vendendo para o Duque, você consegue boas moedas Lei que serão utilizadas também com o comerciante, porém você as utiliza para garantir aquilo que realmente precisa.

Expanda e organize seu inventário

Algo extremamente importante é expandir seu inventário. Quando houver a oportunidade, compre a mala com o Duque. Isso fará com que você possa carregar mais armas e tudo o que precisar.

Organziar o inventário facilita muito a jornada!
Organizar o inventário facilita muito a jornada!

Feito isso, saiba que organizar o inventário também será muito útil. Além de ser muito mais rápido e prático pegar os itens quando você já sabe onde encontrá-los, isso também fará com que você perceba mais facilmente quando algo estiver faltando. Separe armas, munição e outros itens em uma ordem que seja fácil de decorar. Deixe um cantinho reservado apenas para explosivos por exemplo, assim você sempre saberá exatamente onde pega-los e notará com facilidade quando algo estiver em falta!

Visite novamente os mesmos ambientes

Ainda que você acredite ou que o jogo esteja indicando que um local foi todo explorado, é recomendável que você retorne lá depois de avançar no título!

Já passou por este local? Explore de novo!
Já passou por este local? Explore de novo!

Uma nova porta sempre poderá ser aberta caso você tenha a chave necessária, assim como munições sempre podem aparecer por ali.

Relembrando grandes jogos da franquia, Resident Evil Village é um jogo com um bom Bracktracking, fazendo com que o jogador deva passar mais de uma vez por alguns locais, então aproveite isso!

No castelo, aproveite a safe room

No castelo Dimitrescu, aproveite a safe room sempre que puder! Mesmo que não seja necessário comprar algo com o Duque, lembre-se que entrar nesta sala é sempre uma boa opção para escapar do perigo.

Enquanto você explora o castelo, Lady Dimitrescu tentará te surpreender para acabar com sua vida, por tanto utilize a sala do Duque para conseguir fugir da gigantona!

Fuja de Dimitrescu!
Fuja de Dimitrescu!

Lembre-se de não enfrenta-lá, pois isso será o mesmo que jogar itens e munição fora. Não há nada que possa ser feito contra Dimitrescu... apenas correr!

Análise completa

Confira nosso review completo de Resident Evil Village e descubra onde mora o medo!