Resident Evil Village é um dos jogos mais esperados do ano. O jogo protagonizado por Ethan Winters mostrará a continuação da trama vista em Resident Evil 7, com o personagem precisando partir em uma busca por sua filha raptada.

Muito aguardado pelos fãs da famosa franquia, Village é um título que cria mais expectativas a cada nova informação revelada - ou vazada -. Com o lançamento cada vez mais próximo, é comum que o hype dos jogadores aumente e cada vez mais debates surjam na internet. Sabendo disso, preparamos este artigo para você se preparar para a chegada do próximo lançamento da série de horror! Confira tudo o que sabemos sobre Resident Evil Village.

Lançamento e disponibilidade

O novo Resident Evil será lançado no dia 7 de maio de 2021. O lançamento será o primeiro título da franquia para a nova geração de consoles, ficando disponível no PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Além de marcar presença na nova geração, o jogo também poderá ser conferido pelos donos de PlayStation 4 e Xbox One. Além disso, Village será lançado para PC.

Requisitos para rodar o jogo no computador

Preparamos um artigo para você saber do que precisa para rodar o jogo no seu computador. Confira abaixo.

Continuando a trama de Ethan Winters

Amado por muitos fãs e odiado por outros, Ethan Winters estará de volta em Resident Evil Village. Após os acontecimentos na casa da família Baker em Resident Evil 7, Ethan vive uma vida tranquila em um novo lar ao lado de Mia, sua esposa. Ethan e Mia agora também tem uma filha e assim constroem uma nova vida longe dos horrores do passado, porém a situação muda quando a criança é raptada, uma tragédia afeta a família e Chris Redfield, personagem de extrema importância na franquia, surge como uma figura vilanesca.

Ethan protagonizará um Resident Evil novamente.
Ethan Winters terá de enfrentar novos problemas.

Devastado, quebrado e perturbado, Ethan tem de partir em busca de sua filha. Desta forma, o personagem busca respostas em um vilarejo sombrio e repleto de mistérios. Além do vilarejo, o personagem também deverá explorar um intimidador e sinistro castelo, enquanto descobre os segredos do local.

O motivo para Ethan Retornar

Apesar do personagem ter conquistado muitos fãs da franquia, existem aqueles que não se sentiram agradados quando Ethan Winters foi revelado como o protagonista de Resident Evil Village. O retorno do personagem causou certa surpresa, já que muitos acreditavam que sua história havia sido finalizada em Resident Evil 7.

Em entrevista para a PlayStation Magazine, o produtor Peter Fabiano revelou que o esboço de Village começou a ser feito logo após Resident Evil 7 ser finalizado. O produtor afirmou que a equipe se apegou ao personagem e sendo assim desejou dar continuidade ao seu arco.

"Você notará que nos inspiramos muito em Resident Evil 4. A equipe se esforçou muito para criar uma sensação verdadeiramente autêntica. Existem muitas surpresas para mantê-lo em alerta; os jogadores encontrarão um equilíbrio entre combate, exploração e resolução de quebra-cabeças."

Lady Dimitrescu

Nos últimos meses, não existe nenhum personagem de Resident Evil que tenha feito mais sucesso na internet do que Lady Dimitrescu.

A personagem conquistou os fãs antes mesmo do lançamento do jogo.
A personagem conquistou os fãs antes mesmo do lançamento do jogo.

A personagem fará a sua primeira participação na franquia, mas nem sequer precisou esperar que o jogo fosse lançado para cair nas graças do público. Chamando a atenção por sua incrível altura, a personagem conquistou o coração dos fãs. Na internet, diversos memes surgiram, inclusive com jogadores afirmando que não terão a intenção de fugir da vilã!

Além de ser dona do Castelo Dimitrescu, a personagem também é quem comanda o vilarejo em que o jogo é ambientado. A personagem parece ter parado no tempo, vestindo-se baseada em uma moda retrô, fugindo do padrão moderno.

