Prévia Resident Evil Village - Tudo para ser um grande jogo

Neste artigo falamos sobre o que esperar de Resident Evil Village com base no que vimos nas demos liberadas no PlayStation! Todos embarquem no trem do hype!

Podemos esperar um excelente lançamento da Capcom!
Podemos esperar um excelente lançamento da Capcom!

Resident Evil Village está chegando. Com exatos 11 dias faltando para o lançamento do título, o hype dos fãs cresce a cada instante. Com demos, trailers e muitos conteúdos revelados ao público, a Capcom soube aumentar o hype em torno do seu grande lançamento de 2021.

Continuando a história de Ethan Winters, após os acontecimentos terríveis na casa dos Baker, Resident Evil Village entregará novos elementos, mas terá boa parte da essência da franquia, inclusive sendo um título repleto de características conhecidas pelos fãs de RE 4. A inspiração no jogo protagonizado por Leon S. Kennedy não é escondida pelos responsáveis por Village, sendo assim existe até mesmo um desejo de deixar tal fato evidente.

Neste artigo, falaremos sobre o que esperamos de Village. Após jogarmos as demos, conseguimos ter uma boa noção do que está por vir e queremos te deixar pronto para tudo também!

O fato é que, com o que vimos até agora, Resident Evil Village poderá chegar forte na corrida ao GOTY.

O vilarejo

A demo de 30 minutos lançada no dia 17 de abril mostrou de perto o vilarejo do novo título da Capcom. Com apenas uma parte disponível para exploração, o ambiente já se mostrou extremamente sombrio e melancólico, servindo perfeitamente para o clima de tensão e pavor que o jogo deseja transmitir.

A primeira casa que aparece na visão do jogador já está presente logo no início da demonstração. O interessante é que mesmo com poucos minutos - ou segundos - de gameplay, entrar nessa tal casa já se torna um tanto amedrontador, devido ao excelente trabalho do jogo em entregar este clima pesado e intimidador.

O vilarejo é sinistro e sombrio.
O vilarejo é sinistro e sombrio.

Lá dentro da casa, encontramos o que parece ser o palco de um ritual. No chão há um feto desenhado com giz, com velas ao redor, mais a frente temos um altar com a imagem de Mãe Miranda. Este é outro ponto positivo da demo, que em pouco tempo é capaz de explicar, sem qualquer esforço, que existe uma devoção para a personagem ainda misteriosa. Além disso, tudo o que há de sinistro nesta pequena casa também amplia o clima de tensão. Desta forma, o jogo prova saber usar seus elementos para explicar o universo que o jogador está inserido na medida em que o medo passa a ser um sentimento constante e natural.

Com a primeira casa e outras estruturas presentes na demo, como uma pequena capela que mostra imagens de cada representante das famílias do jogo, a sensação que fica é muito positiva. Deve ser extremamente interessante explorar o vilarejo na versão completa do título, uma vez que a tensão certamente será ainda maior e provavelmente o lugar terá diversos segredos e elementos para entregar ao jogador.

Licanos

Sendo um dos principais pontos positivos da demo do Vilarejo, os Licanos se mostraram excelentes - e apavorantes - inimigos. Se nos momentos antes de notarmos sua presença a demo já é tensa o suficiente devido a excelente ambientação e construção de pavor do título, quando estas criaturas aparecem a tensão se torna ainda maior.

Semelhantes aos lobisomens tradicionais, porém com suas próprias características, estes inimigos chamaram a atenção desde o primeiro trailer do jogo. O fato é que vê-los na demo foi bastante interessante e animador.

Enquanto avançamos no vilarejo, um milharal surge à nossa frente como um caminho lógico. O grande problema é que ali sons de rosnados se tornam frequentes, assim como podemos notar que algo corre à nossa volta, espreitando. O ótimo trabalho de áudio no jogo também dá ainda mais brilho ao momento, com os Licanos aparecendo e sumindo no meio do milharal, enquanto não temos a mínima ideia de onde aparecerão no instante seguinte.

Os licanos são inimigos muito inteligentes.
Os Licanos são inimigos muito inteligentes.