Personagem mais alta da franquia

O tamanho de Lady Dimitrescu chamou a atenção dos jogadores desde a primeira vez em que a personagem apareceu. O fato da personagem precisar se abaixar para passar por um porta foi realmente surpreendente.

Até mesmo Nemesis e Mister X precisam olhar para cima!
Até mesmo Nemesis e Mister X precisam olhar para cima!

Obviamente, os fãs debateram sobre o assunto e tentaram cravar a altura ideal da mulher. Algum tempo depois, a Capcom revelou que Dimitrescu tem incríveis 2,90m de altura. Sendo assim, a personagem é mais alta inclusive que Nemesis e Mister X, famosos vilões da franquia, que tem 2,20m e 2,21m respectivamente.

Uma vampira?

Lady Dimitrescu tem diversas semelhanças com uma vampira. A personagem é uma mulher sensual e de boa aparência, que demonstra estar sempre muito bem apresentável. Além de diversas outras características que ligam Dimitrescu ao vampirismo, a mulher ainda bebe sangue! Na demo do jogo para PS5, intitulada "Maiden", é possível inclusive encontrar vestígios de que a personagem se alimenta do sangue dos moradores do vilarejo, utilizando barris para armazenar "seu alimento".

Porém, por mais que tudo aponte para que a personagem seja uma vampira, a Capcom ainda não confirmou oficialmente o que Dimitrescu é de fato. Apesar das semelhanças, a mulher também apresenta características diferentes dos vampiros comuns. Um dos exemplos é o fato da personagem ter um reflexo no espelho, como pode ser visto em um dos trailers do jogo.

As garras de Dimitrescu são letais.
As garras de Dimitrescu são letais.

Outra característica própria de Dimitrescu são as suas garras extremamente afiadas e longas, que podem ser - e são - utilizadas para dilacerar seus inimigos - ou devemos dizer suas presas? -. Muitos fãs acreditam que a personagem poderá também apresentar mutações, tornando- se ainda mais perigosa.

É possível que as pessoas do vilarejo sequestradas por Dimitrescu sofram longas sessões de tortura, o que torna a personagem ainda mais amedrontadora.

As filhas de Dimitrescu

Lady Dimitrescu tem três filhas, que por sua vez são até mesmo mais assustadoras que a mãe. As mulheres também tem semelhanças com vampiras, inclusive causando comparações com personagens do filme "Van Helsing - O Caçador de Monstros".

As filhas de Dimitrescu serão um problema para Ethan.
As filhas de Dimitrescu serão um problema para Ethan.

As garotas tem inclusive mais características vampirescas do que sua mãe, uma vez que podem ser vistas com sangue em seus lábios e em volta de sua boca. Além disso, enquanto na demo Alcina Dimitrescu utiliza suas garras para esfaquear o personagem controlado pelos jogadores, sua filha utiliza a mordida como ataque, apresentando exatamente o que é esperado de uma vampira.

Enquanto Alcina Dimitrescu aparece sempre extremamente bem vestida, com suas roupas em condições impecáveis e seu chapéu muito bem posicionado, suas filhas tem um visual mais selvagem, com roupas escuras e bocas ensanguentadas.

Inspirações para Dimitrescu

De acordo com Tomonori Takano, diretor de arte de Village, houveram várias inspirações durante a criação de Lady Dimitrescu.

A vilã teve uma forte inspiração que veio dos cinemas, diretamente da personagem Mortícia de A Família Addams, interpretada por Anjelica Huston. Além disso, a lenda urbana japonesa Hasshaku-sama também inspirou a personagem, o que pode explicar a altura, já que segundo a lenda, Hasshaku-sama tem oito metros de altura.

Isabel Bathory, condessa da Hungria que viveu no século XVI, também inspirou Lady Dimitrescu. A condessa era conhecida por ser violenta com seus empregados.