A inteligência artificial destes inimigos se mostrou excelente, digna de uma grande valorização por parte dos fãs. Os Licanos sabem espreitar, toda a sua "preparação" para atacar faz com que o medo do inevitável seja maior a cada segundo, com os jogadores tendo a certeza: A qualquer momento um ataque acontecerá. Com esta excelente inteligência artificial, os Licanos são capazes de aparecer na frente ou atrás de Ethan de maneira repentina, tornando-se extremamente perigosos e rápidos.

Mordendo, arranhando e até mesmo batendo em Ethan utilizando armas que seguram em suas mãos, os Licanos se mostram fortes e causam bastante dano. Nós podemos correr ou enfrentá-los, enquanto a mecânica de defesa surge como algo importante nos momentos em que enfrentamos estes inimigos.

Além de muito inteligentes, os Licanos também são habilidosos e ágeis, capazes até mesmo de pular rapidamente em direção a Ethan.

O castelo

Já na demo do dia 24, os jogadores puderam conferir de perto o castelo de Lady Dimitrescu. Aqui, devemos novamente valorizar a excelente ambientação e a forma como cada elemento se encaixa em um grande conjunto que transmite exatamente o clima que o jogo precisa.

Com um visual antiquiado, representando a época em que o título se baseia apesar da jornada de Ethan não ser ambientada no passado, o castelo é belo, grandioso e intimidador ao mesmo tempo.

O castelo de Dimitrescu é belo e amedrontador.
O castelo de Dimitrescu é belo e amedrontador.

Durante a demo de 30 minutos já ficou evidente que também haverá muito para explorar e diversos elementos para descobrir. Puzzles, portas trancadas, itens espalhados... o título provavelmente entregará uma exploração interessante nesta grande edificação, sempre com a tensão livre no ar.

O castelo por si só é intimidador, sem mesmo precisar que algum inimigo esteja lhe perseguindo pelos belos ambientes do local.

Os perigos do calabouço

Na minha opinião, o ápice da demo foi o momento em que me vi cercado por inimigos no calabouço do grande castelo. O local escuro e totalmente sinistro, repleto de sinais que indicam o perigo, já transmite a sensação de que é bom se preparar para sustos e situações complicadas.

Os inimigos no calabouço são amedrontadores.
Os inimigos no calabouço são amedrontadores.

Quando os sons se iniciam e você percebe que alguém está perto, a demo chega no ápice de seu horror. As criaturas encapuzadas presentes no calabouço são tenebrosas, passando uma enorme sensação de angústia e pavor. Estes oponentes não são inteligentes como os Licanos, porém podem aparecer em grande número em locais pequenos, o que torna a situação desesperadora.

A presença destes inimigos é completamente assustadora, tornando o calabouço do castelo um lugar em que a exploração nunca será tranquila.

As filhas de Dimitrescu

Na demo do castelo, Ethan também enfrenta duas das três filhas de Lady Dimitrescu, que por sua vez é uma das grandes vilãs do jogo. Devo admitir que os Licanos e as criaturas do calabouço me amedontraram mais do que as vampiras, porém os momentos em que ambas aparecem também são interessantes. As filhas de Dimitrescu contam com a sensualidade característica de vampiras, ficando bem claro que a Capcom explorou isso, mas também são intimidadoras.

As filhas de Dimitrescu serão inimigas poderosas.
As filhas de Dimitrescu serão inimigas poderosas.

As garotas conseguem desaparecer e formar um grande enxame, com diversos insetos voando na direção do jogador. Esta habilidade das vilãs é algo que torna os confrontos mais desafiadores e ajuda a transmitir uma sensação maior de angústia. É um tanto complicado conseguir mirar ou se movimentar com diversos insetos em sua volta.

Ainda que tenham aparecido pouco na demo, as duas filhas de Dimitrescu parecem ser inimigas realmente intimidadoras e difíceis de se enfrentar. Provavelmente as encontraremos em diversos momentos do jogo, com estes certamente se apresentando como etapas difíceis da jornada de Ethan.

O Duque

Algo muito comemorado por boa parte dos fãs é o retorno do Mercador, que em Village é representado pelo Duque.

Na demo, o Duque aparece dentro do castelo de Dimitrescu e faz com que Ethan apresente surpresa em vê-lo ali, deixando claro que já haviam se encontrado antes.

É válido citar que o Duque repete uma frase marcante do Mercador, antes de afirmar que um antigo amigo costumava usar tais palavras... uma referência muito bacana.

O Duque oferece o necessário para se preparar para os confrontos.
O Duque oferece o necessário para se preparar para os confrontos.

Para aproveitar a presença de Duque e se preparar para os perigos, Ethan pode utilizar moedas ao comprar armas e realizar upgrades dos equipamentos. A loja é dividida em três partes, sendo elas compra, venda e upgrade de armas.

As moedas podem ser encontradas em caixas e vasos, além de também podem ser dropadas por inimigos mortos. Ethan ainda pode vender joias para conseguir mais moedas.

Gameplay e outros elementos

Resident Evil Village parece funcionar muito bem. Com elementos e características clássicas da franquia, como puzzles para resolver, itens que você precisar achar e ainda mais, o jogo parece entregar um desafio interessante.

O combate funciona bem.
Os confrontos funcionam bem.

O gameplay parece estar superior ao de Resident Evil 7, inclusive devido a alguns pontos importantes com a maior facilidade demonstrada por Ethan ao utilizar uma arma.

Outro elemento interessante é o retorno da necessidade de examinar os itens encontrados, com os jogadores precisando fazer isto para achar detalhes importantes e utilizar os itens da maneira certa.

No combate, o jogo também se mostra eficiente ao entregar inimigos com diferentes características e muito intimidadores. Não tive nenhum problema quanto ao confronto e inclusive achei que funciona muito bem.

Tudo para ser um grande jogo

Resident Evil Village tem tudo para ser um grande jogo. Devemos ter cuidado com o hype, mas pelo que vimos até agora eu acredito que o título entregará uma excelente jornada amedrontadora.

Pode ser cedo para dizer, mas vejo Village chegando com forças para ser um dos concorrentes ao melhor jogo de 2021. Porém, conhecendo a indústria e sabendo de todas as decepções que surgiram, devemos esperar para ver se a Capcom realmente entregará o que suas demonstrações e trailers estão prometendo.

Quer ficar ainda mais preparado para Village? Confira nosso artigo especial sobre o jogo!

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021
Lançamentos Netflix 2021

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021

Confira quais são os lançamentos desta semana na Netflix! Novos filmes, novas séries e muito mais! Fique por dentro de tudo e se programe para assistir assim que disponível!

Sextou! Multiplayer de Call of Duty Cold War está gratuito por 7 dias
Games

Sextou! Multiplayer de Call of Duty Cold War está gratuito por 7 dias

A Treyarch liberou hoje um período gratuito do multiplayer de Call of Duty: Black Ops Cold War. Além disso, o jogo também está apresentando um desconto para quem resolver adquirir a versão completa!

Returnal: Pré-load do jogo será liberado hoje!
Games

Returnal: Pré-load do jogo será liberado hoje!

O mais novo exclusivo de PlayStation está próximo! Com lançamento marcado para semana que vem, Returnal já terá seu pré-load liberado para os jogadores que realizaram a compra.

Os 10 maiores streamers da Twitch
Games

Os 10 maiores streamers da Twitch

Conheça os 10 maiores streamers da Twitch, saiba o game que os deixou famosos e quantos seguidores obtiveram com suas live streamings!

10 Sites de jogos online grátis para passar o tempo
Games

10 Sites de jogos online grátis para passar o tempo

Separamos uma lista de sites de jogos online grátis, para você passar o tempo e descontrair a cabeça. Os jogos são leves e rodam em qualquer PC.

PlayStation e Champions League: Conheça o concurso que oferece diversos prêmios!
Games

PlayStation e Champions League: Conheça o concurso que oferece diversos prêmios!

A Sony, em parceria com a UEFA Champions League, lançou um concurso que oferecerá diversos prêmios como uma TV, 5 anos de Plus e ainda mais.