Dimitrescu e suas filhas se encaixam na franquia

Em entrevista para a revista oficial da PlayStation, Peter Fabiano, produtor do jogo, afirmou que as criaturas de Village se encaixam na franquia, levando em consideração o que já foi apresentado pela série de jogos da Capcom.

"Dimitrescu e suas três filhas, todas lembram o que você pode esperar da tradição dos vampiros. Não estamos dizendo que é o que elas são, mas certamente há algo que parece sobrenatural sobre o que está acontecendo. Não queremos estragar muito a história, mas o que posso dizer é que todas as criaturas se encaixam dentro do contexto do mundo de Resident Evil. Podemos garantir que Resident Evil Village leva em consideração o mundo geral e a história da série."

Não é a maior ameaça?

Em todo conteúdo promocional de Resident Evil Village, Lady Dimitrescu tem aparecido com a grande vilã do título. Porém, em um dos trailers é possível ver que a personagem obedece ordens de alguém que ainda não se revelou.

Dimitrescu aparece conversando no telefone com alguém a quem chama de "Mãe Miranda". A personagem inclusive pede desculpas para a pessoa do outro lado, mostrando que é Mãe Miranda quem está no comando da situação.

Apesar de não ter sido revelada, Mãe Miranda provavelmente será a grande ameaça do jogo, uma vez que até mesmo Lady Dimitrescu parece temê-la e respeitá-la.

Confira as palavras de Dimitrescu para a misteriosa personagem.

"Mãe Miranda, lamento informar que Ethan Winters escapou daquele idiota do Heisenberg. Porque ele está no meu castelo e já provou ser demais para minhas filhas lidarem. Quando eu o encontrar … Não … Sim, claro. Eu entendo a importância da cerimônia."

Inspiração em Resident Evil 4

Apesar de ser um título em primeira pessoa, o que desagrada muitos fãs, Village tem fortes inspirações de Resident Evil 4, um grande sucesso da franquia. Algumas semelhanças foram percebidas facilmente pelos jogadores, mas a confirmação oficial foi feita pelo produtor Peter Fabiano.

A inspiração em Resident Evil 4 pode fazer com que Village permita um pouco mais de ação do que o que foi visto em Resident Evil 7. Ethan terá até mesmo novas possibilidades de lidar com inimigos, como chutar oponentes para afastá-los e assim ganhar tempo para fugir ou realizar um disparo de arma.

Além disso, segundo o site ScreenRant, em Village o personagem principal poderá usar o cenário a seu favor, derrubando estantes em inimigos ou utilizado outros objetos para enfrentar seus oponentes.

Um vilarejo assustador é algo familiar

Para os jogadores mais antigos da franquia, um vilarejo sinistro e assustador com certeza é algo bem familiar. É possível dizer que Resident Evil 4 teve inspiração direta na criação do local em que o novo jogo é ambientado.

O vilarejo é assustador e repleto de misterios.
O vilarejo é assustador e repleto de mistérios
.

Visualmente existe semelhança com o vilarejo do título protagonizado por Leon, inclusive com o tipo de arquitetura que é demonstrado, já que o vilarejo de Village também exibe edificações com características européias em seu visual.

O retorno do Mercador

Resident Evil Village contará com o retorno do Mercador, algo muito esperado por diversos fãs. Apresentando em Resident Evil 4, o sistema do mercador agradou grande parte dos jogadores e com certeza é uma adição muito bem-vinda no novo jogo da franquia.

O Duque será a forma de adquirir novas armas e melhorias.
O Duque será a forma de adquirir novas armas e melhorias.

Em Resident Evil Village, um novo personagem, chamado de "O Duque", será o responsável por fornecer armas, itens e melhorias de equipamentos para Ethan. O retorno do Mercador é mais um elemento que deixa explícita a forte inspiração em Resident Evil 4.

Equilíbrio entre combate, exploração e quebra-cabeças

Em entrevista para a PlayStation Magazine, o produtor Peter Fabiano afirmou a grande inspiração em Resident Evil 4, mas também citou a busca da equipe para criar uma experiência autêntica. Fabiano afirmou que Village terá equilíbrio entre combate, exploração e puzzles.

"Você notará que nos inspiramos muito em Resident Evil 4. A equipe se esforçou muito para criar uma sensação verdadeiramente autêntica. Existem muitas surpresas para mantê-lo em alerta; os jogadores encontrarão um equilíbrio entre combate, exploração e resolução de quebra-cabeças."

Resident Evil Village será maior do que Resident Evil 7

Sendo uma continuação direta dos acontecimentos na casa dos Baker, Resident Evil Village 8 será a conclusão da jornada iniciada no lançamento anterior. Porém, Village abordará mais elementos e terá uma trama maior que seu antecessor.

Algum tempo atrás, Peter Fabiano revelou que o novo jogo é uma experiência muito maior do que aquela que foi vista pelos jogadores em Resident Evil 7.

Dublagem em PT-BR

Resident Evil Village será o primeiro jogo da franquia a entregar dublagem em PT-BR. Em 2020, uma invasão hacker aos servidores da Capcom acabou vazando informações sobre uma possível dublagem, porém nenhuma confirmação oficial foi compartilhada.

Neste ano, um pouco antes do Resident Evil Showcase, evento que revelou diversas informações de Village, a dublagem em português do Brasil foi confirmada oficialmente pela empresa. Os nomes dos profissionais que estarão envolvidos no projeto ainda não foram divulgados.

Esta é uma grande novidade que com certeza agradará os fãs brasileiros. Já estava na hora de um título da franquia contar com dublagem brazuca!

Multiplayer

Resident Evil Village também contará com um próprio multiplayer online. Chamado de RE:Verse, o multiplayer será gratuito para todos os jogadores que adquirirem o novo título da franquia. Após Resident Evil Resistance, o multiplayer online de Resident Evil 3 Remake, não ter tido sucesso, a Capcom espera que RE:Verse seja capaz de agradar ao público.

Com um visual próprio, puxando para um lado mais cartunesco, RE:Verse é um multiplayer assimétrico que coloca os jogadores no controle de diferentes personagens famosos da franquia. Durante as partidas, será possível utilizar Claire Redfield, Leon S. Kennedy, Jill Valentine e outros nomes conhecidos. Além disso, também foi revelado que vilões como Nemesis e Mister X estarão presentes.

Em partidas no estilo team deathmatch, os jogadores se enfrentarão em meio a locais conhecidos da franquia, com mapas icônicos marcando presença.

Confira o trailer de RE:Verse.

Mecânicas de defesa e ataque

Duas mecânicas de defesa e ataque foram confirmadas pela Capcom, revelando que Ethan será capaz de bloquear os golpes dos inimigos para receber menos dano.

Porém, agora o personagem também poderá chutar os oponentes para ganhar um tempo precioso que poderá ser utilizado para realizar um ataque mais forte ou fugir. Confira abaixo as imagens que mostram as mecânicas em ação no novo Resident Evil.

Quem é Mãe Miranda?

Já citada no artigo, Mãe Miranda provavelmente será a principal inimiga de Ethan Winters em Resident Evil Village.

Ainda sendo um mistério, a personagem não apareceu em nenhum trailer ou imagem promocional. Quando vemos Dimitrescu dando explicações sobre Ethan Winters, é possível perceber que Mãe Miranda está no comando e inclusive causa certo medo em Dimitrescu.

A grande aposta é que Mãe Miranda será a matriarca das quatro casas do jogo, sendo elas Casa Dimitrescu, Casa Heisenberg, Casa Moreau e Casa Beneviento. É provável que Ethan deva passar pelos horrores de cada uma das casas para então chegar no momento final, enfrentando sua última inimiga: Mãe Miranda.